Buscar

Atividade 3 elboração e analise de projetos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade 3 – Elaboração e Analise de Projeto
PERGUNTA 1
Nos trabalhos científicos e/ou acadêmicos, os quais podem ser revisões bibliográficas, dissertações científicas, monografias ou relatórios de pesquisa, o processo de argumentação tem o objetivo de demonstrar os resultados de nossas reflexões.
Por esse motivo sempre que utilizamos diferentes fontes de pesquisa devemos citá-las indicando o nome do autor, local de publicação e demais informações contidas naquele local. Caso não façamos isso nos apropriamos intelectualmente da obra de outra pessoa e cometemos plágio.
Levando em conta o material estudado e sua experiência, concorda com a relação entre plágio e ética? Discorra sobre o assunto em, no mínimo 15, máximo 30 linhas.
Concordo, hoje em dia é muito fácil se apropriar de trechos de obras alheias, o que não é crime desde que seja mencionado de quem pertence o mesmo, caso contrário é considerado falta de ética, uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, esta atestando a falta de capacidade de criar sua própria obra, muitas vezes por falta de tempo para pesquisar ou falta de interesse, acarretando uma revelação de desonestidade intelectual.
Há anos o plágio é uma questão de ética, já que se refere a falta de verdade e moralidade quando se propõem algo verdadeiro e moral, quando é apresentado um trabalho científico e/ou acadêmico plagiado ele nada mais será que verdades falsas apresentadas, pois se tomou posse de verdades de outra pessoa, ou seja, falta de caráter ou falta moral.
Plagiar é Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184, e pode dar detenção ou multa.
Não errado buscar inspiração em obras de terceiro, muitas vezes temos bloqueio, ou estamos passando por algum problema que não nos permita criar, mas temos que ter ética, se tivermos que por algum motivo tivermos ou precisar usar trechos de outros trabalhos devemos ser honestos em informar quem é o dono da produção, assim ninguém se prejudica. 
Referencias: http://blog.scielo.org/blog/2013/10/02/etica-editorial-e-o-problema-do-plagio/#.Wb8OArKGPIU
A reflexão sobre ética na pesquisa é uma preocupação bastante importante em todas as áreas da ciência, pois o uso da literatura e autores de modo errôneo e ofensivo vem demonstrando cada vez mais situações de plágio em trabalhos que deveriam ser sérios e éticos. Este estudo tem como objetivo discutir a ética na pesquisa científica em tempos de plágio. A abordagem de estudo e a investigação amparam‐se na pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa de levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. A falta de ética na pesquisa cientifica indica a falta de capacidade do pesquisador, pois uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, se certifica da sua incapacidade, seja por falta de tempo em pesquisar ou simplesmente por não ter interesse. Acaba por se submeter a algo ilegal; o plágio acaba por revelar desonestidade intelectual.
O plágio é uma questão de ética há muitos tempos, já que se refere a uma questão de falta de verdade e moralidade ao se propor algo verdadeiro e moral. Ao se elaborar e apresentar uma pesquisa científica acredita que o que se tem são linhas que transcrevem a verdade de um sujeito de moral, baseado em pesquisas e estudos. Quando o que se tem é plágio, nada mais acontece, do que verdades falsas apresentadas, pois se apossou de verdades de outro alguém. Em outras palavras, é utilizar do texto de outro alguém, dando o próprio nome.   Diante disso, este estudo tem como objetivo discutir a ética na pesquisa científica em tempos de plágio. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, este estudo caracteriza‐se como uma pesquisa exploratória e descritiva e adota a abordagem qualitativa.