Buscar

tecnologia de medicamentos e cosmeticos - polimorfismo


Prévia do material em texto

Nome: Ana Carolina RA: 
Semestre: 7ºA – Noturno Campus: Vergueiro
Atividade
Artigo utilizado: Araújo et al. Polimorfismo na produção de medicamentos Rev Ciênc Farm Básica Apl. 2012; 33(1): 27-36
Palavras chave: Polimorfismo de fármacos, caracterização no estado sólido, cristalografia de policristais, indústria farmacêutica, controle de qualidade. 
Questões:
Dê a definição de polimorfismo e cite as definições deste termo.
Polimorfismo é a habilidade de um sólido existir em estruturas cristalinas diferentes no estado sólido. Suas definições são: polimorfos que são sólidos cristalinos distintos do cristal morfologicamente correto; sólidos amorfos, onde os átomos ou moléculas estão dispersos tal como em um líquido, diferentemente dos cristais que têm uma estrutura tridimensional caracterizada pela repetição espacial dos seus átomos ou moléculas; e, por fim, em solvatos, também conhecidos como pseudopolimorfos, que é a junção de duas ou mais moléculas distintas formando um cristal de estrutura formada por todos os componentes, porém com integridade individual preservada.
Quais influências o polimorfismo pode acarretar aos fármacos e quais são suas consequências?
Quando a estrutura cristalina do fármaco é alterada pode haver variações nas propriedades físico-químicas. Essas alterações podem influenciar na dureza, ponto de fusão, variação de vapor, solubilidade, densidade, propriedades higroscópicas, estabilidade física e química, etc. Muitas propriedades importantes do fármaco podem ser afetadas, tais como a velocidade de dissolução podendo alterar a biodisponibilidade do fármaco, a densidade aparente e verdadeira, a morfologia do cristal, a compactação e escoamento do pó, além da estabilidade química e física.