Buscar

TRABALHO PORTFÓLIO ERGONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
Poste sua atividade no Portfólio.
Pontuação
A atividade vale de 0 a 1,5 ponto.
Critérios de avaliação
Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:
Utilização da norma padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
Compreensão dos textos estudados.
Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias.
Identificação dos conceitos-chave dos conteúdos estudados.
De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
A Ergonomia possui três áreas de especialização:
Ergonomia física: esta relacionada com as respostas do corpo humano à carga física do trabalho. Ela busca adequar às exigências do trabalho aos limites e capacidades do corpo. A ergonomia física foca nos aspectos físicos da situação de trabalho, incluindo o estudo da postura do trabalhador, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), projeto do posto de trabalho, segurança e saúde.
 Exemplo: Treinamento de preparação física e técnica para goleiros de Futebol. A atividade principal consiste em chutar aproximadamente 100 vezes ao gol num período de 1 hora. A maioria dos profissionais desta área possui lesões no joelho.
Ergonomia cognitiva: esta relacionada aos efeitos psíquicos causados no trabalhador e sua atividades laborais. Ela atua na forma como as pessoas pensam e processam informações ao executarem tarefas. A ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais tais como percepção, atenção, memória, domínio motor e como estes afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
Exemplo: segurança de uma Empresa de transporte de valores. A atividade consiste em movimentar uma alta quantidade de dinheiro muitas vezes por longas distâncias. Neste processo, o trabalhador necessita de muita atenção e percepção dos fatos que ocorrem a sua volta. Muitos profissionais desta área são diagnosticados com depressão, ansiedade e estresse devido aos riscos da função, ação de criminosos e falta de segurança.
Ergonomia organizacional: engloba um entendimento amplo das estruturas empresarias e das suas relações humanas. Ela atua dentro das organizações através dos processos e tarefas de trabalho, que abrange: exigências da produção, conteúdo das tarefas, relações interpessoais, mecanismos de controle, a comunicação no trabalho, programação de trabalho e treinamento. 
Exemplo: uma empresa que não inclui plano de carreira entre os funcionários. Nesta mesma empresa, muitos funcionários reclamam das elevadas metas a serem alcançadas e, quando as metas são atingidas, não existe reconhecimento pelos superiores.
 2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
O Taylorismo foi um método de racionalização do trabalho industrial criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor (1879) no período da revolução industrial. Uma de suas preocupações fundamentais era criar meios para que a capacidade produtiva dos homens e máquinas atingisse seu máximo potencial. Para isso, Taylor acreditava que estudos científicos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o aumento na linha de produção. Neste método, a aplicação da ciência à gestão teve como instrumento básico o estudo exaustivo dos tempos e movimentos que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho e a definição dos tempos-padrão para a execução das tarefas. Esses são os princípios do Taylorismo:
Encontrar uma melhor maneira: estudar os tempos e movimentos da tarefa. Registrar, mensurar, medir, simplificar e reduzir ao mínimo, observando assim, a melhor maneira de executá-la. 
 Pessoas certas para as tarefas: as pessoas possuem características diferentes. Sendo assim, devem-se selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor.
Supervisão, recompensa e punição: consiste em supervisionar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método de produção.
 Sistema de incentivos salariais: o operário deve entender o funcionamento das leis cientificas da tarefa. Ao compreender o método, é incentivado a produzir acima do nível e receber mais por sua produtividade. 
3) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.
Interdisciplinar: a ergonomia se beneficia de outras áreas relevantes do conhecimento humano, a fim de buscar um ambiente de trabalho que atenda as necessidades do trabalhador. Entre as diversas áreas científicas que abastecem a ergonomia estão: a fisiologia, psicologia, sociologia, medicina, engenharia etc.
Análise das situações reais: a ergonomia se propõe a estudar as situações reais de trabalho utilizando as mais variadas técnicas como: características do trabalhador, sua experiência e treinamento, descrição e análise das atividades etc. Desta forma, é possível entender, o que é feito e, como as tarefas são realizadas, objetivando resultados que permitam ao ergonomista planejar e propor as mudanças necessárias no ambiente de trabalho.
Envolvimento dos sujeitos: a ergonomia busca encontrar na visão dos trabalhadores sobre seu próprio trabalho, condições de execução, dificuldades, queixas e problemas verbalizados.
Para uma atuação eficiente em Ergonomia, é fundamental conhecer os pressupostos que norteiam o agir ergonômico. Esses princípios, analisados, confrontados e articulados de forma integrada, contribuem com a tecnologia e a organização do trabalho na execução de uma análise ergonômica. Assim, na prática a utilização destes princípios visa a melhor adaptação das situações de trabalho aos trabalhadores.
4) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, descreva o que é recomendado nas tarefas relacionado a:
a) Visão: a distância visual deve ser proporcional ao tamanho do Objeto variando entre 12-25 cm para atividades com grande demanda visual (ex. montagem de peças pequenas) e 50 cm para atividades com pequena demanda visual (ex.corte de carnes no açougue). A superfície de trabalho deve ser mais alta para atividades com grande demanda visual e mais baixa para atividades com pequena demanda visual. Já os objetos com maior frequência de observação devem ser centralizados em frente ao trabalhador. O ângulo de visão recomendado (medido a partir da linha horizontal da visão) varia entre 15° e 45°, dependendo da postura de trabalho.
b) Espaço para pernas: Durante o trabalho sentado, deve haver espaço suficiente entre a parte de baixo da bancada de trabalho e o assento, para permitir o movimento das pernas. O espaço recomendado para as pernas é de 60cm. A profundidade no nível do joelho deve ter no mínimo 45cm e, no nível do piso, 65cm. Durante o trabalho em pé, o espaço para os dedos do pé deve ter no mínimo 15cm de profundidade e de altura. Recomenda-se que o espaço livre atrás do trabalhador seja de, no mínimo, 90cm, desde que os objetos grandes não sejam manuseados.	
c) Assento: Assentos usados por diversas pessoas devem ser facilmente ajustáveis com estofado permeável. A necessidade de cadeiras com rodinhas e apoio para coluna cervical ou para os braços depende do tipo de trabalho a ser realizado. Para o trabalho em pé, um banco alto ou um apoio lombar deve estar disponível para o uso temporário.
d) Posturas de trabalho e movimento:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fordismo-taylorismo.htm
https://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/

Outros materiais