Buscar

Trabalho Introdução a Pub e Propaganda 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2° A TV colorida nos Estados Unidos.
Apesar de ter sido criada pelo mexicano Jorge González Camarena em 1940, quando a TV mal havia sido lançada no mundo, foi introduzida nos Estados Unidos apenas na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas. Os altos preços dos televisores a cores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram com que sua aceitação no mercado fosse bastante demorada. Apenas do final da década de 1960 que os televisores a cores começaram a impor no mercado, principalmente devido ao sistema Porta-Color da General Electric implementado em 1966. Na década seguinte os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, dando início a nova padronização do sistema.
A mais recente mudança para sistemas puramente digitais na difusão nos Estados Unidos fez terminar a compatibilidade dos televisores mais antigos, que durou cerca de 60 anos.
3° Surgimento das garotas propagandas.
Uma jovem elegantemente vestida em um cartaz era apresentada como a "Garota Coca-Cola" de 1910. Totalmente nos padrões estéticos e de beleza daquela época.
Naquele período distante e cheio de fascínio – de 1951 a 1963 – se admirava apaixonadamente as garotas bonitas que apresentavam mensagens comerciais na TV. 
Quem teve a ideia de introduzir as "garotas" na televisão foi a pioneira emissora TV Tupi. Depois que a televisão começou a se popularizar ninguém mais suportava esperar os demorados slides entre um programa e outro, que as vezes demoravam demais por causa de troca de cenário e por problemas técnicos. O jeito foi fazer uma forma mista de comerciais: slides e garotas propaganda. E era mais fácil atrair as donas de casa para os produtos dos comerciais das emissoras se não fossem apenas imagens ou citações dos mesmos, mas mostrando seus funcionamentos. Por isso, sempre preferiram a ideia de uma dona de casa falando com outra. Assim surgem as garotas propaganda em nossa televisão.
Rosa Maria foi a primeira garota-propaganda da TV em 1951, uma jovem morena, muito graciosa, que entrou no ar às 8 horas da noite para apresentação de uma oferta de Marcel Modas, loja de artigos femininos. A ideia de utilizar uma moça bonita para apresentar um comercial surgiu na TV Tupi, pela necessidade de suprir as deficiências e a monotonia dos slides.
Apesar dos problemas técnicos e da saturação dos intervalos que podiam durar até 30 minutos, a magia da TV já existia, cercando de encantamento as primeiras estrelas da publicidade no vídeo, o primeiro mito da propaganda brasileira.
Porém, por trás da garota bonita havia um trabalho penoso de produção, em virtude da TV Tupi possuir um só estúdio. A Tentação do Dia (ou apresentação comercial) ocupava apenas um canto, onde havia um set montado com uma mesa onde ficava a mercadoria e um cartaz ao fundo.
Antes mesmo do Brasil possuí-las, a ideia já existia nos Estados Unidos. Muitas se tornaram atrizes depois, o que também aconteceu no Brasil. Mas a diferença é que em nosso país, além de garotas propaganda se tornarem atrizes, tiveram casos de atrizes que serviram de garota propaganda. Um exemplo deste último tipo é o caso de Vida Alves, a mulher que deu o primeiro beijo na boca na TV brasileira. 
As brigas pelo estrelato das rainhas do rádio agora eram substituídas pela concorrência entre as garotas propagandas, que se tornaram matérias frequentes das primeiras revistas televisivas.
Sobre Rosa Maria, pegamos uma citação da escritora Maria Elisa Vercesi de Albuquerque, de seu texto "Garotas Propaganda", do "Centro Cultural São Paulo", que fala sobre o início do gênero:
Essa parte entra como texto no vídeo: "A primeira experiência foi em 1951, com Rosa Maria, uma jovem morena, muito graciosa, que entrou no ar às 8 horas da noite para apresentação de uma oferta de Marcel Modas, loja de artigos femininos."
E a famosa frase: 
Essa parte entra como texto no vídeo: "Não é mesmo uma tentação?" Era falada por Rosa Maria, que apresentava a cada dia um único patrocinador, sendo que todas as vezes que ela aparecia, o quadro era chamado de "Tentação do Dia".
9° Psicólogos começam a pesquisar formas eficazes de persuadir o consumidor.
Foi a partir da década de 50 que os psicólogos decidiram pesquisar mais sobre a publicidade e propaganda e pensar mais sobre o comportamento do consumidor, foi então que começaram a surgir as teorias de persuadir e atrair o consumidor.
O objetivo das pesquisas eram investigar as estratégias do mercado e as atitudes e comportamento dos consumidores e vendedores.
As estratégias mais famosas foram as de persuasão e simpatia, aproximação e reciprocidade, e a de pressão.
Mas foi a partir de 1960 que as pesquisas do comportamento do consumidor começaram a ganhar forças quando foi criada a APA (American Psychology Association) e a Divisão 23 (Divisão de psicologia do consumidor). 
8° Primeira escola de propaganda no Brasil
A escola superior de propaganda e marketing (ESPM) teve sua fundação em 1951 em São Paulo, sendo assim a primeira escola do ramo no Brasil.
Criada por Rodolfo Lima Martensen, um importante radialista e publicitário.
A escola tinha como função reunir os profissionais do mercado com a filosofia de sempre associar a prática com a teoria com o slogan "Ensina quem faz".
Todo o crescimento na publicidade gerou reconhecimento e a ESPM se tornou um exemplo de excelência no ensino de comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais