Buscar

PROJETO INTEGRADO ECOGLASS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AMANDA CRUZ DOS SANTOS
GUILHERME DE MOURA GONÇALVES
HENRIQUE J. M. PINHEIRO
KAIO DIAS TOREJIANI
MARCOS BENTO AGOSTINHO
RODRIGO BAPTISTA DOS SANTOS
JAVÃ DOS SANTOS SALES
JOSY LYZIANE SANTALIESTRA
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS – ECOGLASS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
	
	
	
	
2016
AMANDA CRUZ DOS SANTOS - 254465
GUILHERME DE MOURA GONÇALVES - 254673
HENRIQUE J. M. PINHEIRO - 248822
KAIO DIAS TOREJIANI - 245567
MARCOS BENTO AGOSTINHO - 254700
RODRIGO BAPTISTA DOS SANTOS - 252698
JAVÃ DOS SANTOS SALES - 254196
JOSY LYZIANE SANTALIESTRA - 256114
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS – PROJETO ECOGLASS
Projeto Apresentado ao curso de Administração Geral da Universidade Metodista de São Paulo.
Orientação Prof. Vinicius ChunquesGervasoni
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
RESUMO
O projeto EcoGlass se trata de uma iniciativa sustentável para uma causa que dificilmente vemos sendo tratada pelo Estado. Pela dificuldade de serem descartadas corretamente, diversas garrafas de vidro são deixadas nas ruas da cidade. Com isso, buscamos a ideia para diminuir custos consideráveis da empresa e também trazer uma solução para resolver esse problema que afeta toda a sociedade.
Apresentamos todo o escopo do projeto e como cada colaborador deverá se portar diante das atividades. Logo após o escopo do projeto e da EAP, são definidos todos os prazos para que essas atividades possam ser realizadas de forma eficaz e totalmente completa. 
Feito todos os cálculos para suprir as necessidades de maquinários, transporte e matéria prima, tivemos uma geral de quanto seria necessário para a realização do projeto e sua viabilidade de retorno do investimento do parceiro do projeto. Também foi apresentado, de forma básica, o total de empréstimo ao banco e sua taxa nominal e efetiva.
Palavras-chave: Sustentabilidade – Eco – Redução de custos – Garrafas Reutilizáveis.
ABSTRACT
The Project EcoGlass is about a sustainable enterprise to one cause doesn’t treat for State. Because they don’t rule right, any bottle of glass are leaves on the streets of the town. Then, we search the idea to reduce cost of the company and to bring one solution for this.
We presented all the Work Breakdown Structure and how each employee should be in front of activities. After the Work Breakdown Structure, are defined all the time for this activity has been fulfilment complete.
Made all the calculations to supply the necessities of machinery, transport and raw material, we had a general of how much is necessary to realize this project and your viability to return the investment. We presented the all of loan to bank and your nominal tax and effective tax.
Keywords: Sustainability – Echo – Reduction of Cost – Reusable Bottles.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Logotipo do projeto	29
Figura 2: Produto finalizado	29
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Prazo estimado em marcos	14
Tabela 2: Gerente do projeto	14
Tabela 3: EAP	18
Tabela 4: Cronograma parte 1	19
Tabela 5: Legenda Cronograma	20
Tabela 6: Cronograma parte 2	20
Tabela 7: Matriz de Risco	21
Tabela 8: Definições da matriz de risco	22
Tabela 9: Gastos com equipamentos	22
Tabela 10: Custos Variáveis	23
Tabela 11: Salário da Equipe	23
Tabela 12: Resumo do orçamento	23
Tabela 13: Custo unitário e total do projeto	24
Tabela 14: Custo unitário e total copo comum	24
Tabela 15: Financiamento de terceiros	25
		SUMÁRIO
1. TERMO DE ABERTURA
1.1 INTRODUÇÃO
Quando vamos a bares e restaurantes nunca encontramos – ou dificilmente encontramos – local exato para descarte de garrafas de vidros. Então, muitos clientes que utilizam esse tipo de compartimento acabam jogando em locais inapropriados, causando enchentes nas cidades, acidentes com animais de rua, ou até mesmo machucar algum pedestre quando elas quebram.
