Buscar

Administração Participativa: Envolvimento e Autonomia

Prévia do material em texto

Administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações.(Maximiano, 2006) 
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes, fornecedores, e eventualmente, distribuidores ou concessionários da organização.
PARADIGMA
UMA DAS MAIS ANTIGAS FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO (GRÉCIA, HÁ MAIS DE 2.000 ANOS) E É UMA DAS MAIS AVANÇADAS FORMAS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DA ATUALIDADE.
A ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA VISA:
 Aproveitar o potencial intelectual das pessoas;
 Aumentar a qualidade das decisões (maior satisfação e motivação);
 Aprimorar a competitividade das organizações.
OBEDIÊNCIA
LIDERANÇA
DISCIPLINA
AUTONOMIA
RESPONSABILIDADE
MODELO PARTICIPATIVO
AUTORIDADE
 Empresas que utilizam o modelo Participativo, são chamadas Empresas orgânicas;
 Predomínio da Liderança, disciplina e autonomia;
 Responsabilidade;
 Auto critica e auto controle mantem a disciplina;
 Uso do empowerment.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Comparação entre os Sistemas Diretivos(1) e Participativos(4), segundo Likert:
ESTRATÉGIAS
As estratégias da Administração Participativa agrupam-se em quatro categorias principais:
Informação: Aprimoramento dos canais de comunicação empresarial, junto a clientes, funcionários, intermediários e stakeholders.
 Mecanismos para ouvir o cliente;
 Mecanismos para ouvir o funcionário;
 Informações visuais;
 Diminuição das distâncias sociais.
Envolvimento no processo decisório: Vai além da simples comunicação. Significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre problemas no local de trabalho.
Decisão participativa: Consultiva e compartilhada.
Equipes Autogeridas: A delegação de autoridade (Empowerment) e o aprimoramento da comunicação dentro de um grupo são as características básicas desta estratégia de participação.
Co-gestão ou participação na direção: Significa participar institucionalmente da estrutura de poder da organização ou Empresa.
Existem três modalidades principais de envolvimento no processo decisório: 
Participação nos resultados: Podendo ser implantada em qualquer etapa do estágio da vida da empresa. Os funcionários podem participar do faturamento, dos incrementos nas receitas, das economias ou ganhos de produtividade, dos lucros e da propriedade da empresa. 
 A participação nos resultados fecha o círculo do mecanismo da recompensa: se as pessoas participam dos problemas e decisões, também devem participar de alguma maneira dos benefícios dos resultados de seus esforços. 
Autogestão: É a autonomia completa, de uma pessoa ou grupo, para administrar uma empresa ou empreendimento.
 Autogestão só existe quando os participantes de um empreendimento são também seus proprietários, como no caso das cooperativas, repúblicas de estudantes, condomínios, associações, grupos de teatro, conjuntos musicais e clubes;
 Assembléias, Plebiscitos e Reuniões são os principais instrumentos de Autogestão.
A implantação da Administração Participativa envolve mudanças em três aspectos da organização:
 Comportamental: Mudar o comportamento diante das pessoas, substituindo estilos tradicionais de autoritarismo, imposição, indiferença, paternalismo, por atitudes de cooperação, liderança, autonomia e responsabilidade;
 Estrutural: Redesenhar as estruturas administrativas organizacionais, envolvendo as pessoas e o “sistema” de normas e procedimentos;
 Visão sistêmica: A administração deve ser compartilhada em todos os sentidos, não apenas nas relações com os funcionários. São consultados: Clientes, fornecedores, distribuidores, assistência técnica. 
O Grupo Volvo no mundo
 
                                                                                                                            
A organização foi fundada em 1927, na Suécia, por Assar Gabrielson e Gustaf Larson, e tem hoje operações presentes nos cinco continentes, em mais de 180 países. Ao todo, são cerca de 90 mil empregados, focados no desenvolvimento de produtos e serviços premium, que consagram a marca como uma das mais respeitadas em todo o mundo. Qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente são valores essenciais que acompanham a marca desde sua criação e são traduzidos no dia a dia de todas as suas operações. Mas foi em 1977, com a instalação de sua fábrica  em Curitiba (PR), Além de Curitiba, o Grupo possui no país outra unidade fabril, em Pederneiras (SP), que é responsável pela produção dos equipamentos de construção. 
 A Volvo do Brasil
Número de Funcionários do Grupo Volvo por Área de Negócios
                                                                                                                                                                           
