Buscar

AULA 3 - RH- ESTÁCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		O processo básico de administração de pessoal que inclui o recrutamento de pessoas é o processo de:
	
	
	
	
	recompensar pessoas
	
	
	aplicar pessoas
	
	
	desenvolver pessoas
	
	 
	agregar pessoas
	
	
	fidelizar pessoas
		Qual das opções abaixo NÃO representa uma das características da área de Administração de Recursos Humanos?
	
	
	
	
	Contingencial
	
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos e atividades
	
	 
	Possui pouca exposição e contatos intensos, tanto internos quanto externos
	
	
	Atividade meio
	
	
	Interdisciplinar
		A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
	
	
	
	
	Realizar critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	
	Propor critérios de remuneração direta dos participantes (avaliação de cargo e salário no mercado de trabalho).
	
	 
	Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
	
	Manter um relacionamento de bom nível com sindicatos e representações de pessoal.
	
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
		A Seleção de pessoas que preencherão vagas nos cargos do setor público deve atender a princípios, requisitos e legislação própria. Sobre esse tema, é correto que:
	
	
	
	
	atenderá sempre ao caráter da regionalização, a fim de que os cargos sejam preenchidos de acordo com o município ou estado de residência dos candidatos selecionados;
	
	 
	deve ocorrer por meio de concurso público, a fim de criar uma fila que deverá ser atendida na medida em que as vagas vão sendo preenchidas;
	
	
	é um processo de Recrutamento, a fim de atender aos requisitos do gestor de área, seja por meio do concurso público ou pela terceirização de serviços;
	
	
	é um processo de Recrutamento de pessoas que deverá atender aos critérios da meritocracia e da regionalização.
	
	
	trata-se de um processo de integração, procurando prover a administração pública de funcionários bem alinhados com os valores de suas organizações;
		A fase probatória na empresa está relacionada a quando o recém-admitido deverá demonstrar sua capacidade de adaptar-se ao ambiente da organização e às tarefas de seu cargo:
	
	
	
	
	promoção
	
	
	treinamento
	
	 
	período de experiência
	
	
	avaliação de desempenho
	
	
	admissão
		Os critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos dizem respeito a que política de recursos humanos?
	
	
	
	
	Aplicação de RH
	
	
	Monitoração de RH
	
	
	Treinamento de RH
	
	 
	Manutenção de RH
	
	
	Desenvolvimento de RH
		Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
	
	
	
	 
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.

Outros materiais