Buscar

Introdução ao estudo da adolescência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADOLESCÊNCIA 
Prof. Ms. Maria Jozina Ferreira
Introdução ao Estudo da Adolescência
Desde que a história vem sendo registrada, pais, educadores, filósofos, cientistas sociais e clínicos tem se preocupado com os problemas ocorridos na adolescência. Campos (2009), registra em seus textos a dedicação de alguns filósofos como Platão, Aristóteles e Sócrates ao estudo da juventude. No entanto, para se entender essa fase, inicialmente buscamos o entendimento de alguns autores com relação o processo do desenvolvimento humano ao longo da vida. De acordo com Ariés(2006) as “idades da vida” ocupam um lugar de destaque nos tratados pseudocientíficos da Idade Média.
Introdução ao Estudo da Adolescência
Os autores dessa época empregavam a seguinte terminologia: infância, puerilidade, juventude e adolescência, velhice e senilidade. Esses termos representam cada período da vida, e a princípio tratava-se de um conjunto de nomes eruditos. Com o decorrer do tempo, essas categorias da ciência antiga e medieval tornaram-se familiares, passando do plano da ciência ao da vida cotidiana. Essa noção das “idades da vida” ou das “idades do homem” era a primeira categoria científica, de extrema importância nas antigas representações do mundo.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Infância – Inicia quando a criança nasce, e dura até os sete anos; nessa idade os seres humanos são chamados de enfant - criança, que quer dizer, não-falante. 
Pueritia - Dos 07 aos 14 anos.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Adolescência–segundo Constantino apud Ariés(2006) dura até os 21 anos e de acordo com Isidoro citado por Ariés (2006) vai até os 28 anos.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Para Campos (2009) é difícil a caracterização do término da adolescência, podendo começar com as reações psicológicas dos jovens e suas mudanças físicas da puberdade e se prolongar até uma razoável resolução de sua identidade pessoal.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Juventude – De acordo com Isidoro apud ariés (2006) é a idade em que a pessoa atinge sua plenitude e dura até os quarenta e cinco.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Senectude - Essa fase, está entre a juventude e a velhice.
As Idades da Vida segundo Ariés (2006)
Velhice - segundo alguns autores dura até setenta anos, e segundo outros, até a morte. 
Adolescência
Segundo Ariès (2006) O primeiro adolescente moderno típico foi Siegfried de Wagner: a música de Siegfried pela primeira vez exprimiu a mistura de pureza (provisória), de força física, de naturismo, do espontaneidade e de alegria de viver que faria do adolescente o herói do nosso século XX, o século da adolescência.
Esse fenômeno, surgido na Alemanha wagneriana, penetraria mais tarde na França em torno dos anos 1900. A ‘juventude’, que então era a adolescência, iria tornar-se um tema literário, e uma preocupação dos moralistas e dos políticos. (...) Daí em diante, a adolescência se expandiria, empurrando a infância para trás e a maturidade para frente (...) Assim passamos de uma época sem adolescência a uma época em que a adolescência é a idade favorita. Deseja-se chegar a ela cedo e nela permanecer por muito tempo. 
Conceito de adolescência
A adolescência segundo Osório (2002) é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano. Nela culmina todo o processo maturativo biopsicossocial do indivíduo.Os estudos da adolescência começaram a serem enunciados nos moldes atuais através da cultura e para compreendermos a adolescência não se pode estudar separadamente os aspectos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais. Eles são indissociáveis e é justamente o conjunto de suas características que confere unidade ao fenômeno adolescência. 
O primeiro estudo amplo sobre a psicologia da adolescência foi realizado por Granville Stanley Hall, em dois volumes clássicos, publicados em 1904.
BIBLIOGRAFIA
ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Guanabara, 2006.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da adolescência: Normalidade e Psicopatologia. 19 ed., Petrópolis: Vozes, 2009.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando