A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL educação ambiental e sustentabilidade

Pré-visualização | Página 2 de 3

Acesso em 06 jan. 2016.
Na manchete acima, é mostrada uma ação do Ministério Público Federal para conter o desperdício de água. Sobre isso, de acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir:
I. Evitar o desperdício de recursos naturais está no cerne dos preceitos apoiados pela produção embasada na ecoeficiência, pensando no uso consciente dos mesmos.
II. A reciclagem está entre os exemplos de mecanismos preconizados na ecoeficiência e, dessa forma, prioriza o melhor destino do lixo e materiais que poderão servir para outros serviços.
III. Dentre os objetivos da ecoeficiência, está a eficácia na produção de bens e serviços independente da redução no consumo de matérias-primas e energia.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
 Minha APOL(Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza)
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Considere a afirmação a seguir: 
“A aula é o lugar da concretização do ensino. É o momento em que o professor executa os procedimentos que havia preparado. Supostamente, um planejamento bem realizado deveria garantir o sucesso e a eficiência desse empreendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007. p. 34.
Tendo como referência o excerto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às aulas experimentais, coloque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As atividades experimentais que podem ser realizadas individualmente ou em grupo são fundamentais no ensino das ciências, pois, por meio desta prática, o aluno é estimulado a fazer observações,  comprová-las e tirar conclusões a respeito do fato observado.
II. ( ) As aulas experimentais, realizadas tanto em sala quanto em outro ambiente apropriado, são essenciais para despertar o interesse do aluno pelos conceitos científicos, tornando-os,  dessa forma, verdadeiros e concretos.
III. ( ) As atividades experimentais obrigatoriamente devem ser realizadas individualmente, pois, por meio dessa prática, o aluno terá facilidade na produção de novos conceitos.
IV. ( ) Muitas vezes as aulas experimentais tornam-se muito maçantes e desmotivadoras. Por esta razão, é necessário muito cuidado com as práticas realizadas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não existe um método único, aplicável a todas as ciências. A matemática e a lógica, por exemplo, têm características próprias, diferentes das demais ciências: fazem parte do que se convencionou chamar de ciências formais (que desenvolvem símbolos, teoremas e uma linguagem formal), em oposição às ciências empíricas ou factuais (que desenvolvem explicações para fenômenos observáveis)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 10. 
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, como é denominado o método em que a inteligência passa do conhecido ao desconhecido?
	
	A
	Dedução.
	
	B
	Indução.
	
	C
	Resultado.
	
	D
	Científico.
	
	E
	Experimental
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia o extrato de texto a seguir:  
“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 136. 
De acordo com as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre Ciência, é correto afirmar que:
	
	A
	Ciência, no singular, refere-se ao modo e a um ideal de conhecimento.
	
	B
	Ciência, no singular, refere-se às diferentes maneiras de realização do ideal de cientificidade.
	
	C
	Ciência, no singular, refere-se aos diferentes fatos investigados.
	
	D
	Ciência, no singular, refere-se aos diferentes métodos e tecnologias empregados.
	
	E
	Ciências, no plural, indica um modo ideal humano.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia a passagem de texto a seguir:
“Tanto as pesquisas sustentadas nas ciências sociais quanto nas ciências naturais têm como missão a busca pela verdade, sendo seus objetivos descrever, explicar e predizer com o intuito de fazer avançar o conhecimento em determinada área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, estudado nesta disciplina, no que diz respeito às ciências formais e às ciências factuais, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências formais se referem ao estudo das ideias, enquanto as ciências factuais, ao estudo dos fatos.
	
	B
	As ciências formais se referem ao estudo dos fatos, enquanto que as ciências factuais se referem ao estudo das ideias.
	
	C
	As ciências factuais constroem seus próprios objetos de estudo.
	
	D
	As ciências factuais preocupam-se com a demonstração de enunciados, números, símbolos e teoremas.
	
	E
	A ciências formais estudam os fatos que ocorrem ao nosso redor, seus significados e os processos pelos quais se desenvolvem.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Considere o excerto de texto a seguir:
“As principais atividades das ciências naturais consistem em descobrir como as coisas são e em justificar a razão de serem assim. As pesquisas que utilizam suas abordagens necessitam ser fiéis aos fatos observados além de ter certa habilidade para predizer futuras observações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Conforme estudado nesta disciplina, as ciências naturais devem capacitar o aluno para que este venha a utilizar os conceitos científicos em sua vida cotidiana, de modo que ele possa aplicá-los em diversas situações. A esse respeito, analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, o crescimento do senso comum e o declínio dos conceitos científicos.
II. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, a necessidade de se fazer a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
III. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que prescrevem a codificação genética.
IV. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que levam à formação de radicais livres.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.