Buscar

Simulado V1 CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: CEL0355_SM_201410070123 V.1 
	  
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA
	Matrícula: 201410070123 
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 16/01/2017 18:57:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410775431)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física, como perspectiva de estudo, busca, em suas proposições no Curso de Pedagogia:
		
	
	Formar profissionais para dar aula de educação física escolar.
	
	Ratificar o conceito de que o papel da escola é o desenvolvimento cognitivo.
	
	Estabelecer conceitos que comprovem que o corpo não é um lugar de aprendizagem.
	
	Fortalecer a compreensão sobre a relação corpo e mente no ambiente escolar.
	
	Desenvolver ações que contribuam para formar profissionais de saúde e educação.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410165666)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção que podemos destacar como perspectiva de estudo da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física.
		
	
	Compreender o corpo humano como lugar de aprendizagem e integrar o corpo nesse mundo de exigências e de possibilidades.
	
	O estudo das brincadeiras no decorrer da educação básica.
	
	Estuda especificamente a cultura corporal de movimento que é objetivo da educação física escolar.
	
	Apresentar a ludicidade como forma de ensino aprendizagem apenas na educação infantil.
	
	Apresentar aos alunos o esporte como principal exercício de índice de qualidade de vida.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410655657)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No modelo atual da sociedade brasileira o corpo ocupa um lugar central na discussões sobre valores e estética. A escola é o local que deverá mediar estes diálogos e o professor de educação física é considerado o profissional capacitado para tal, contextualizando e aplicando vivências, brincadeiras, lutas e jogos de cada cultura. Este conceito pode ser entendido como a ¿compreensão do corpo humano como elemento histórico, repleto de significados e inserido num contexto social que lhe imprime diferentes valores, possibilitando atuações distintas¿. O conceito descrito acima está coadunado com a ideia chamada:
		
	
	Cultura Erudita.
	
	Cultura corporal.
	
	Cultura popular.
	
	Cultura de Massa.
	
	Cultura Hegemônica.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410647140)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que: 
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia. 
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta: 
		
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	As alternativas I, II, III estão corretas. 
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410797831)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Ao desenvolver um trabalho utilizando os diferentes conteúdos da cultura corporal o educador deve buscar a problematização dos diferentes saberes. O ato de refletir e debater sobre as diferentes práticas auxilia na formação de educandos: 
		
	
	críticos.
	
	céticos.
	
	dogmáticos.
	
	resistentes.
	
	competitivos.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410166346)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Os avanços no mundo do trabalho também geraram na sociedade pós-moderna o crescimento tecnológico que conseqüentemente influência o modo como pensamos e fazemos educação na atualidade. O professor de educação física hoje tem um grande desafio em função do fácil acesso que seus educandos possuem a formas diferenciadas de conhecimento. Podemos assim, no que se refere a sociedade capitalista e o uso da mídia, dizer que: 
		
	
	o saber é exposto pelos diferentes recursos tecnológicos pode gerar a ilusão de conhecimento e a fragmentação de idéias.
	
	o conhecimento midiático nos dá condição para compreendermos o que de fato acontece no mundo do trabalho.
	
	o conhecimento massificado do gera indivíduos mais conscientes e ativos quanto a seu papel social.
	
	o acesso à informação foi ampliado e consequentemente em todo o planeta esse acesso se dá de forma igualitária.
	
	o mundo globalizado com o auxilio da mídia faz com que os educandos reflitam criticamente e aprofundem seus conhecimentos.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201410650395)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Quais são as teorias pedagógicas consideradas por Demerval Saviani como "não críticas"?
		
	
	Higienista, Militarista e Tecnicista.
	
	Tradicional, Nova e Tecnicista.
	
	Psicomotora, Escolanovista e Reprodutora.
	
	Progressista, Liberal e Redentora.
	
	Libertadora, Libertária e Crítico social dos Conteúdos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410166298)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O fenômeno da globalização interfere diretamente nas práticas desenvolvidas pela escola, influenciando assim a forma como o educador compreende o sentido e o desenvolvimento de práticas corporais. Neste sentido, podemos afirmar que uma ação escolar alienante contribui para formar educandos com: 
		
	
	capacidade crítica e corpo fragmentado.
	
	mentes e corpos saudáveis.
	
	capacidade de conhecer o seu corpo.
	
	mentes atentas e corpos paralisados.
	
	mentes saudáveis e corpos belos.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201410650399)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Um profissional de educação física, no ambiente em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas na mídia impressa e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuário, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia. O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens. 
Considerando-se as alternativas do fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como o profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?
		
	
	Comparando as principais vantagens dos métodos de emagrecimento comumente divulgados nas revistas de grande circulação.
	
	Reconhecendo os conflitos de interesse existentes dentro do grupo em relação ao corpo e verificando a melhor maneira de harmonizá-los.
	
	Comentando as características de novos equipamentos esportivos destacadas pelas propagandas para a prática de exercícios.
	
	Debatendo vantagens e desvantagens das atividades corporais mostradas pela mídia associadas com o conhecimento de cada aluno.
	
	Identificando as barreiras que impedem os jovens de experimentar as práticas corporais que sempre aparecem na televisão.
	
	
	
	 10aQuestão (Ref.: 201410650397)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Como vivenciamos nosso corpo, temos a possibilidade de conhecê-lo, perceber suas variações no tempo e no espaço em que estamos inseridos. Abordar a temática do conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física pode contribuir para despertar novos sentidos e também para que os alunos descubram alguns segredos pessoais e da sociedade em que vivem. Analise as afirmativas abaixo, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
1. Durante as aulas de Educação Física, perceber semelhanças e diferenças entre os corpos pode colaborar para que os alunos reflitam sobre a sociedade em que estão inseridos, sobre suas singularidades e sobre as possibilidades de comunicação entre diferentes culturas.
2. Conhecer o próprio corpo também requer conhecer o corpo do outro, uma vez que não vivemos isolados no mundo.
3. Desenvolver essa temática nas aulas de Educação Física também poderá colaborar para que os alunos percebam que o conhecimento do corpo humano refere-se à sua polissemia, variações e imprevisibilidade.
4. O conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física poderá colaborar para a problematização dos preconceitos existentes na sociedade.
Assinale a alternativa correta. 
		
	
	V, F, V e F
	
	V, V, V e V
	
	F, V, F e V
	
	F, F, F e F
	
	V, V, F e F

Continue navegando