Buscar

2 aula de F.G

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a unidade anterior consideramos a tríade que constitui a comunicação.  A tríade, linguagem, língua e fala.  Deve lembrar-se que a linguagem é a capacidade humana para nos comunicarmos, expressarmos nossos sentimentos, pensamentos, ideias e opiniões. Podemos usar os mais variados tipos de linguagem para nos comunicar.  Pela arte e pela cultura transmitimos uma mensagem de quem somos.
A cultura é o resultado de como o ser humano se comunica, interpreta e reflete sua vivência em um determinado contexto, seja pela música, dança linguagem, moda, artes, alimentação, comportamentos, consumo, lazer e tradições.
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.  Por isso, cada país tem a sua cultura.  Por exemplo, a cultura brasileira é refletida na música, no caso do samba. Em Portugal, o patrimônio musical é o fado.
Cultura também é definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.  Dentre os principais elementos da cultura podemos então destacar: conhecimentos, crenças, valores, normas, símbolos, usos, costumes, leis, tradições, hábitos e personagens.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
É possível que já tenha dito ou ouvido pessoas falarem, que não tem interesse pela arte e por movimentos ligados a ela.  Muitos imaginam que a arte se restringe a pinturas ou esculturas.  Não é assim, ela também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas.
A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produz estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.
Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o Expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.
A Literatura é uma das formas de expressão artística. Ao longo dos tempos, os seres humanos foram desenvolvendo diversas modalidades de manifestação artística com o objetivo de (re)construir os mundos real, imaginário, psicológico e ficcional, resguardar nossa memória e registrar e representar nossa cultura e nossa história.
A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentidos nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.
Assim como outras artes, a Literatura não tem o poder de modificar a realidade imediata dos leitores, mas é capaz de fazê-los (re)avaliar a própria vida e seus comportamentos. Isso porque a arte literária, ao mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações por meio de construções simbólicas.
Mundialmente falando, podemos exemplificar com um movimento literário e cultural, uma tendência artística, um estilo que predominou durante a primeira metade do século XIX, tendo como característica a oposição ao racionalismo iluminista, e que influenciou também a arte no Brasil.  Estamos falando do Romantismo.
O Romantismo surgiu na Alemanha e na Inglaterra, no final do século XVIII.  Os termos, romântico, romantismo, significam um modo de sentir e de interpretar a realidade; expressam características de um temperamento do ser emotivo, sonhador, devaneador ou fantasioso. 
Nas artes plásticas, o movimento fará uma abordagem mais subjetiva, emocional do mundo.  Pinturas retratam uma mulher como sendo a Liberdade guiando o povo.  Um jovem nu sentado à beira-mar são exemplos das abordagens mais subjetivas.  Na música, um rompimento com a forma clássica abrindo caminho para um novo conceito de música, liberdade e auto expressão.  O precursor musical da escola romântica foi o compositor alemão Ludwig van Beethoven.
A crise política, social e econômica atravessada pela Europa entre o final do século XVIII e o início do século XIX fez ruir vários referenciais importantes que norteavam a sociedade.  Em resultado da falta de perspectivas, os românticos buscam nos sentimentos individuais, no próprio eu as referências para viver. Desse subjetivismo surgem algumas das principais características do movimento. 
A natureza como expressão do eu.  Se o eu está deprimido, tudo em redor está hostil, tempestades se avizinham, as corujas piam, os espinhos prevalecem sobre as rosas, a escuridão sobre a luz.  Se o eu está alegre, o Sol brilha, os pássaros esvoaçam, as flores desabrocham.
A religiosidade, a postura espiritualista.  Para fugir às angustias e incertezas de uma realidade marcada por conflitos, o ser romântico volta-se para o plano espiritual.  A noção de Deus se confunde com a noção de natureza, já que é encarada como manifestação divina.
A idealização do amor.  O amor é tema principal no Romantismo. A perda do ser amado, as impossibilidades amorosas redundam na perda de sentido da vida.  O ser que ama, sofre um processo de aperfeiçoamento de alma.
A idealização da mulher.  No Romantismo há dois tipos de figuras femininas, a mulher demônio que arrasta o homem à perdição e a mulher anjo, dotada de virtudes que a aproximam do divino. As primeiras mais raras, as mulheres anjo, a maioria.  No Romantismo, a amada não existe, paira; não respira, pulsa; não anda, flutua; é dotada de virtudes tão maravilhosas que fazem dela uma heroína inatingível.
Podemos continuar citando outras características do movimento, mas acredita-se que já conseguimos dar-lhe uma ideia do movimento como arte literária e cultural.
Voltando nossa atenção agora para o Brasil, no contexto de arte e cultura, contamos com 17 bens culturais e naturais tombados pela UNESCO. O Cristo Redentor faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A cultura brasileira é riquíssima, graças à miscigenação das culturas indígenas, africanas, europeias, latino-americanas e asiáticas da nossa sociedade.
Nas artes cênicas brasileiras destacam-se as danças, o teatro e os espetáculos circenses. As danças brasileiras receberam e ainda recebem influências vindas dos mais diversos países. As danças indígenas se misturaram às africanas, europeias, orientais e árabes, dando origem aos mais diversos estilos, como o Samba, o Frevo, o Baião, o Maxixe, a Gafieira, o Xaxado, o Forró, o Axé e o Fandango, por exemplo. Muitas dessas danças são folclóricas e tradicionais.
Pela arte e pela cultura transmitimos uma mensagem de quem somos. Nos comunicamos ao mundo.  Informamos sobre nossas origens, nossas transformações, influências, nosso reinventar, nosso mundo, nosso complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano brasileiro. 
Nosso hibridismo nas artes e na cultura nos fazem pensar e desejar pesquisar mais, ler mais e compreender o que está escrito, conhecer mais sobre nós.  Convidamos todos a ler e estudar os diversos temas da Disciplina de Formação, que trará também questões culturais, conhecimentos, crenças, leis, moral, costumes, hábitos e aptidões.

Continue navegando