Segundo uma reportagem do G1.com, site de notícias da Globo, uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) revelou que os prejuízos com as enchentes vão muito além do trânsito caótico, das quedas de árvores e mortes que ocorrem no período. Só em São Paulo, o prejuízo para o país é de R$762 milhões ao ano. Concluindo que, com as enchentes, empresas param de fabricar, comércios param de vender, ônibus não circulam adequadamente e diversas outras circunstâncias que afetam a economia do Brasil, gerando uma perda no PIB (Produto Interno Bruto) no final do ano de R$1 milhão. 
Outro ponto relevante é o tempo de decomposição do vidro. Diversos estudos analisam a decomposição do vidro e revelam que em média varia de oito mil anos até treze mil anos. Temos também um estudo sobre sua decomposição na natureza, onde pode chegar até um milhão de anos, variando de acordo com as condições às quais o material é sujeito.
Sendo assim, com uma iniciativa sustentável para o aproveitamento das garrafas e dentre as consequências apresentadas pelo seu descarte indevido, causaria um grande impacto na sociedade, criando assim, uma conscientização onde todos terão a responsabilidade de fazer o descarte correto, prezando pelo bem do país.
1.2 JUSTIFICATIVA
Sabendo que diversos estabelecimentos comerciais danificam/quebram seus copos de vidro, quase que diariamente, em um número considerável, surge à ideia de utilizar as garrafas longnecks que são descartadas pelos seus clientes após seu uso, para reutilização em forma de copos para os stakeholders/parceiros do projeto.
Gerando assim, uma redução nos custos com requisições de copos de vidro, enchentes nas ruas da cidade e mais sustentabilidade nos negócios, levantando uma bandeira de apoio à reutilização, reciclagem, economia e rentabilidade.
1.3 OBJETIVO
O principal objetivo do Projeto EcoGlass é o de produzir copos de vidro para estabelecimentos comerciais e/ou empresas com grande demanda de funcionários, a partir de garrafas longnecks que, após seu uso, são descartadas nas ruas poluindo rios e bocas de lobo, ou em lixo comum, que não são apropriados.
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Diminuir gastos das empresas com aquisições de novos copos;
Produzir copos com a qualidade de um novo recém-fabricado;
Satisfazer os parceiros por meio de uma iniciativa sustentável;
Fazer o melhor aproveitamento das garrafas a fim de diminuir a poluição causada pelas mesmas;
Satisfazer o cliente por ter um produto diferenciado e personalizado com sua marca.
1.5 REQUISITOS
Stakeholders terão que fazer a coleta e armazenagem das garrafas, separando-as nos caixotes para serem retirados posteriormente.
Cabe aos stakeholders orientar seus clientes sobre a devolução das garrafas após seu uso no local definido pelo mesmo.
Assim que as garrafas forem coletadas, os stakeholders terão de nos comunicar referente à prontidão para retirada.
Será necessário o envio do logo ou arte para ser estampado no produto com antecedência.
1.6 ESCOPO
A finalidade do Projeto EcoGlass é de incentivar as empresas comerciais a aderirem uma iniciativa de meio sustentável, que tem o objetivo de reduzir custos das empresas, como também reduzir os impactos que o vidro causa no meio ambiente se descartado de maneira incorreta.
O gerente irá firmar parcerias com empresas de fins comerciais alimentíciasonde iremos enviar para eles caixotes reutilizados de feiras livres para armazenagem e estocagem das garrafas. Feito todo o processo, um integrante do projeto fará o recolhimento dessas garrafas para entrarem no local onde serão realizados todos os procedimentos.
A próxima etapa será realizar o processo de corte e higienização das garrafas, para que não ocorra nenhum tipo de acidente com os clientes que utilizarão depois de prontas. Também, depois que todos os processos se finalizarem, personalizaremos conforme o gosto dos stakeholders, com logomarcas, logotipos,
artes, e outras imagens que lembrem a empresa.
Realizado todo o procedimento, entregaremos os produtos finais nos caixotes reutilizados para os parceiros/stakeholders do projeto.
1.7 PREMISSAS
Trazer uma visão mais sustentável para as empresas mostrando-as a importância da reutilização de vidros.
