Buscar

Desenvolvimento da Inteligência e Físico na Infância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201703098954)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (2)
	
	Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que:
		
	
	é hereditária e por isso direcionada.
	 
	começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
	
	tem relação com a classe sócio-econômica;
	
	tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
	
	vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702064380)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (2)
	
	Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe, preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
		
	
	operatório formal
	
	pré-operatório
	
	operatório concreto
	
	pré-intelectivo
	 
	sensório-motor
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703131435)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Em relação ao desenvolvimento físico dos 0 aos dois anos temos: I. Cartilagem do nariz e as fontanelas (moleiras) começam a se abrir ao primeiro mês de vida, podendo demorar até cerca de 18 meses para completar este processo. II. O rápido aperfeiçoamento das habilidades locomotoras e manipulativas ocorre nos dois primeiros anos. O bebê caminha por volta dos 12 a 14 meses. III. O bebê possui habilidades de percepção como ouvir e enxerga, algumas capacidades sensoriais estão presentes desde antes do nascimento. A visão, embora presente desde o nascimento, inclusive associada à capacidade de reconhecer cores, só será aprimorada em termos de acuidade visual após alguns meses de vida. IV. A audição começa no quinto mês de gestação, indicando a capacidade do reconhecimento de vozes, com menos de três dias são capazes de reconhecer a voz materna, sendo a sensibilidade às diferenças auditivas um possível primeiro indicador de habilidades cognitivas. V. O tato é o sistema sensório mais maduro nos primeiros meses de vida. Com 32 semanas de gestação, todo o corpo é sensível ao toque, e esta sensibilidade tende a aumentar nos cinco primeiros dias após o nascimento.
		
	
	V, V, F, V, V
	 
	F, V, V, V, V
	 
	F, V, F, V, V
	
	F, V, F, F, V
	
	F, V, F, V, F
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702168301)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703098410)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Nos dois primeiros anos de vida, mais especificamente no desenvolvimento físico, podemos considerar que:
		
	
	as doenças respiratórias são raras nesta faixa etária, para alívio das mães.
	 
	os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição de vida do bebê
	
	os reflexos como sucção e preensão estão ausentes nesta fase
	
	a criança tem muita dificuldade de ganhar peso
	
	o bebê fica acordado mais de 16 horas brincando, e não chora, pois nesta fase ele é muito calmo.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702063790)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
	
	as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a teoria da aprendizagem social.
	
	o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
	
	a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
	
	a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e aprendizagem.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702063788)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
		
	
	necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
	
	desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas apropriadas.
	 
	possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
	 
	serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
	
	necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702761601)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (2)
	
	Aos 2 anos de idade, muitas crianças ainda se encontram no estágio sensório motor descrito por Jean Piaget. Elas estão descobrindo o universo através da inteligência prática e dos seus órgãos
do sentido. Muito de sua inteligência é construída nas interações sociais domésticas e na relação com seus pares. Marque a única alternativa que faça parte do estágio sensório-motor.
		
	 
	Desenvolvimento de esquemas cognitivos responsáveis pela superação do egocentrismo em suas interações.
	 
	Desenvolvimento dos reflexos responsáveis pela sobrevivência do bebê
	
	Desenvolvimento das praxias finas
	
	Aparecimento da linguagem oral e pictórica
	
	Construção da noção de gênero masculino e feminino bem como do desejo sexual que será exercido durante a puberdade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais