Buscar

Projeto Ensino Fund. Era uma vez...

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP - Universidade Paulista
Curso de Pedagogia – Projetos e Práticas de Ação Pedagógica.
Era uma vez...
Fantoches na Educação 
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 
Tema
“Era uma vez... (fantoches na educação)” é um projeto para o incentivo à leitura para crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.
Justificativa
Esse projeto foi criado divido a dificuldade observada nos alunos de interpretação, produção de texto e pouco interesse em leitura. Os fantoches têm como objetivo estimular as crianças de uma forma lúdica despertando assim um maior interesse ao mundo da leitura contribuindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
PÚBLICO-ALVO 
Alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental com faixa etária entre 8 a 10 anos de idade.
TEMPO ESTIMADO
4 aulas de 50 minutos cada aula + Apresentação
ETAPAS PREVISTAS
1ª Aula
Nesta primeira aula os alunos poderão sentar no chão (tapete, tatames de E.V.A., almofadas), para ouvirem a Contação de história. O professor contara duas histórias em voz alta aos alunos.
Obs: o professor deverá treinar a leitura anteriormente, a fim de reproduzir a voz de cada um dos personagens atraindo um maior interesse dos alunos.
Após a Contação de histórias, o professor divide a sala em dois grupos (cada grupo uma história contada) e entrega a cada grupo três figuras referentes a diferentes partes da história a fim de que os alunos ordenem e se organizem para recontar oralmente a história referente aos desenhos. Os alunos terão total autonomia para se organizar e recontar a história como quiserem.
2ª Aula
Para o início dessa aula o professor apresentara um vídeo demonstrativo de teatro de fantoches para que eles possam entender como acontece esse tipo de encenação. Depois de assistido o vídeo, o professor deverá ressaltar o material utilizado na construção dos personagens, o cenário, a disposição dos personagens em cena, e também a fala dos personagens. Depois de tudo explicado o professor pede que alunos se agrupem em trio e escolham uma história a fim de encenar por meio do teatro de fantoches. Para isso, o docente levará para a sala de aula algumas histórias clássicas como: Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, Cachinhos Dourados, Gato de Botas, Patinho Feio, João pé de feijão, Pinóquio entres outros que já são do conhecimento deles para facilitar a interpretação e incorporação dos personagens. Deixar um tempo livre para que eles se organizem e leiam a história escolhida e interajam com o grupo. Decididos os papéis de cada aluno na encenação, estes deverão iniciar o planejamento para a confecção de fantoches. Terão de pensar como construirão seus personagens, o material que utilizarão, o cenário, etc. Enfim, deverão pensar nos preparativos para a execução da encenação teatral. O professor poderá fazer uma parceria com o professor de artes para a confecção dos fantoches e dos cenários.
3ª Aula
Essa terceira aula será destinada à confecção dos fantoches e cenários. Os bonecos poderão ser feitos com cartolina desenhada e recortada, presos em palitos (palitoches), como também algum tipo de material reciclado, como garrafas plásticas que o aluno deverá trazer de casa. Já o cenário poderá ser único para todas as encenações ou construído, individualmente, com papelão pelos próprios alunos. 
4ª Aula
Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de ensaiar a encenação, testando os fantoches no cenário e organizando suas falas. O professor terá um papel fundamental para dar direcionamento ao texto teatral, para isso, deverá assistir aos alunos nos ensaios e contribuir com dicas para melhorar as encenações.
As apresentações dos teatros serão feitas no pátio da escola para que os demais alunos possam apreciar a história contada pelos colegas e os estudantes envolvidos se sentirão muito motivados a apresentar seu trabalho.
AVALIAÇÃO	
A avaliação poderá ser realizada em todas as etapas do trabalho desdá primeira Contação de história da primeira aula passando pelas confecções de cenários/personagens e apresentação das peças teatrais. Observando por exemplo se os alunos souberam diferenciar as vozes de cada personagens, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades manuais. O professor não deve avaliar a construção do cenário e personagens partindo de critérios como beleza e feiura, mas sim se os fantoches conseguiram representar os personagens das histórias levando em conta a criatividade da criança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho com teatro de fantoches proporciona motivação nos alunos despertando um interesse pela leitura das obras, interpretações e produções das peças. Desta forma o trabalho com fantoches se torna uma importante ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem no ensino Fundamental.
O teatro, os fantoches e a encenação estimulam a criança a se envolverem, criarem e se engajarem a fazerem pesquisas conduzindo a criança a aquisição de um sentimento crítico, a fantasiarem promovendo a cooperação e o trabalho em equipe, podendo incorporar valores morais e culturais.
BIBLIOGRAFIA
http://www.efdeportes.com/efd50/teatro1.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5238
https://pt.slideshare.net/estebanxx/teatro-de-fantoches-como-ferramenta-pedaggica-para-o-incentivo-a-leitura-no-ensino-fundamental-x
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/teatro-com-fantoches
http://www.cambe.pr.gov.br/site/areanoticia/2764-teatro-de-fantoche-na-escola-simphoriano-kopf-contra-o-tabagismo.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais