ENXOFRE E SEUS COMPOSTOS
5 pág.

ENXOFRE E SEUS COMPOSTOS


DisciplinaQuímica dos Materiais e Química Inorgânica III13 materiais252 seguidores
Pré-visualização2 páginas
QUÍMICA INORGÂNICA
Prof. Julio Cezar Foschini Lisbôa
ESTUDO DIRIGIDO 2: ENXOFRE E SEUS COMPOSTOS
Grupo______________________________________________ Data________
Faça uma descrição sobre como o elemento enxofre é encontrado na natureza, como é obtido e qual é a sua importância industrial.
O enxofre é encontrado na natureza de forma livre ou em compostos, como por exemplo em sulfatose sulfetos. É comumente encontrado nas regiões vulcânicas, e também pode ser encontrado em alguns vegetais como a cebola e a mostarda, nas proteínas e inclusive nos ovos.
O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.
Faça uma comparação entre as formas alotrópicas do enxofre, considerando estrutura molecular e propriedades.
 fenômeno da alotropia ocorre quando um mesmo elemento forma substâncias simples diferentes. Isso acontece com o enxofre. 
O enxofre possui a maior variedade de formas alotrópicas (S2, S4, S6 e S8), que podem ser encontradas, principalmente, em lugares propensos a ocorrer erupções vulcânicas. Porém, duas formas alotrópicas do enxofre se destacam, sendo que ambas possuem a fórmula S8, isto é, suas moléculas são formadas por oito átomos de enxofre ligados em forma de anel. A diferença está somente nas arrumações de suas moléculas no espaço.
Enxofre Rômbico ou Enxofre \u3b1 (alfa):
Enxofre Monoclínico ou Enxofre \u3b2 (beta):
Quais são os principais óxidos de enxofre? Quais são os ácidos que podem ser obtidos por reação desses óxidos com água? Escreva as fórmulas estruturais de todos esses compostos.
Na realidade, o enxofre não aparece de forma isolada na atmosfera, mas sim formando compostos, entre os quais os mais importantes compreendem espécies tais como: COS, CS2, (CH3)2S, H2S, SO2 e SO42-. Mas o principal de todos os compostos de enxofre presentes na atmosfera é o dióxido de enxofre (SO2), pois ele é um poluente que afeta a vida do homem.
Reação de óxido com água
Se um óxido ácido reagir com a água, teremos a formação de um ácido:
SO2 + H2O \u2192 H2SO3
SO2(g) + H2O(l) \u2192 H2SO3 (aq)
SO3 (g) + H2O(l) \u2192 H2SO4 (aq)
4. Como ácido sulfúrico é obtido industrialmente? Qual a importância desse ácido como matéria-prima no sistema produtivo industrial?
Sua produção se dá por meio de um processo denominado catalítico ou de contato, onde o primeiro passo é a queima do enxofre, onde há a liberação de dióxido de enxofre (SO2). Posteriormente, este gás é oxidado, formando o trióxido de enxofre (SO3), que, por fim, sofre uma reação com a água, formando então uma solução aquosa de ácido sulfúrico, conforme mostrado pelas etapas de tratamento abaixo:
1ª Etapa:
S(S)  + O2 \u2192 SO2 (g)
2ª etapa:
2 SO2 (g) + O2 \u2192 2 SO3
3ª ETAPA:
SO3(g)  + H2O (l)\u2192 H2SO4(l)
Ácido inorgânico produzido em maior quantidade no Brasil e destinado em sua esmagadora maioria ao preparo de fertilizantes. O maior produtor do país, a Vale Fertilizantes, sequer o comercializa atualmente, pois consome integralmente os 4 milhões de toneladas que gera a cada ano.
Mas seu uso é fundamental em inúmeras outras aplicações industriais: metalurgia, indústria de papel e celulose, fabricação de explosivos, pigmentos; entre outras. Aliado à perspectiva de ampliação do consumo em fertilizantes, esse uso disseminado gera um contexto de oferta de ácido sulfúrico, para o setor químico, no qual praticamente não há sobras capazes de servir como margem de manobra.