Número de Funcionários do Grupo Volvo por Área de Negócios
Distribuição Geográfica de Funcionários do Grupo nos últimos 5 anos
Evolução do número de funcionários do Grupo Volvo nos últimos 5 anos
                                                                        
A pontuação de 89,4 foi o suficiente para assegurar a Volvo a melhor posição do ranking geral (bem como por setor e por região). De acordo com Úrsula Alonso Manso, o motivo é simples: a Volvo é uma empresa que tem práticas consistentes para tudo o que se refere à gestão de pessoas e sabe reconhecer de forma justa sua força de trabalho. Os número impressionam, e sem dúvidas os benefícios ainda mais.
 
Não foi por menos que a Volvo conquistou os louros desta vitória. Alguém aí pode dizer que alguma vez recebeu (no mínimo) R$9.000,00 reais de participação nos lucros? Alguém aí deve receber R$15.000,00 reais (esta é a previsão por enquanto) de participação nos lucros este ano?
EXAME & Você S/A – As melhores empresas para você trabalhar
Por duas vezes, em 2008 e em 2011, a Volvo foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no Brasil de acordo com o Guia Exame – Você S.A. da Editora Abril. Em 2010, a organização conquistou também o reconhecimento de “Melhor Empresa para Trabalhar no Paraná” (Instituto Great Place to Work)
Educação e cultura
Localizado ao lado da fábrica de Curitiba, o Centro Volvo Ambiental é um espaço destinado a projetos culturais, ao lazer e à pesquisa, com foco no meio ambiente e na cultura.
Possui um bosque nativo com trilhas para a realização de caminhadas, além de uma sede com uma exposição ecológica permanente e espaço para a realização de uma série de atividades educativas. Está aberto durante todo o ano para as escolas e para a comunidade.
Centro Volvo Ambiental
 
 O projeto teve início no estado de Minas Gerais e tem o propósito de qualificar para o mercado de trabalho jovens carentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os cursos são gratuitos e abrangem diversas profissões, tais como mecânico, caldeireiro, eletricista e técnico em informática, entre outras. A iniciativa, que recebe suporte financeiro da Volvo Construction Equipment (VCE), contribui para a emancipação econômica dos jovens e de suas famílias, promovendo o desenvolvimento e a paz social.
 Projeto Profissionalizar
Projeto Capoeira e Cidadania
 O projeto é realizado pela Associação Viking há cinco anos e é voltado às crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, matriculados na rede pública. Aulas de capoeira e atividades esportivas contribuem para resgatar a autoestima, promovema disciplina e enfatizam os bons hábitos através do esporte. Desde sua criação, já participaram do projeto mais de 400 alunos. Atualmente o projeto atende a cerca de 100 alunos, a maioria da comunidade do entorno da Volvo, mas também participam filhos de funcionários Volvo.
Projeto Pescar
 Criado em 1976, no Rio Grande do Sul, o Projeto Pescar dedica-se à formação profissional e ao desenvolvimento pessoal de jovens carentes com idade entre 16 e 19 anos. Desde sua criação 14 mil jovens já foram formados em 35 cursos profissionalizantes que incluem mecânica, turismo, agronegócio, informática, hotelaria e construção civil, entre outros. A Volvo Construction Equipment (VCE) é também uma das empresas mantenedoras do projeto.
Mais de 110 empresas já adotaram o programa e atuam como franqueadas. Uma delas é a Dicave, concessionária da Volvo com sede na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A empresa oferece o curso de mecânica veicular com carga horária de 800 horas.
 
Programa Na Mão Certa
 A Volvo do Brasil participa ativamente do Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil(Instituto WCF-Brasil) que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O programa está focado na conscientização e na mudança de comportamento dos motoristas de caminhão, que são incentivados a denunciar e a não participar da prostituição de menores. Para tanto, a Volvo imprime, anualmente, milhares de exemplares dos guias de orientação ao público alvo da campanha. Os guias são distribuídos à rede de concessionários da Volvo, chegando a motoristas e transportadores de todo o Brasil.
 
