Buscar

AD1 de EPO - 2013.1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2013/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
ATENÇÃO:
A AD1 deve ser respondida e enviada pela própria plataforma.
Para facilitar a resolução e o envio da AD1 para correção foram criados os 2 links que se encontram logo abaixo da Aula 1 na plataforma. No primeiro você vai responder a AD1 e salvar em um arquivo (DOC ou PDF) em seu computador. No segundo você vai enviar esse arquivo para a correção da AD1 pelo tutor presencial de seu pólo.
Prazo final para envio: 03/03/2013 (domingo) até às 23:55h.
Boa prova!
1ª Questão: (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda:
a) O que é a organização formal em uma empresa?
A organização formal é aquela que estabelece formalmente a hierarquia dos cargos, os canais de comunicação, bem como os comandos e as coordenações necessárias aos trabalhos que deverão ser realizados pelos integrantes de cada cargo.
b) Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.
 Os cargos de diretor, gerente, supervisor, funcionário, operário etc.
 A hierarquia de autoridade, com autoridade e responsabilidades previamente definidas.
 Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.
 A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
c) O que é a organização informal em uma empresa?
A organização informal, não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa.Ela desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem com o objetivo de atender a suas necessidades. Está presente em todos os níveis nas empresas.
d) Quais são as principais origens da organização informal?
– os interesses comuns a certo número de pessoas que, por meio deles, passam a se sintonizar mais intimamente.
– a interação social dos indivíduos provocada pela própria organização formal.
– a flutuação de pessoal dentro da empresa, uma vez que as pessoas podem ser deslocadas de função, setor etc. Isso acaba por provocar a alteração dos grupos sociais informais.
– os períodos de lazer que permitem uma intensa interação entre as pessoas, possibilitando um estabelecimento e fortalecimento de vínculos sociais entre elas (cafezinho, lanches, almoços, happy-hours, festas e celebrações).
2ª Questão: (1,0 ponto)
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é uma representação gráfica ou desenho conhecido como organograma. 
O que é representado em um organograma desenhado pela empresa?
– os órgãos componentes da empresa (diretorias, assessorias, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores etc.).
– as funções desenvolvidas pelos órgãos (produção, marketing, finanças, materiais, recursos humanos etc.).
– as relações de interdependência entre os órgãos, isto é, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade.
Órgãos e funções são representados, no organograma, por retângulos. As relações de interdependência, por linhas horizontais ou verticais.
3ª Questão: (2,0 pontos)
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A departamentalização mista é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da departamentalização funcional é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na departamentalização matricial , dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da departamentalização por produtos/serviços é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
 
e) Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
 f) A departamentalização territorial é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A departamentalização por processo consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da departamentalização por clientes é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes. 
4ª Questão: (1,5 ponto)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
Neste contexto responda:
a) Quais são os passos envolvidos no processo de delegação? 
1 - Atribuir responsabilidade
O gerente explica que trabalho ou deveres alguém deve fazer ou ter. Isso cria responsabilidade – a obrigação da pessoa de desempenhar tarefas a ela atribuídas.
2 - Garantir a autoridade de ação
Juntamente com a atribuição da tarefa, é garantido a outra pessoa o direito de tomar providências necessárias (gastar dinheiro, dirigir o trabalho de outros, usar recursos). Isto é o que se chama delegar auto-ridade – o direito de agir da maneira necessária para realizar a tarefa atribuída.
3 - Prestação de contas
Ao aceitar a atribuição, a pessoa se compromete, junto ao gerente, a completar o trabalho conforme o acordado. Isto é prestação de contas – a exigência de responder ao gerente pelos resultados do desempenho.
b) Quando feita adequadamente, a delegação leva ao empowerment. Pesquise nos livros ou na Internet uma definição para empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. 
Pode ser definido como a delegação eficaz que permite aos outros fazer seu trabalho da melhor maneira possível. Este termo também sintetiza um processo de transformação no qual a energização torna-se o principal foco da empresa. Power significa poder, força, e quando o empowerment é aplicado, minimiza-se a hierarquia ou a distância entre os níveis organizacionais, valorizando quem está em contato direto com o trabalho. Ele é, portanto, um ato de construir, desenvolver e incrementar o poder entre os indivíduos por meio da cooperação, compartilhamento e trabalho em conjunto.
EMPOWERMENT
Alguns autores preferem aportuguesar empowerment para empoderamento.
Fonte: Linha e assessoria – delegação, centralização e descentralização aula 3 (material CEDERJ)
c) Pesquise nos livros ou na Internet quais são os benefícios da utilização do empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. 
Ao terem a liberdade de tomarem iniciativas,os colaboradores diagnosticam o problema referente à organização,diagnosticam os motivos e apresentam soluções.
Um profissional que tem abertura para tomar decisões sente-se valorizado pela organização em que atua e isso o torna mais motivado.
Resulta em um ambiente de trabalho mais agradável para as pessoas.
O empowerment torna-se um estímulo, para que o colaborador busque o desenvolvimentode novas competências e aprimora as já existentes.Isso
Ocorre naturalmente, porque o profissional sente que suas decisões farão o diferencial para a empresa e para ele próprio.
A pessoa que assume responsabilidade e tem a chance de adotar ações por iniciativa própria, abre as portas para que a organização avalie seus potenciais e tenha chance de crescimento interno.
Abertura para o espírito empreendedor dos profissionais, um fator relevante para empresas competitivas e que entendem que o capital humano faz o diferencial.
Uma vez que existe a delegação de poder para os profissionais, os níveis gerenciais têm mais liberdade para exercerem atuações nos aspectos estratégicos da empresa.
Fonte:http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/6957/10-beneficios-do-empowerment.html
5ª Questão: (1,5 ponto)
Considerando os aspectos referentes às atividades de linha e de assessoria (ou de staff) discutidos na aula 3, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
	( 1 )
	Atividade de linha
	(2)
	Controle da qualidade
	( 2 )
	Atividade de assessoria (ou de staff)
	(1)
	Gerenciamento de vendas
	
	
	(2)
	Consultoria financeira
	
	
	(1)
	Gerenciamento de marketing
	
	
	(2)
	Elaboração de relatório técnico
	
	
	(2)
	Pesquisa de mercado
	
	
	(2)
	Consultoria jurídica
	
	
	(1)
	Gerenciamento da produção
�PAGE �
�PAGE �3�

Continue navegando