Buscar

Avaliação PPE 4

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0357_AV_201201854369 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201854369 - IZA BERNADETE FORECHI DIAS
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/08/2014 18:09:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201202167434)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Ora, coisa diversa vem ocorrer na época moderna, com a ruptura da produção feudal e a gestação do modo de produção capitalista. Nesse momento, a burguesia, classe em ascensão, vai se manifestar como uma classe revolucionária, e, enquanto classe revolucionária, vai advogar a filosofia da essência como um suporte para a defesa da igualdade dos homens como um todo e é justamente a partir daí que ela aciona as críticas à nobreza e ao clero. Em outros termos: a dominação da nobreza e do clero era uma dominação não natural, não essencial, mas social e acidental, portanto, histórica. Vejam que toda postura revolucionária é uma postura essencialmente histórica, é uma postura que se coloca na direção do desenvolvimento da história. Naquele momento, a burguesia colocava-se na direção do desenvolvimento da história e seus interesses coincidiam com os interesses do novo, com os interesses da transformação. É nesse sentido que a filosofia da essência, que vai ter depois como consequência a pedagogia da essência, vai fazer uma defesa intransigente da igualdade essencial dos homens. Sobre essa base da igualdade dos homens, de todos os homens, é que se funda a liberdade e é sobre, justamente, a liberdade que se vai postular a reforma da sociedade. Lembrem-se, de passagem, de Rousseau. O que defendia Rousseau? Que tudo é bom enquanto sai do autor das coisas. Tudo degenera quando passa às mãos dos homens. Em outros termos, a natureza é justa, é boa e, no âmbito natural, a igualdade está preservada. Assim, as desigualdades são geradas pela sociedade. Esse raciocínio significa outra coisa senão colocar diante da nobreza e do clero a ideia de que as diferenças, os privilégios de que eles usufruíam, não eram naturais e muito menos divinos, mas eram sociais. Enquanto diferenças sociais, configuravam injustiça; enquanto injustiça, não poderiam continuar existindo. Logo, aquela sociedade fundada em senhores e servos não poderia persistir. Ela teria que ser substituída por uma sociedade igualitária. Nesse sentido, então que a burguesia vai reformar a sociedade, substituindo uma sociedade com base num suposto direito natural por uma sociedade contratual" (SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008, p.32). A partir da leitura do texto acima, escreva sobre CONCEITO E CONTEXTO DA FILOSOFIA DA ESSÊNCIA, que desembocou na pedagogia da essência e que foi a base da pedagogia tradicional do séc. XIX, que iniciou com um Sistema Nacional de Ensino, partindo do princípio jurídico de que a "Educação é um direito de todos e dever do Estado".
		
	
Resposta: A igualdade essencial dos homens. A ascenção da classe burguesa oportunizou a transformação da sociedade que antes era regida pela nobreza. As reinvindicaões da burguesia trouxeram mudanças para a sociedade, que antes viviam sem direitos, apenas deveres, a buscarem novos posicionamentos diante da situação que se encontravam. Aquela sociedade deveria ser substituida por outra que reconhecesse que todos tem direito à liberdade e igualdade. O Estado passa então a regular as ações políticas, econômicas e socias no novo modelo de socieadde.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno escreva sobre a luta entre a burguesia e os reis e o clero, em relação aos privilégios obtidos por estes. A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202033669)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um projeto de pesquisa pode ser dividido em fases: estudos preliminares, anteprojeto, projeto final, montagem e execução. Em que consiste o anteprojeto?
		
	
Resposta: Consiste em descrever os objetivos, abordagem metodológica, qual tipo de pesquisa será feita, se quantitativa ou qualitativa.
	
Gabarito: Um Anteprojeto é estudo mais sistemático dos diversos aspectos que deverão integrar o projeto final, ocorre depois do levantamento preliminar, é um estudo ainda em bases gerais, sem defini-lo com rigor e precisão, o que acontece quando se faz o projeto propriamente dito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202167175)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É um tipo de conhecimento rigoroso e racional que se preocupa com todo e qualquer saber que se diz verdadeiro. Segundo Chauí (2010) o conhecimento ________ estuda e analisa criticamente os fundamentos de todas as áreas de conhecimento.
		
	 
	Filosófico
	
	Artístico
	
	Mítico
	
	Do senso comum
	 
	Científico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202029992)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação o professor Paulo solicitou a um grupo de alunos (as) que dialogassem com cinco professores sobre a finalidade da pesquisa na formação do (a) pedagogo (a). Qual dos relatos abaixo expressa a concepção de pesquisa em nosso curso?
		
	
	Possibilitar um olhar investigativo acerca do fenômeno educativo como parte da realização pessoal em um curso de nível superior (Prof. Juca).
	 
	Possibilitar um olhar investigador sobre a prática pedagógica, para que possa reorientar a mesma e construir possibilidades de superação dos problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem (profa. Merces).
	
	Possibilitar uma formação científica no cumprimento das orientações decorrentes das diretrizes para o curso de Pedagogia determinada pelo MEC (Profa. Almerinda).
	
	Possibilitar a formação de novos cientistas para que se determine o conteúdo e a forma da prática pedagógica pelos profissionais da educação (Profa. Irma).
	
	Possibilitar uma formação de base científica para que o (a) mesmo (a) possa se dedicar ao desenvolvimento da pesquisa em laboratórios (Prof. Lipe).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202031973)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A produção de idéias e saberes científicos ...são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, [...] o conhecimento não é fruto da atividade isolada do ser humano, ao contrário, tem um caráter coletivo, mesmo quando formulado ou difundido por um único homem. O homem vive em sociedade e é a partir desta vida que as idéias são criadas. A transmissão destas idéias, oralmente ou por escrito, permite acumular conhecimentos. (SAVIOLI et al., 1986, p.2). Assim a produção de idéias tem um caráter eminentemente:
		
	
	histórico
	
	intelectual
	
	físico
	
	psicológico
	 
	social
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202168610)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A racionalização da produção material e não material, na sociedade moderna, instituiu novas formas de controle racional sobre a vida. O Estado Moderno ou Estado Nação assume o papel de regulador das relações políticas, econômicas e sociais no novo modelo de sociedade. Com o emprego da ciência e da tecnologia no mundo do trabalho e da produção, desenvolve-se um conjunto de princípios racionais para regular as relações humanas e sociais. Dessa forma, é no aparelho estatal que se configuram as regras e/ou normas que procuram padronizar procedimentos a partir de critérios científicos e reconhecidos por um determinado grupo ou classe. A partir do controle do Estado, todo indivíduo, ao nascer, deve passar pelo crivo do reconhecimento do aparelho estatal através do Registro Civil (ou Certidão de Nascimento) para se constituir como cidadão de direitos e deveres de uma sociedade racionalizada. Dessedocumento derivam-se outros, tais como: Carteira de Identidade, CPF, Certificado de Reservista, Carteira Profissional, etc. A partir dos números dos registros em documentos, faz-se um controle das ações dos indivíduos em sociedade. Fica claro que o não cumprimento de seus deveres implicará:
		
	 
	Em um conjunto de sanções ao indivíduo e/ou grupo.
	 
	Em multa e pena de reclusão ao indivíduo e/ou grupo.
	
	Em pena de reclusão ao indivíduo e/ou grupo.
	
	Em várias multas ao indivíduo e/ou grupo.
	
	Em nunca mais ter direito aos documentos previstos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202029873)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conhecimento científico é correto afirmar que:
I - É um tipo de conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Para tanto, obedece a um conjunto de princípios, determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa científica acerca de um determinado fenômeno.
II - Em outras palavras, a ciência se esforça para descobrir como a realidade funciona. Assim tem por finalidade oferecer as condições necessárias para o controle racional de um determinado fenômeno natural ou histórico.
III - As verdades gerais ou operações de leis gerais, produzidas pelo conhecimento científico, não dependem da utilização de um método científico.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202029888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Edgar Morin faz a seguinte análise sobre a escola: Nossa escola não lida com pessoas, com indivíduos. Ela trabalha com uma massa de alunos. A escola não está montada para desenvolver as capacidades de cada um. Apenas ensina conteúdos isolados, separados uns dos outros, e sem relação com a vida, acumulando informações que se empilham sem sentido. Esta crítica refere-se ao:
		
	
	Modelo de escola do período do humanismo renascentista
	
	Modelo de escola defendido pelo proletariado
	
	Modelo de escola da Grécia Antiga
	 
	Modelo de escola decorrente da cultura urbano-industrial e capitalista
	
	Modelo de escola do período medieval
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202179172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Filósofo francês fundador da Sociologia e da corrente do Positivismo. Nasceu em 1798, em Montpellier, na França, e faleceu em Paris, aos 59 anos, em 1857. Quem sou eu?
		
	
	Saint-Simon
	 
	Augusto Comte
	
	Karl Marx
	
	Friederich Engels
	
	Wilson Owen
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202030065)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na análise de Chizzotti, a pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais passou por cinco marcos que sintetizam as transformações e as contribuições novas que ampliaram o campo e o significado da pesquisa qualitativa a partir do século XIX. Sobre o primeiro período podemos afirmar que:
I - a pesquisa qualitativa foi associada ao romantismo e ao idealismo, e às querelas metodológicas do final do século XIX, reivindicando uma metodologia autônoma (neokantismo);
II - a finalidade da pesquisa qualitativa é estabelecer as fases evolutivas pregressas da sociedade europeia ocidental, contraposta a outros povos colonizados ou culturas primitivas;
III - No início da pesquisa qualitativa ocorreu a ampliação dos investimentos públicos e privados;
IV - No período em que se inicia a pesquisa qualitativa ocorreu a expansão dos recursos e o desenvolvimento de pesquisa, das equipes de pesquisadores e centros de pesquisa universitários e institucionais.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas os enunciados I e II estão corretos
	 
	Apenas os enunciados III e IV estão corretos
	
	Apenas o enunciado IV está correto
	
	Apenas os enunciados I e III estão corretos
	
	Apenas os enunciados II e IV estão corretos

Continue navegando