Buscar

GESTÃO DA PRODUÇÃO APOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DA PRODUÇÃO
 APOL 1
ADMINISTRAÇÃO AUTOCRÁTICA:
Foi defendida por Douglas McGregor, professor do MIT que viveu entre 1906 e 1964. Ele preconizava que a administração bem – sucedida depende da capacidade para predizer e controlar o comportamento humano.
ESCOLAS DAS RELAÇÕES HUMANAS:
Trouxe uma perspectiva inovadora, pois buscava entender a relação do homem com seu ambiente de trabalho. Foi defendida por George Elton Mayo , psicólogo e sociólogo que viveu entre 1880 e 1949.Segundo ele , a produtividade era mais um reflexo direito da satisfação do ser humano em seu ambiente de trabalho do que um mero estudo detalhado de tarefas.
ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO:
Foi elaborada por Henry Fayol, engenheiro francês que viveu entre 1841 e 1925. Ele também desenvolveu a Teoria Clássica das Organizações e definiu cinco Princípios da Administração:
Planejar,Organizar,Comandar,Coordenar e Controlar.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS:
Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo que viveu entre 1901 e 1972. Esta teoria explica a interdependência dos diversos setores da empresa, e comprova o fato de que o sucesso de um setor não garante o sucesso do todo.
“Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo.” (HAMPTON).
“A tarefa da administração é interpretar os Objetivos proposto pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização , direção e controle”.(CHIAVENATO).
O engenheiro Henry Fayol desenvolveu sua teoria em um trabalho chamado Administração Industrial e Geral em 1916. Nesse trabalho ele desenvolveu cinco princípios, os quais são praticados até os dias de hoje. Além desses princípios, também classificou em seis as funções básicas de uma empresa são:
Técnicas
Comerciais
Financeiras
Segurança
Contábeis
Administrativas
Paranhos Filho utilizou um capítulo inteiro para descrever a Produção sob enfoque sistêmico. Ele dividiu o tema Produção como Sistema em três tópicos: Raciocínio Sistêmico, Aplicações da TGS e Produção Sistema Complexo. Se compararmos o pensamento linear com o raciocínio sistêmico, podemos observar que o administrador que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua interação e a relação de causa –efeito em qualquer situação.
Considerando a Produção sob enfoque sistêmico, e correto afirmar que:
Ao a plicarmos a teoria geral dos sistemas na produção, passamos a tratar cada efeito a partir de suas causas e o perfeito entendimento das relações de causa e efeito dentro dos processos produtivos favorecendo a melhoria contínua.
Como é chamada a técnica que parte da hipótese de que todas as possíveis causas para um determinado efeito têm sua origem em pelo menos um dos seis grandes grupos conhecidos por 6Ms: Mão de obra, Material, Máquina, Método, Meio Ambiente, Meio de Medição?
-Diagrama de Causa e Efeito
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO”.
-Esta ferramenta permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa na Universidade de Tóquio com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores tem os: Máquina, Método, Mão de obra, entre outros.

Outros materiais