O armazenamento do cliente deverá ocorrer no prazo máximo de seis dias. 
A forma qual será armazenada acarretará diretamente na produção, pois não serão aceitos copos com qualquer tipo de trinco.
1.8RESTRIÇÕES
Caso o projeto não tenha até mil unidades produzidas, poderá afetar na lucratividade e produtividade, então não será viável, podendo ser cancelado. 
Se atentar cuidadosamente sobre o manuseio dos caixotes e dos copos, não podendo haver quebra e dano sobre os mesmos. Caso contrário, deverá ocorrer um novo processo de coleta e armazenagem do lote, gerando mais custos e estendendo seu prazo.
A empresa parceira terá que ter o devido controle sobre as garrafas longnecks, devendo atentar-se sobre cada unidade vendida e devolvida no local apropriado para o armazenamento. Se esse processo falhar, teremos um atraso no cronograma da retirada das garrafas, e claro, sobre todo o processo.
1.9 RISCOS
Segundo PMBOK 5ª edição, risco é um evento ou condição incerta, tem efeito causando impacto em pelo menos um dos objetivos. Os riscos do nosso projeto abrangem uma área no mercado que pode causar a instabilidade da receita bruta da empresa;[2: Fonte:Um Guia do Conhecimento Em Gerenciamento de Projetos - 5ª Ed. 2014]
O produto oferecido pode não agradar todos os públicos, por conta da oferta do produto estar baixa. Vamos buscar soluções que se adaptem ao estado atual do país, oferecendo serviços diferenciados;
Mudanças no contrato com nosso patrocinador que não estavam previstas no escopo, com novos acordos com empresas parceiras;
Utilizando o transporte dos produtos com uma empresa terceirizada podemos aumentar os gastos da empresa em até 20%;
Atraso no prazo devido àsempresas parceiras atrasarem na entrega da matéria prima;
Com o intuito da segurança do trabalho para não ocorrer riscos dos funcionários com a produção, vamos especializar nossa equipe com cursos para evitar acidentes e poder aumentar a produção.
1.10 RESUMO DO ORÇAMENTO
Estima-se utilizar o total de R$5.151,04 para a realização deste projeto. Envolvendo materiais, equipamentos e mão de obra necessária para realização do mesmo.
1.11 PRAZO ESTIMADO EM MARCOS
Tabela 
1
: Prazo estimado em marcos
1.12 GERENTE DO PROJETO E SUA AUTORIDADE
Tabela 
2
: Gerente do projeto
Dentre suas responsabilidades, podemos destacar:
Coordenar a elaboração do Termo de Abertura;
Delegar atividades e tarefas aos membros do projeto, conforme seu melhor conhecimento, buscando o sucesso do projeto;
Auxiliar os membros nas suas atividades realizadas;
Propor substituição de membros;
Efetuar o contato direto com o cliente/stakeholders, cuidando para que o projeto siga exatamente o que está no escopo;
Realizar o encerramento do projeto.
2. GERENCIAMENTO DO ESCOPO
2.1 DESCRIÇÕES DO ESCOPO DETALHADO
O projeto EcoGlass oferece as empresas, sendo elas estabelecimentos como bares e restaurantes, a ideia sustentável de reutilização de garrafas longnecks em formato de copos,a fim da diminuição dos gastos com aquisições de novos copos e diminuição da poluição causada pelos descartes indevidos feitos por seus consumidores.
Muitas garrafas longnecks são descartadas indevidamente, pois os estabelecimentos que as comercializam não fazem o recolhimento das mesmas, seja para o descarte adequado ou a reutilização. Sendo assim, partimos com intuito de formar parcerias com estes estabelecimentos para fazerem a coleta e armazenagem das garrafas, onde posteriormente faremos a retirada para realizar todo processo de mão de obra, transformando-as em copos com a mesma qualidade de um novo saído de fábrica, para fazer melhor aproveitamento deste resíduo e também visando à redução de custos do estabelecimento.
A partir do armazenamento, recolhimento e retirada das garrafas, o processo de mão de obra estará envolvido o corte em formato de copo e higienização, onde tomaremos todo cuidado para que o consumidor final esteja confortável e seguro ao utilizar o copo. A partir disto, personalizaremos o produto conforme solicitação do consumidor. Esperamos, assim, atrair nossos parceiros por meio deste projeto sustentável, não só pela diminuição dos custos, mas também pela qualidade do produto oferecido e personalizado conforme seu gosto.
 Ao final do projeto a empresa parceira com certeza estará satisfeita com a qualidade do serviço e maior visibilidade de sua marca participando dessa iniciativa que visa à melhoria do meio ambiente.
2.1.2 Descrições dos componentes
Coleta e armazenagem: Toda a coleta e separação dos copos serão realizadas pelos stakeholders, onde eles farão a separação e armazenagem até o dia da retirada;
Recolhimento do produto em processo: Feito toda a separação, um componente do projeto da EcoGlass fará o recolhimento dos copos;
Realização do corte e higienização do produto: Iremos realizar o processo de corte com uma máquina de corte elétrica de 220 v;
Personalização o produto: Personalizar conforme o gosto dos stakeholders com uma impressora Epson XP 214 e uma máquina de sublimação;
Armazenagem e embalagem para entrega: Armazenar e entregar os copos (produtos finais) em caixotes reutilizados de feiras livres e personalizados também com o logotipo do nosso projeto.
2.2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO
1. Planejar o Termo de Abertura
1.1 Reunir toda a equipe para debater sobre o tema
1.2 Escolher o gerente de projeto 
1.3 Separar e delegar tarefas 
2. Comprar materiais
2.1 Pesquisar valores de mercado
2.2 Contatar fornecedores 
2.3 Comprar máquinas de sublimação e tintas
2.4 Comprar impressora e papel especial para personalização
2.5 Comprar tintas especiais para confecção dos caixotes
3. Coleta e personalização dos caixotes
3.1 Coletar caixotes de feiras livres
3.2 Personalização dos caixotes
4. Formar parcerias com stakeholders
4.1 Entrar em contato com bares e restaurantes
4.2 Apresentar o projeto sustentável como forma de reduzir custos
4.3 Entregar os caixotes para armazenamento
5. Recolher as garrafas longnecks
5.1 Coletar dos bares ou restaurantes as garrafas separadas dos clientes
5.2 Fazer todo o processo de estocagem no local onde serão processadas
6. Cortar, personalizar e higienizar
6.1 Realizar o processo de corte
6.2 Limpar e higienizar antes da personalização
6.3 Personalizar conforme pedido do parceiro do projeto
6.4 Fazer nova limpeza sobre os produtos acabados
7. Entregar o produto final
7.1 Levar com veículo próprio, o produto final até o parceiro
	
	
	7
7.2 Recolher os caixotes após a entrega
2.3 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (FLUXOGRAMA)
Tabela 
3
:EAP
3. GERENCIAMENTO DE TEMPO
3.1 CRONOGRAMA
Tabela 4: Cronograma parte 1
Tabela 
5
: Legenda Cronograma
Tabela 
6
: Cronograma parte 2
4. GERENCIAMENTO DE RISCO
4.1 MATRIZ DE RISCO
	Tabela 7: Matriz de Risco
Tabela 8: Definições da matriz de risco
5. GERENCIAMENTO DE GASTOS
5.1 ESTIMATIVA DE GASTOS	
Tabela 
9
: Gastos com equipamentos
Tabela 
10
: Cu
stos Variáveis
Tabela 
11
: Salário da Equipe
5.2 ORÇAMENTO
Tabela 12: Resumo do orçamento
5.3 ESTIMATIVA DE RETORNO
Em nosso projeto estaremos disponibilizando mil unidades do nosso copo ao parceiro, a um valor unitário de R$ 2,62 totalizando assim um valor de R$ 5.151,04 a ser pago no fim do projeto. Ao analisarmos o mercado observamos que o custo presente em outro projeto seria de R$ 8.518,96 de diferença, levando em consideração que o parceiro compre cinquenta unidades em um período de vinte meses totalizando assim as mil unidades proposta. 
Em um prazo de seis meses e meio o parceiro poderá perceber
o retorno que teve, pois dessa forma com outro projeto adquiriria apenas 380 copos aproximadamente, pagando o mesmo valor do que adquirindo de nós 1000 unidades.
