Buscar

33 - Correlações clínicas Berne - Digestão e absorção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Digestão e absorção
Correlações clínicas
Berne
	 
	 A capacidade da glicose em aumentar a absorção do Na+ e consequentemente a absorção do Cl- e água é explorada na terapia de reidratação oral para a cólera e outras diarreias secretoras. Quando pacientes com cólera bebem uma solução contendo gliose, NaCl e outros constituintes, a absorção da glicose, sal e água ajuda a contrabalancear os fluxos secretores de sais e água que poderiam desidratar o paciente. A despeito de sua simplicidade, a terapia de reidratação oral é um grande avanço em razão de seu impacto sobre a saúde mundial.
	 A maior parte da absorção do K+ no intestino delgado é causada pela absorção de água, que aumenta a concentração de K+ no lúmen. Consequentemente, pode ocorrer uma perda significante de K+ nos casos de diarreia. Se a diarreia é prolongada, o nível de K+ no compartimento líquido extracelular do corpo cai. Como a manutenção dos níveis normais de K+ extracelular é importante para várias funções corporais, especialmente as cardíacas e de outros músculos, consequências potencialmente letais como as arritmias cardíacas podem ocorrer com uma diminuição do K+. Bebês com diarreia prolongada são particularmente suscetíveis a hipocalemia (baixa concentração de K+ plasmático).
	 A inibição da absorção e promoção da secreção de água e eletrólitos pelos mediadores inflamatórios desempenham um papel-chave na diarreia secretora da doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, e outros distúrbios intestinais de origem imune. O tônus neural para a secreção pode aumentar as respostas aos mediadores secretores. 
	 No raquitismo, uma doença causada pela deficiência de vitamina D, a taxa de absorção do Ca2+ é muito baixa e, assim, a quantidade de Ca2+ disponível para o crescimento ósseo também é baixa. Em crianças com raquitismo, o crescimento ósseo é anormal. Devido a essa falha na deposição de quantidades normais de sais de cálcio na matriz óssea, os ossos são mais moles e mais flexíveis que o normal. Essas alterações contribuem para a característica de “pernas arqueadas” observada em crianças com raquitismo.
	 A sobrecarga de ferro pode resultar da ingestão crônica de grandes quantidades de ferro absorvível. Essa condição é comum em certas tribos africanas que consomem regularmente cerveja caseira com um alto conteúdo de ferro. No distúrbio genético chamado hemocromatose idiopática, uma quantidade excessiva de ferro é absorvida de uma dieta com conteúdo normal de ferro. Em alguns casos de hemocromatose idiopática existem níveis elevados de proteínas de transporte dos íons DCT1 e IREG1. 
	 Na ausência de níveis suficientes de vitamina B12, a maturação dos glóbulos vermelhos torna-se mais lenta, levando a uma anemia. A anemia perniciosa, a consequência mais comum da absorção deficiente de vitamina B12, geralmente ocorre em adultos idosos de descendência europeia. A maior parte dos indivíduos com anemia perniciosa possui anticorpos circulantes que impedem que a B12 se ligue ao FI, anticorpos que impedem os complexos FI-B12 de se ligarem aos receptores ileais, ou ambos os tipos de anticorpos. Uma grande parte dessas pessoas também possui anticorpos circulantes contra células parietais que resultam em uma incapacidade quase completa de secreção de HCl, pepsinogênio e FI.
	 A anemia perniciosa na infância é rara e apresenta três formas: (1) um tipo auto-imune de anemia perniciosa com as características descritas acima;. (2) deficiência congênita de FI, na qual a pepsina e a secreção de ácido são normais, mas a secreção de FI é deficiente; e (3) síndrome da absorção deficiente de vitamina B12 de origem congênita na qual a função gástrica e os níveis de FI são normais, mas a absorção de B12 é deficiente em razão de um defeito nos receptores FI-B12 ileais.
	 No esprue tropical e na enteropatia pelo glúten, o epitélio intestinal é plano e a densidade das microvilosidade é menor. A má absorção de lipídios nessas doenças provavelmente é a consequência da acentuada diminuição da área de superfície disponível para a absorção de lipídios.

Outros materiais