Entre as principais fontes fixas da emissão de dióxido de enxofre para a atmosfera estão as indústrias metalúrgicas que transformam minérios constituídos por sulfetos metálicos em metais. Como se dá essa transformação? Como o SO2 pode ser retido na fonte e reaproveitado evitando assim sua emissão para a atmosfera? 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Ustulação é um processo químico utilizado na metalurgiua que consiste em aquecer um sulfeto na presença de gás de oxigênio, conhecido também como "queima de sulfeto", geralmente aplicado para obtenção de metais como: chumbo, cobre, prata, zinco e mercúrio, em minérios com teor elevado de enxofre, antimônio e arsénio.
A ustulação de sulfetos cujo cátion vem de um metal de baixa eletropositividade (metal nobre) dá origem a esse metal. Já os sulfetos de metais de alta eletropositividade dá origem ao óxido metálico (ustulação oxidativa). Em ambos processos ocorre o desprendimento de gases tóxicos, como dióxido de enxofre e trióxido de arsênio.
Atualmente, sistemas de purificação de emissões poluidoras estão sendo exigidos por lei em um número cada vez maior de países. O controle das emissões de dióxido de enxofre gasoso, provenientes da queima de carvão que contém enxofre, pode ser feito pela reação desse gás com uma suspensão de hidróxido de cálcio em água, sendo formado um produto não poluidor do ar.
A queima do enxofre e a reação do dióxido de enxofre com o hidróxido de cálcio, bem como as massas de algumas das substâncias envolvidas nessas reações, podem ser assim representadas:
Dessa forma, para absorver todo o dióxido de enxofre produzido pela queima de uma tonelada de carvão (contendo 1% de enxofre), é suficiente a utilização de uma massa de hidróxido de cálcio de, aproximadamente:
a) 23 kg
Escreva a sequência de reações químicas que levam à formação da chuva ácida a partir do dióxido de enxofre. Quais são as implicações ambientais, econômicas e sociais da chuva ácida? 
e forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:
SO2 (g) + H2O (l) \u2192 H2SO3 (aq)
H2SO3 (aq)  \u2192   H+(aq) + HSO3- (aq)
O dióxido de enxofre também pode sofre oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
SO2 (g) + ½ O2 (g) \u2192  SO3 (g)
SO3 (g) +  H2O (l)  \u2192  H2SO4 (aq)
H2SO4 (aq)  \u2192  2H+ (aq) + SO42- (aq)
entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
7. Descreva características do sulfeto de hidrogênio, suas formas de obtenção, importância , riscos para a saúde e cuidados no manuseio. 
H2S é um gás muito tóxico. Ele não tem cor, mas cheira como ovos podres. Em grandes quantidades, H2S rapidamente bloqueia o sentido do olfato. É por isso que o odor não deve nunca ser usado para indicar níveis de H2S. O gás pode irritar os olhos, nariz, garganta e pulmões.
      O H2S em excesso pode interromper o centro respiratório no cérebro, que pode causar a morte. Pode ser possível reanimar a vítima, mas somente se os primeiros socorros forem aplicados adequadamente e rapidamente. O H2S se dissolve em água e óleo, e pode ser liberado quando esses líquidos são quecidos, despressurizados, ou agitados.
Como o H2S é mais pesado que o ar, pode se estabelecer em galerias subterrâneas e próximo ao solo. Isso pode representar riscos ao entrar nas áreas onde o gás pode estiver presente.
O H2S queima e explode facilmente. Quando queima, H2S emite dióxido de enxofre, outro gás que é perigoso tóxico, de cheiro forte e irritante.
Sulfureto de hidrogénio é mais comumente obtido por sua separação do "gás azedo", o qual é gás natural com alto conteúdo de H2S. Também pode ser produzido por reagir-se gás hidrogênio com o elemento enxofre fundido a aproximadamente 450 °C. Hidrocarbonetos podem substituir hidrogênio neste processo.[12]
Pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio ocorrem em petróleo cru, mas o gás natural pode conter até 90% deste composto.[13] Vulcões e algumas fontes quentes (assim como fontes frias) emitem algum H2S, onde ele provavelmente surge