Tabela 13: Custo unitário e total do projeto
Tabela 14: Custo unitário e total copo comum
6. FINANCIAMENTO COM TERCEIROS
6.1 ESTIMATIVA DE FINANCIAMENTO
Banco optado: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Valor financiado de R$ 1.545,31
Tabela 15: Financiamento de terceiros
6.2 DEFINIÇÃO DA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
O gasto total para efetivação do projeto é de R$ 5.151,04, sendo que 30% do valor, R$ 1.545,31 será financiado conforme demonstrado na simulação acima e o restante do valor, sendo este o montante de R$ 3.605,73 será oferecido como entrada a partir de capital próprio. 
Optamos pela opção de financiamento da Caixa Econômica Federal, demonstrado na tabela acima devidotaxa de juros ser a menor identificada e, assim, pagaremos uma quantia menor no prazo final.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na atualidade o conceito de economia e sustentabilidade está muito presente no dia a dia de todos nós. Nosso projeto disponibiliza uma solução diferenciada para o descarte de garrafas que, frequentemente são descartadas de maneira inadequada. Utilizando ainda o marketing positivo da empresa contratante através de impressão, visando não agredir a natureza e sendo totalmente sustentável, tem um baixo investimento e com retorno em médio prazo, despertando o interesse nos envolvidos.
Ficamos totalmente satisfeitos com o resultado obtido no projeto, atentos com as melhorias e tendo superado adversidades, conflitos de opiniões e personalidades. Desde o início nos empenhamos no desenvolvimento da ideia, havendo assim dedicação desde o princípio, resultando no retorno gratificante de poder desenvolvê-la.
Com o desenvolvimento deste projeto houve demasiado aprendizado. Destacamos ainda o conhecimento adquirido com a sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos sólidos e a importância de sua reutilização de reciclagem de maneira mais acessível.
REFERÊNCIAS
G1, Enchentes em SP causam prejuízo anual de R$ 762 milhões, diz pesquisa.
Disponível em:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/enchentes-em-sp-causam-prejuizo-anual-de-r-762-milhoes-diz-pesquisa.html
 (Último acesso: 12/04/2016)
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Programa de financiamento consignado.
Disponível em: 
http://www.caixa.gov.br/voce/creditofinanciamento/consignado/Paginas/default.aspx
(Último acesso: 18/05/2016)
MERCADO LIVRE, Impressora Epson
Disponível em: 
http://www.magazineluiza.com.br/multifuncional-epson-xp-231-jato-de-tinta-colorida-usb-2.0-wi-fi/p/2144907/ia/iajt/google/4652/?utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=ia&utm_content=2144907&partner_id=4652&cmptype=pla&profileid=465&campaignid=4611&keyword=&gclid=COWLn4zFicwCFcNkhgod4CwPJQ
(Último acesso: 18/05/2016)
MERCADO LIVRE,Máquina de Corte
Disponível em: 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682948236-maquina-para-corta-garrafas-de-vidro-eletrica-110v-ou-220v-_JM
(Último acesso: 18/05/2016)
MERCADO LIVRE, Máquina de Sublimação
Disponível em: 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681065566-prensa-termica-digital-de-canecas-para-sublimaco-e-transfer-_JM
(Último acesso: 18/05/2016)
MERCADO LIVRE, PapelTransfer
Disponível em:
http://www.atcink.com.br/produto/papel-a4-para-sublimacaotransfer-laser-led-10-fls/17571?SCP=10&gclid=CIzYxIjHicwCFRNZhgodPSAB-w
(Último acesso: 18/05/2016)
MERCADO LIVRE, Tinta para Caixotes
Disponível em:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722314716-tinta-acrilica-latex-eucalar-eucatex-18-litros-cor-branca-_JM
(Último acesso: 18/05/2016)
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK). 5. Ed. Four Campus Boulevard: PMI 2013.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Simulador de financiamento.
Disponível em:
https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/cdc_inst.processa
(Último acesso 22/05/2016)
ANEXOS
ANEXO A: LOGOTIPO DO PROJETO
Figura 1: Logotipo do projeto
ANEXO B: PRODUTO FINALIZADO
Figura 2: Produto finalizado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais