A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade 02

Pré-visualização | Página 1 de 1

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 03
01 - Conceitue e Caracterize Treinamento Organizacional; 
Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos pela organização. O treinamento envolve a transmissão de conhecimento especifico relativos ao trabalho, atitude frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. É o ato de aumentar o conhecimento e a pericia de um empregado para o desenvolvimento de determinado cargo ou trabalho. O treinamento é de extrema importância para a organização, pois, apresenta-se como um instrumento administrativo de importância vital para o aumento da produtividade do trabalho, ao mesmo tempo em que é um fator de auto satisfação do treinamento, construindo-se num agente motivador e comprovado, ajuda o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente e futuro, através de apropriados hábitos de pensamento, ação, habilidades, conhecimentos e atitudes. Treinamento não é despesa e nem custo, é um investimento a médio ou a longo prazo.
02 – Faça uma relação entre desenvolvimento e treinamento de pessoas em uma organização. Comente sobre sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio. 
Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento, sendo que esta diferença é importante na medida em que é necessário considerar os diferentes e os níveis de aprendizado para capacitar as pessoas para trabalhar. Sendo treinamento um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papeis funcionais, já o desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torna-los futuros membros valiosos da organização.
03 – Liste e caracterize as etapas de um Treinamento;
 - Levantamento das necessidades de treinamento: é a etapa de identificação ou a fase do diagnostico das necessidades de treinamento na empresa.
- Planejamento de treinamento: é o processo de estabelecer os objetivos de cada treinamento, as necessidades, os recursos, o público-alvo e o espaço. Para que o treinamento aconteça.
- Execução ou organização do treinamento: é a atividade administrativa que consiste em reunir os recursos humanos, materiais, financeiros, estruturais, para a realização do treinamento.
-Avaliação do treinamento: todo trabalho deve ser avaliado. Mediante a apreciação do treinamento realizado pelos gerentes, pelos participantes, é possível identificar a eficácia do treinamento desenvolvido. É preciso também mensurar se os resultados pretendidos pelo treinamento foram alcançados.
04 – Na aula 03, há um modelo de plano de treinamento para cargo de Gerencia de uma empresa. Você deverá exercitar a confecção de um plano de treinamento, pode ser mais simples, porém, seguindo o exemplo que está na aula. O cargo para treinamento é Recepcionista e Telefonistas de uma agência de emprego. Fique a vontade para utilizar da criatividade.
Obs. Os itens que estão no plano de treinamento como modelo, podem sofrer alterações. Faça um com as características que o cargo e a organização necessitar. 
ATIVIDADE AULA 04
01 - Conceitue Salário e Remuneração, caracterizando suas particularidades;
Salário é o valor recebido pela prestação de um serviço, é o valor relativo a uma tarefa ou cargo. Pode ser calculado por hora ou pelo valor mensal, o salario mensal de um funcionário horista é calculado pelo número de horas trabalhadas, já o salario mensal é fixo e não varia em relação ao numero de horas, é o valor estabelecido para o cargo e registrado em carteira ou contrato de trabalho. Enfim, o salario é uma recompensa financeira pela prestação de um trabalho. Renumeração: consiste no somatório do salario e das vantagens, benefícios e atrativos que a organização concede ao funcionário. Quando se fala em renumeração, o significado refere-se ao conjunto de todos os valores pagos ao funcionário.
RENUMERAÇAO=  salario + vantagens + beneficios
02 – Como determinar uma remuneração? Como Administrador(a), quais aspectos julga necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz? Justifique sua resposta. 
Não é nada fácil determinar um a remuneração, primeiramente é preciso analisar as condições financeiras da empresa, sua cultura organizacional e a estrutura dos cargos são os fatores que influenciam na hora de determinar uma remuneração. Há também uma legislação que regulamenta um teto salarial para alguns cargos.
03 – Quanto ao composto salarial, liste as formas como podem ser caracterizados, exemplificando a resposta. 
Fatores internos: todos os esforços dos elementos predominantes na organização e que dependem de decisões e fatores culturais e inyternos da organização, como tipo de cargo, existente, política salarial, capacidade financeira da organização e competitividade.
Fatores externos: variáveis predominantes no ambiente externo, que de uma maneira ou outra influenciam os salários ou as práticas salariais da organização como situação do mercado, sindicatos, situação econômica do país, concorrência do mercado , etc.
04 – O que são benefícios? Podem ser Legais e por liberalidade da empresa. Liste pelo menos 03 exemplos de cada tipo e caracterize-os. 
Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados. Incluem remuneração fora do trabalho, pagamento de seguro e assistência médica, serviços aos empregados e renda de aposentadoria. Eles podem ser legais ou por liberdade da empresa. Os legais saõ os exigidos pela legislação. E os por liberdade da empresa são concedidos pela empresa por vontade desta.
Benefícios legais:
- Auxilio doença;
- Férias;
- 13º salario.
Benefícios por liberdade da empresa:
- Cesta Básica;
- Vale refeição;
- Seguro de vida.
BOM ESTUDO!