Buscar

Prova 1º Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE / CCT / UAF
DISCIPLINA: LAB. ÓPTICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO / FÍSICA EXPERIMENTAL II 
PROFESSOR: Pedro Luiz ( ) Lincoln Araújo ( ) Laerson Duarte 
PERÍODO 201.2 DATA 22 / 12 / 2012 Turma __________
ALUNO (A) ________________________________________________ MAT.____________
PRIMEIRA PROVA
QUESITO 1
Um objeto é colocado a 50 cm de uma espelho esférico côncavo de raio de curvatura 20 cm; a) Calcule qual distancia do espelho em que forma-se a imagem. b) Utilizando esta imagem como objeto para um segundo espelho com as mesmas características do primeiro, colocado a 60 cm do primeiro, calcule a distancia entre as imagens formadas. c) Construa graficamente as imagens e descreva as naturezas das imagens obtidas. OBS: Lembre-se a que equação de Gauss é válida para os espelhos esféricos utilizados.
QUESITO 2
Um objeto é colocado a 30 cm de uma lente convergente de raio de curvatura 30 cm produzindo uma imagem I1, utilizando esta imagem como objeto para um segundo lente, colocada a 50 cm da primeira com as mesmas características a) Faça um diagrama que representa a situação física descrita e calcule pela equação de Gauss,as posições das imagens. b) Descreva as naturezas das imagens em cada situação.c) Qual a distância entre as imagens?
QUESITO 3
Numa lâmina de faces paralelas de vidro de (n=1,50) imersa no ar (n=1) incide um raio de luz monocromático com ângulo de incidência de 45º. a) Faça diagrama da situação física descrita. b) Determine o ângulo de refração no interior do material. c) Determine o desvio lateral sofrido pelo raio luminoso após atravessar a lâmina.d) Determina o ângulo de refração na segunda face da lâmina, após o raio incidente atravessá-la totalmente.
QUESITO4
No experimento de difração, usamos uma grade para desviar diferentes comprimentos de onda em diferentes ângulos θ. Quando um feixe de luz monocromático incide em uma grade de difração com 500 fendas/mm, este feixe é desviado por um ângulo θ, obedecendo a condição de difração mλ=Dsenθ. Na figura abaixo, ilustramos um feixe de luz monocromático com comprimento de onda λ = 579 nm, atravessando uma grade de difração de 500 fendas/mm, e sofrendo um desvio de θ. a) Calcule o ângulo de desvio que sofre o feixe após atravessar a grade de difração. Sendo a = 14cm a distância entre a grade de difração e o anteparo, calcule e o desvio X sofrido por este feixe de luz no experimento e o ângulo de desvio θ.
�
θ
Anteparo
Feixe de Luz Monocromático
Grade
a
X

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando