Buscar

RELATORIO PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA
PROFESSOR: DÉLIO DELFINO
ALUNOS: AMANDA SANTOS, GLICIA BRANDÃO, SHELDA GUSMÃO e TULIO ROLIM DE ALBUQUERQUE.
PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO E TRABALHO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 
O relatório compõe-se a partir de uma discussão pelo professor convidado e pela leitura do capitulo 17 “TRABALHO”- LIVRO PSICOLOGIAS AUTORA ANA BOCK, o convidado em sua fala procurou de forma suscita Alencar a teoria e pratica do psicólogo nas organizações.
Na maior parte de seu discurso, o mesmo compartilhou diversas experiências tanto da parte organizacional como do trabalho, nos esclarecendo que há também uma subjetividade diante destas demandas.
DEMANDAS OBSERVADAS 
O principal objetivo do psicólogo do trabalho e organizacional, é colocar a teoria da psicologia em prática, através de ações que fortaleçam o desenvolvimento dos trabalhadores e da empresa (CHIAVENATO, 2011, p. 104)
Ações essas que objetivem não tratar o sujeito de forma individualizada, mas focando no todo coletivo, criando assim um caráter dinâmico. Segundo Kurt Lewin, o sujeito terá um comportamento social derivado do conjunto de fatos. Tais fatos gerarão um campo dinâmico o qual é “o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico” (KURT LEWIN, 1936, apud. CHIAVENATO, 2011, p.112).
Uma característica apresentada durante a discursão, foi a influência do toyotismo como modelo na indústria atual no qual visa o lucro, trabalho sobre demanda e automação industrial, causando uma desqualificação em massa; gerando necessidades abusivas para com o sujeito, de segurança intima, de participação com contato humano, de autoconfiança, afeição e aceitação.
Por fim foi abordado o ambiente de trabalho adoecedor e suas consequências para o psiquismo humano, quais sejam: atitudes negativas, insatisfação, pessimismo, negação, rejeição dos objetivos, resistência, disforia, agressão, entre outras; não sendo cuidado, o sujeito poderá desenvolver doenças psicossomáticas, tal como “SINDROME DE BURNOUT”.
ANÁLISE CRÍTICA 
De acordo com o que foi estudado e comentado em sala analisamos que, houve evolução nas relações humanas, na qual o trabalhador passou a ser observado como capital humano, havendo uma “adaptação do homem à organização e vice-versa” (CHIAVENATO, 2011, p. 130).
Outro fator de suma importância é a neutralidade do profissional de psicologia dentro das organizações, pois hoje não se faz mais diferença entre trabalho intelectual e o trabalho braçal, havendo uma generalização de habilidades. Em função disso, abriu-se espaço para formações e treinamentos específicos do trabalhador, objetivando “as múltiplas funções”. (BOCK, 1999, p. 257).
Isto posto, fica evidente que nas relações corporativas atuais a psicologia do trabalho e organizacional vem atuando por meio de mediação nas relações laborais, facilitando o entendimento da relação “trabalhador – trabalho” e “empregador – trabalhador”, levando em consideração o espaço organizacional e as atividades nele realizadas. 
CONCLUSÃO
Tendo em vista o conjunto de informações expostas, há-se a demanda de ampliação profissional por parte da psicologia no meio organizacional, trazendo consigo a necessidade clínica para resolução de problemas na área emocional e ambiental da instituição. Entendemos assim que se faz necessária uma maior divulgação das entidades de apoio ao trabalhador com demandas psicológicas, exemplo: Cerest, comissões municipais de saúde mental, etc... 
Hoje em nossa comunidade, temos acesso as universidades que oferecem serviços escola para as instituições organizacionais e para o trabalhador destas instituições, focando na saúde do trabalhador. 
Por fim, o psicólogo organizacional e do trabalho deve ter uma prática direcionada a orientação política e à promoção da saúde da classe trabalhadora. Diante das demandas,
É necessário que os psicólogos, nesse contexto, tenham também conhecimentos que extrapolem os modismos e literaturas do discurso ideológico empresarial e aproximem-se das discussões da própria classe trabalhadora (COELHO-LIMA, 2011, p. 238)
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 - 6' reimpressão.
COELHO-LIMA, Fellipe; TORRES, Camila Costa. Reflexões sobre as políticas de gestão de recursos humanos. Cad. psicol. soc. trab.,  São Paulo ,  v. 14, n. 2, p. 227-240, dez.  2011.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172011000200006&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  24  mar.  2018.

Outros materiais