Patrocínios culturais e esportivos
 Por meio de leis de incentivo fiscal, a Volvo patrocina inúmeras atividades culturais e esportivas que valorizam ícones nacionais e regionais, beneficiando diretamente a sociedade. A marca já viabilizou dezenas de peças teatrais, livros, CDs, filmes, apresentações musicais e outras iniciativas que estimulam a cultura e o esporte, despertando noções de cidadania na sociedade brasileira. A Volvo tem como política patrocinar projetos que reforcem seus valores fundamentais: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
A Volvo e o Meio Ambiente
 Através dos constantes avanços na tecnologia e da contínua introdução de novas soluções, cada vez mais a Volvo produz veículos, motores e equipamentos de construção mais econômicos, incentiva a busca por ecocombustíveis – não poluentes e produzidos a partir de energias renováveis - e trabalha no apoio à logísticas mais inteligentes. Para a Volvo, que é especializada em soluções de transportes, o crescimento dos negócios tem de andar ao lado do respeito ao meio ambiente e da qualidade de vida.
As cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro foram, em 2010, cidades-teste da Volvo Bus Latin America para seu novo ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais. Os testes nas três cidades permitiram aos técnicos da Volvo avaliar a condição do veículo em operações normais de transporte de passageiros. Os resultados foram muito bons e em 2011 terá início a produção do veículo no Brasil.
Volvo testa ônibus Híbrido no Brasil
Pacto Global e Objetivos do Milênio
O Grupo Volvo é signatário do Pacto Global (Global Compact) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para disseminar princípios relacionados a quatro áreas: Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção Ambiental e Anticorrupção. A empresa também busca contribuir para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, formalizados na Declaração do Milênio, cuja iniciativa também é da ONU. Por meio dessa declaração, os 189 países signatários têm o compromisso de atingir, até o ano de 2015, condições mínimas para o desenvolvimento sustentável consolidadas em oito grandes objetivos
Comitê de Ética
Comitê de Ética
O Comitê de Ética é formado por áreas estratégicas da companhia para o tema: RH, área Jurídica, Auditoria Interna, Serviços Financeiros e Comissão de Fábrica. Ao ter conhecimento das diretrizes do Código e Manual de Conduta do Grupo e da Volvo no Brasil, todos os funcionários podem fazer o registro de reclamações, denúncias ou sugestões relacionadas à ética e à conduta. Dúvidas também podem ser esclarecidas, assim como críticas analisadas através do Comitê.
Os funcionários podem contatar o Comitê de Ética por meio de um formulário específico, pela intranet e/ou internet. Canal disponível não só para o público interno, como também para fornecedores, parceiros de negócios e mesmo a comunidade.
O objetivo da Volvo é uma gestão transparente e disposta a ser desafiada em relação a toda e qualquer questão, atitude ou comportamento que possa, de alguma forma, estar agredindo seus valores e princípios de ética e conduta empresarial.
A Volvo acredita que um sólido e bem estruturado sistema de governança corporativa é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com todos seus públicos estratégicos. Os valores e princípios que regem a governança corporativa na Volvo do Brasil são reforçados por políticas estratégicas nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Ambiente de Trabalho, além de serem referendados pelo Manual de Conduta da organização e pelas diretrizes com o The Volvo Way. Em sintonia com os Valores Corporativos, todas as unidades do Grupo possuem áreas gestoras em Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Essas áreas gestoras estão ligadas a um Conselho Mundial que proporciona suporte consultivo, técnico e estratégico.
Governança Corporativa
Management Team
O Management Team é o mais alto grupo de governança da organização no Brasil. É composto pelo presidente e CEO e pelos diretores da empresa. Este grupo trabalha em sintonia com os representantes de unidades e áreas de negócios que compõem o Extended Management Team. Por meio de reuniões mensais, este fórum define a execução das operações e a revisão estratégica do negócio. 
Comitês Auxiliares
O corpo diretivo da Volvo é apoiado por comitês auxiliares, voltados a temas estratégicos, táticos e operacionais da organização, que se reúnem sistematicamente. De acordo com a ação necessária, são estabelecidos mecanismos de acompanhamento para as reuniões seguintes, com a definição de planos de ação específicos, além da fixação de prazos e determinação dos responsáveis.
Comitê de Qualidade de Produtos
É composto pelo presidente da empresa e pelos diretores das divisões ligadas ao produto. Este comitê tem reuniões mensais para acompanhar os projetos de produtos da Volvo do Brasil no mercado. Possui caráter decisório tanto para os projetos em andamento quanto para os indicadores de qualidade, tais como: custos de garantia, tempo despendido para a solução de problemas de qualidade e acompanhamento da evolução de campanhas realizadas.
Comitê de Segurança dos Produtos
É formado pelo presidente, diretores e responsáveis pelas áreas Volvo 3P, Powertrain e Qualidade e Suporte Técnico. Este comitê tem por objetivo analisar e decidir sobre as questões relacionadas à segurança do produto que envolvam comunicação ao mercado e aos clientes.
Conselho de Sistemas de Gestão
Participam deste conselho o presidente da empresa, os diretores, o representante da direção e eventuais convidados. As reuniões são semestrais e voltadas para a análise crítica dos Sistemas de Gestão.
Steering Group dos Conselhos de Excelência
Estruturado em 2003, conta atualmente com nove conselhos e 11 subconselhos, abrangendo todos os itens do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
Equipes Autogerenciáveis
Na fábrica, os funcionários são organizados em Equipes Autogerenciáveis (EAG's), que são compostaspor grupos de funcionários que variam, em média, entre 12 e 16 pessoas. Nas equipes os funcionários tem autonomia para planejar o próprio trabalho, sugerir melhorias, coordenar reuniões e atividades administrativas. Atualmente existem cerca de 100 equipes autogerenciáveis na Volvo do Brasil
Política de Comunicação da Volvo do Brasil
O Grupo de Comunicação é composto por gerentes e diretores das diversas áreas da companhia. A cada três meses, seus integrantes participam de uma reunião com a alta administração da empresa para compartilhar informações sobre resultados, projetos, tendências e outros assuntos estratégicos que, na sequência, serão repassados a todos os funcionários, promovendo um cascateamento de informações. A Volvo entende que o envolvimento dos funcionários aumenta na medida em que cresce seu conhecimento sobre a empresa.
Canais de Comunicação Interna
Para a Volvo, estabelecer uma boa comunicação com seus funcionários é fundamental. Ao sentirem-se integrados e participantes das ações, metas e decisões da empresa, os empregados compreendem que são importantes para a organização e demonstram mais empenho, entusiasmo e comprometimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do clima organizacional. É por esses motivos que a Volvo investe de forma consistente e continuada na Comunicação Interna, por meio de diferentes veículos e modalidades, visando o desenvolvimento de seus empregados e o alinhamento estratégico da organização.
 O Viking
 O primeiro veículo de comunicação voltado aos funcionários da Volvo foi lançado, em 1977, como um jornal. Tempos depois, foi transformado em revista. Ainda hoje, é um dos principais canais de comunicação interna da empresa. Possui periodicidade bimestral e aborda temas referentes à Volvo do Brasil e ao Grupo Volvo, com enfoque no dia a dia da empresa, ações de cunho social, institucional, produtos e parcerias. A tiragem é de 3.400 exemplares.
O Viking Família
Informativo bimestral da Volvo do Brasil e da Associação Viking dirigido às famílias dos funcionários. Traz notícias variadas sobre eventos promovidos pela Volvo, além de dicas de lazer, práticas desportivas, qualidade de vida e cuidados com a saúde. Os exemplares são enviados pelo correio para a residência de cada um dos funcionários
Fundação Solidariedade
Com o apoio da Volvo, seus funcionários, por iniciativa própria, criaram em 1989 a Fundação Solidariedade. Sediada em Campo Magro - PR, município próximo a Curitiba, a Fundação abriga crianças e adolescentes em situações de risco. Educadores sociais, auxiliados pelo trabalho de pedagogas, assistentes sociais e psicólogos promovem a reintegração dos jovens no convívio social. Em 22 anos, a Fundação já ajudou a resgatar e formar muitos cidadãos.
 
 
CONCLUSÃO
 Com a administração participativa a empresa recebe informações internas e externas, aumentando seu feedback, podendo assim, ampliar sua visão nas tomadas de decisões; 
 Os funcionários passam a “fazer parte” da empresa, do ponto de vista comportamental e estrutural, aumentando sua produtividade e zelando para que ela cresça;
 A cultura, tanto dos chefes quanto funcionários, tem influência direta no sucesso do processo.
Materiais para consulta
http://www.volvogroup.com/group/brazil/pt-br/sustentabilidade/materiais-consulta/Pages/default.aspx
http://www.volvo.com.br/relatoriosocial/relatorio2011h/index.htm
http://www.youtube.com/watch?v=shrIu4uVUlc&list=PL2C4A22DC6EA35901

Continue navegando