AVALIACÃO PARCIAL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
4 pág.

AVALIACÃO PARCIAL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento I375 materiais4.273 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Com relação à construção do número na perspectiva Piagetiana, leia as afirmativas abaixo: I. O número não é empírico por natureza, a criança o constrói através da abstração reflexiva pela sua própria ação mental de colocar coisas em relação; o conceito de número não pode ser ensinado, pois a criança o constrói por si mesma, pela sua capacidade de pensar; a adição não precisa ser ensinada, posto que a própria construção do número envolve a repetida adição deste. Cada criança constrói o número criando e coordenando relações. II. O objetivo da matemática é aprimorar o raciocínio das crianças, tornando-as mais capazes de refletir sobre sua realidade. A construção do número acontece gradualmente por partes ao invés de tudo de uma vez, o que leva anos para ser construído. A conservação, classificação e seriação são necessárias à construção da noção de número pela criança, sendo que essas estruturas bem trabalhadas na pré-escola possibilitarão à criança dispor de instrumentos intelectuais para compreender o conceito numérico e as operações como adição, subtração, divisão e multiplicação. III. O número é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo. A criança constitui o número em função da sua sucessão natural, e essa construção ocorre junto com as operações da lógica de classificação e seriação, ou seja, o número operatório é a síntese de duas entidades lógicas: da inclusão de classe e da ordem serial, que a criança elabora por abstração reflexiva. A construção do número também está relacionada aos princípios da conservação, que é uma condição necessária de toda atividade racional, inclusive do pensamento aritmético. IV. Piaget estava muito mais interessado naquilo que poderíamos chamar de prontidão para números do que nas realizações aritméticas como tais. Seu objetivo foi o de investigar e diagnosticar a evolução de capacidades relacionadas à noção numérica muito mais sutis e básicas do que aquelas envolvidas nas conhecidas operações elementares de contar, somar, subtrair, etc. Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	somente I.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702152554)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(IAMSPE/SP, 2012) Leia os seguintes itens
I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.
II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem, bem como o desenvolvimento de características físicas.
III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	II e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701035171)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Duas professoras ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, ao ensinar Ciências, adotam procedimentos metodológicos bastante diferenciados, conforme descrito a seguir. A professora A realiza as atividades experimentais sugeridas pelo livro didático e só aceita como resultados dos exercícios as respostas que o Livro do Professor apresenta, sob o argumento de que experimentos científicos só admitem uma resposta correta. A professora B realiza os mesmos experimentos propostos pelo livro, porém enfatiza a provocação de conflitos e a contraposição de ideias; os resultados são discutidos e comparados com os de outros experimentos realizados em sala de aula e com resultados de pesquisas recentes divulgadas pelos meios acadêmicos e pela mídia. Procura, ainda, aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. Partindo dos estudos de Vygotsky, analise as duas afirmativas:
I) A professora B teve a proposta mais condizente com a teoria vygotskyana, trabalhando a articulação dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos.
II) De acordo com Vygostky, cabe ao professor promover a articulação dos conceitos espontâneos da criança com os científicos veiculados na escola, de tal forma que, de um lado, os conceitos espontâneos possam inserir-se em uma visão mais abrangente do real, própria do conceito científico, e, de outro lado, os conceitos científicos tornem-se mais concretos, apoiando-se nos conceitos espontâneos gerados na própria vivência da criança.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701035229)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que responde corretamente ao conceito de assimilação na obra de Jean Piaget.
		
	 
	Incorporação de novas informações a uma estrutura cognitiva existente no sujeito.
	
	Modalidade de aprendizagem em que o sujeito adere ao objeto para melhor conhecê-lo.
	
	Incorporação de esquemas de conhecimento de outrem para melhor conhecer as teorias científicas.
	
	Modalidade de interação que constrói novos esquemas cognitivos para superar o desequilíbrio entre sujeito e o objeto de conhecimento.
	
	Conhecimento obtido através da cópia de um objeto ou assunto.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701246624)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	NA TEORIA DE APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, O FATOR MAIS IMPORTANTE DE APRENDIZAGEM É O QUE O ALUNO JÁ SABE. PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONCEITOS RELEVANTES E INCLUSIVOS DEVEM ESTAR CLAROS E DISPONÍVEIS NA ESTRUTURA COGNITIVA DO INDIVÍDUO, FUNCIONANDO COMO:
		
	
	CONDICIONAMENTO OPERANTE.
	
	CONDICIONAMENTO RESPONDENTE.
	 
	PONTOS DE ANCORAGEM.
	
	ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL.
	
	ESQUEMA.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702098541)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É na memória _____________ que estão "guardados" os episódios de nossa infância, as imagens de uma viagem que fizemos há muito tempo e os conhecimentos adquiridos na escola. Pode ser dividida em memória episódica, que diz respeito a experiências passadas, a episódios de nossas vidas (uma viagem, um momento triste, o primeiro beijo etc) e em memória semântica, que diz respeito aos conhecimentos não relacionados a tempo e espaço específicos. Trata-se de uma memória que não guarda momentos e sim fatos (o significado das palavras, os conhecimentos de biologia, as regras gramaticais de um idioma, símbolos etc)
		
	 
	declarativa
	
	icônica
	
	de trabalho
	
	sensorial
	
	complexa
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701665546)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No que se refere ao manejo do TDAH, percebemos que o sistema educacional deve se modificar para atender às particularidades dos alunos, como forma de respeitar a inclusão de alunos com déficit atencionais. Marque a alternativa que melhor responde a esse manejo.
 a. Favorecer a atividade do aluno preparando o trabalho de forma mais simples, com regras claras.
 b. Utilizar todos os tipos de recursos didáticos para organizar e desenvolver as tarefas.
c. Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
 Estão corretas:
		
	 
	Respostas a e b
	
	Todas as respostas
	
	Apenas a resposta a
	 
	Apenas a resposta b
	
	Respostas b e c
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701035438)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo