Buscar

Questões discursivas - introdução a adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões discursivas – Introdução a Adm
A direção é uma das quatro funções da administração e está relacionada com todas as atividades organizacionais que envolvem a interação entre a administradores e trabalhadores. Descreva o que se entende por dirigir. Resposta: direção é o que se diz respeito a dar um rumo a empresa/organização juntamente com os colaboradores para ter um parametro. Siguindo um planejamento para obter o resultado desejado. Gabarito: Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum. Trata-se de uma tarefa desafiadora, uma vez que busca a harmonia em uma relação geralmente conflituosa: a compatibilidade entre os objetivos e interesses individuais com os objetivos e interesses organizacionais.
O controle tem como função manter o sistema organizacional dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. No entanto, existem três tipos de controle, o preventivo, o simultâneo e o posterior. Conhecendo como ocorrem estes três tipos de controle, mostre como eles acontecem em uma Indústria. Resposta: o preventitivo é aquele que antecede e preve algo antes que ele aconteça e desta o contorna evitando prejuizos a empresa. o posterior é aquele que visa rever os erros que ocorreu e desta forma pode-se evita-los no futuro. Gabarito: R. A indústria quando inspeciona suas matérias primas antes de utiliz á-las na fabricação dos produtos está utilizando o controle preventivo. O controle simultâneo ela executa quando supervisiona diretamente os trabalhadores da área de produção. E o controle posterior acontece quando ocorre a inspeção da qualidade dos bens já manufaturados.
Explique o am biente das organizações e suas variáveis, bem como a importância d e sua análisepara as em presas e pa ra os administra dores.Resposta:Gabarito:O ambiente organ izacional pode ser entendid o como o espa ço onde as empresas operam a fi mde alcançar seus objetivo s. Div ide-se em ambient e intern o (r ecursos internos com o te cnologiapessoas, capital, cultura, gestão etc) e externo. No ambiente externo se encontram avariáveis como legislação, cultura de uma região, política gove rnamental, econom iademografia, fornecedo res, comunidade, ongs, clientes, co ncorrentes, bancos, in vestidores etcRecenteme nte, o mercado atribui o n ome de "stakeholders " para esses g rupos de interess e quorbitam a orga nização. A i mportância e stá e m iden tificar opor tunidades e ame aças nambiente externo, assim como fortalecer as forças e minimizar as li mitações no ambie ntinterno
Para identificar e satisfazer as necessidades do cliente são necessárias informações que embasem as atividades do Marketing. Dentre essas informações destacam-se o conhecimento do próprio cliente, da concorrência e de outras forças que agem sobre mercado. Assim, em que consiste e qual a importância da Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado?
Resposta: Gabarito: A Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado é a ferramenta utilizada pela empresa para a sondagem permanente do mercado, visando conhecer as tendências de consumo, os anseios e necessidades dos clientes atuais e potenciais, os movimentos dos concorrentes, a expansão ou retração do consumo e outros aspectos que mostrem relevantes. A importância da Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado deve-se ao fato de que, sem uma pesquisa adequada, qualquer produto poderá fracassar no mercado por não estar de acordo com as necessidades e expectativas do consumidor.
A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento, para melhorar sua administração ela está pensando em departamentalizar; para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu o tipo funcional, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, uma agência de viagens. Quais seriam estas vantagens? Resposta: As vantagens da departamentalização por clientes é contar com funcionarios que conheçem ,bem as espectativas e as demandas dos clientes , atendimento pernalizado. Gabarito: R. As vantagens da departamentalização funcional é assegurar economias de escala e o uso mais eficiente de recursos, bem como alocar os recursos humanos em unidades organizacional de acordo com suas habilidades e aptidões.
As pessoas são fundamentais para a existência das organizações e o elemento humano é considerado fonte de vantagem competitiva para as empresas que sabem atrair, desenvolver e reter os melhores talentos. Um planejamento de recursos humanos eficaz garantirá que a organização possua as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando as funções que lhe foram destinadas. Assim, quais ações devem ser realizadas na elaboração do planejamento estratégico de recursos humanos? Resposta: Para ter este sucesso o ARH deve fazer uma boa seleção para recrutar um proficional conforme sua necessidade, deve dar um bom treinamento, fazer que que o elemento humano tenha sempre motivação para efetuar sua função na empresa, como ter seus beneficios, ser reconhecido proficionalmenete e ter oportunidades de promoções dentro da empresa. Gabarito: Determinar as necessidades de recursos humanos a partir da análise do quadro atual de colaboradores versus a necessidade futura, detectar eventual excesso ou escassez de colaboradores (considerando possíveis remanejamentos para outras áreas), definir as necessidades de treinamento e avaliar o impacto das novas tecnologias e das novas formas de organização do trabalho para o alcance das metas organizacionais.

Outros materiais