Buscar

Simulado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201608408471
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(Fuvest,1995) "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
		
	 
	que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
	
	um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos.
	
	que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português.
	
	que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena.
	
	um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro.
	
	 
	Ref.: 201608802062
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que no processo educativo imposto pelos Jesuítas no Brasil o corpo também foi "EDUCADO". Identifique nas opções abaixo aquela que mostra essa forma de "educação" do corpo.
		
	 
	Imposição do trabalho e das vestimentas.
	
	Aceitação dos costumes nativos de liberdade nas vestimentas.
	
	Prática do nudismo comum aos indígenas.
	
	Manutenção do costume poligâmico.
	
	Uso do antropofagismo.
	
	 
	Ref.: 201608800071
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A História da educação de mulheres no Brasil nos dá uma ideia de uma pequena presença de mulheres brancas em nosso país. Indique nas opções abaixo a alternativa correta em relação à sua presença em nosso país no período colonial.
		
	
	A educação de mulheres era independente da condição étnico - social.
	
	A grande igualdade entre gêneros existentes em nosso país neste período.
	
	A reduções jesuíticas cumpriam papel de educar permitindo o desregramento sexual.
	
	A grande facilidade de mulheres brancas para casamentos embora os homens preferiram as mestiças.
	 
	A ociosidade e a formação religiosa foram marcas típicas de todo o conjunto de mulheres na época colonial.
	
	 
	Ref.: 201608830481
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
		
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
	 
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
	
	 
	Ref.: 201608441412
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre as características da Companhia de Jesus no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Tinha como principal objetivo a educação de mulheres, sobretudo filha de colonizadores.
	
	Pretendia expandir os preceitos da fé cristã e doa valores pregados pela Igreja Romana.
	
	Não incluiu o negro em seus ensinos alfabetizadores.
	
	Pretendeu no Brasil conquistar o maior número de fiéis e seguidores.
	
	Estava inserida no contexto da cultura civilizatória europeia.
	
	 
	Ref.: 201608825612
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Brasil colonial, para os filhos da elite (fidalgos, colonizadores) era oferecida uma educação:
		
	
	c) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida no trabalho pesado ministrada nos colégios, nos seminários.
	 
	a) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada em Portugal.
	
	b) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada na própria Colônia.
	
	e) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica era oferecido rudimentos escolares, isto é, ler, escrever e contar.
	
	d) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários.
	
	 
	Ref.: 201608189531
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI:
		
	
	Tinha um caráter de alteridade e inclusão.
	 
	Um modelo de educação que articula escola e catequese.
	
	Era considerado prioritário pelo Estado Português no processo de colonização.
	
	Contribuiu para o fortalecimento da cultura indígena na Colônia.
	
	Considerava como elemento formativo o lugar da mulher indígena no processo de convencimento e contato entre brancos e indígenas.
	
	 
	Ref.: 201608189535
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
		
	 
	Os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
	
	Na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instauradoo Império é que eles passaram a dominar a educação.
	
	Eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil.
	
	Foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Pombal.
	
	Instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar.

Outros materiais