Buscar

Concepções de Projeto Político

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concepções de Projeto Político-Pedagógico e a sua relação com o Planejamento Escolar
O Projeto Politico Pedagógico tem relação direta com o planejamento do professor; o mesmo deve ser discutido e construído por toda a comunidade escolar, por isso, é necessário tempo para sua elaboração dentro do espaço escolar. Este não deve ser um mero documento solicitado pelos órgãos que regulamentam a educação, seja para apresentação na Secretaria de Educação ou para o Conselho Estadual de Educação, cumprindo uma burocracia imposta pelo sistema; deve ter sim significado para escola, como um documento norteador para o trabalho pedagógico e elaborado sempre de forma conjunta. 
Os sistemas devem garantir este espaço de discussão através da ampliação da carga horária do professor, sem que ele precise passar por até três escolas para garantir sua sobrevivência. Com a Lei Federal Nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público estadual da educação básica, garantindo que 1/3 da carga horária semanal seja cumprido na unidade escolar, em atendimento aos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional, já implementada em nosso Estado, acredito que começamos a avançar neste sentido, mas ainda são necessárias mais ações que garantam que o PPP da escola seja elaborado e colocado em prática de forma efetiva; como a ampliação do tempo do aluno na escola, e consequentemente a carga horária do professor, até previsto no PNE; assim acredito que o professor de fato possa criar uma vinculo com a escola, comunidade que está inserida e com seus alunos. 
No que diz respeito à participação da comunidade na construção do PPP, entendemos que a sociedade precisa compreender de fato o que é “democracia”, pois historicamente nosso país vem de vários golpes militares, como citado no vídeo em estudo, portanto a maioria de nós entende democracia como reinvindicação de direitos e não apenas cumprimento de deveres. É um desafio para os gestores escolares conseguirem representantes para os conselhos escolares, que, aliás, deveriam ser eleitos em assembleias de classe. Sabemos que isso não acontece, geralmente é uma tarefa árdua a de buscar representantes para os conselhos escolares; precisamos aprender a viver a democracia; em nossa opinião a falta da participação é hoje um fator que dificulta muito a efetivação da Proposta Pedagógica.

Continue navegando