Buscar

Estudo de caso diversidade etnico racial

Prévia do material em texto

Estudo de caso
Problema:
A professora do 5º ano da educação básica estava trabalhando a disciplina Diversidade étnico racial. Para isso, trouxe para a sala de aula um caso que havia acontecido em São Paulo.
Após a apresentação do caso, a turma ficou dividida, ou seja, alguns concordaram com a postura de Patrícia e outros com a empresa. Como a professora poderia dar sequência a sua aula, instigando os alunos a refletirem sobre a questão étnico racial?
Questão orientadora:
1). Como a professora pode abordar a cultura afro neste contexto?
2). De que forma a professora deve abordar em sala de aula que as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política?
Para começar a introduzir o assunto Diversidade étnico racial, durante suas aulas a professora pode organizar momentos de reflexão e discussão, como uma roda de conversa com os alunos, onde ela lança a problematização de maneira a levar o aluno a refletir sobre a questão étnico racial, explicando sobre a valorização da cultura afro-brasileira, o respeito pela diversidade em todas as suas formas, o racismo, a diversidade cultural, étnica, religiosa e política, mediando e oportunizando os alunos a discutirem e darem suas contribuições a respeito. Pode-se pedir aos alunos para que definam o que é racismo, preconceito e discriminação. Também pode-se fazer pequenas encenações que mostrem esses conceitos. Pode-se sugerir pesquisas como exemplo números de negros e brancos, indígenas e outros que vivem na cidade ou no estado, qual a porcentagem de negros e brancos no ensino superior? Pode-se organizar gráficos e tabelas.
 Fazer uso de reportagens para discussões, organizando atividades, pesquisas a respeito de diferentes culturas que ajudaram na formação da cultura brasileira. Pode-se dividir a turma em grupos para pesquisar elementos da diversidade que influenciaram nossa linguagem, música, culinária, religião, etc. pode-se redigir redações com os temas.
Pesquisar em revistas e jornais imagens de pessoas negras e personalidades da nossa história que sejam negras com a finalidade e alimentar discussões e esclarecimentos, e ainda montar um painel com as imagens trazidas pelos alunos. Recomendar livros para leituras, filmes, trabalhar com o livro pretinha eu? De Júlio Emilio Braz, também pode ser significativo para iniciar um projeto sobre o assunto, entre outros.

Continue navegando