Buscar

Responsabilidade e Solidariedade Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE 
A partir do pressuposto de que caso haja danos ou violação do dever jurídico o responsável deve responder e assumir as consequências, tem-se o conceito de responsabilidade. Segundo Faria (2014) nos casos do Empresário Individual e do Micro Empresário Individual tem-se a responsabilidade ilimitada, devido confusão entre patrimônio de pessoa física e pessoa jurídica, não havendo diferenciação patrimonial. Os bens pessoais e da atividade empresarial respondem pelos débitos, independentemente de sua dívida ou natureza. Apesar do cadastro CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) não se separam os bens da empresa e pessoais. Para que haja tal separação é necessário utilizar outra tipologia empresarial, como a EIRELI, na qual apesar de não haver sócios há a separação dos bens. 
A autora destaca ainda que cabe às duas tipologias a obrigação solidária, devido a unicidade de patrimônio, ou seja, a própria pessoa física ou natural, responde com seus bens pelas obrigações que assumiu, quer civis quer comerciais. Possui responsabilidade pelos atos de seu estabelecimento comercial, decorrendo desta responsabilidade a possibilidade de seus próprios bens pessoais responderem nos processos administrativos e judiciais. Não será o caso de redirecionamento dos processos (desconsideração de pessoa jurídica), já que seus patrimônios se confundem.
FARIA, Carolina Lemos de. O empresário individual e a responsabilização de seu patrimônio pessoal. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 12 dez. 2014. Disponivel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.51327&seo=1>. Acesso em: 31 mar. 2018.

Outros materiais