Buscar

Transtornos da comunica+º+úo-1 (p2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transtornos da Comunicação, Fala e Linguagem - (Transtornos formais do pensamento)
Pobreza da fala: Antes chamada pobreza do pensamento = fala lacônica = pessoa fala poucas palavras. Em geral, a mulher responde com mais e o homem com menos palavras. Ao ex id se a pessoa é lacônica pelo momento, ou se sempre foi assim.
	
Pobreza do conteúdo da fala: Pc fala mto e não transmite nenhuma msg. Pode ser uma característica cognitiva ou patológica (Alzheimer). 
Premência da fala: fala muito, sem parar, geralmente, em alto tom. Não se consegue interromper sua fala. Pode até ficar rouca. A psicomotilidade acompanha a premência (pc não consegue ficar parado ao falar). Pesquisar se está sob o poder de algum estímulo externo – drogas, por exemplo, ou se sempre foi assim.
Distração da fala: Toda modificação no ambiente é transportada para a fala. Não consegue fechar uma msg.
“tangencialidade”: Qdo se pergunta algo e a pessoa não é objetiva, não responde = indivíduo tangente. Deliberada x Proposital.
Descarrilhamento: mais ou menos acentuado, pc não percebe, fala uma coisa, depois muda para outro assunto do nada, mas este novo assunto não tem a ver com o falado anteriormente. (César Romero)
Incoerência: fala uma salada de palavras. Pensa, mas ao falar solta uma palavra atrás da outra. Pensar em FA com pc fazendo afasia de Wernicke; metástase cerebral.
“ilogicidade”: perde a capacidade de distinguir o real, parte de premissas verdadeiras, mas apresenta conclusões sem lógica. Ex.: Acha que é Cristo.
Assonância: fala palavras com fonética similar = chato, chatice, chatiação. Pc maníaco s/ tto ou esquizofrênico.
Neologismo: inventa novas palavras, comum em pcs com Alzheimer.
Metonímia: ao invés de usar palavras faz associações. 
Perda do objetivo: a pessoa vai descarrilhando, tangenciando. Começa a falar sem ter tido uma pergunta. Pode descarrilhar ao longo da fala.
“Perseveração”: fala sempre a msm coisa, se repete. Perseverança de uma palavra = prob de organicidade; perseverar no msm assunto = pobreza de cognição. Em esquizofrênico com perfil maníaco.
Ecolalia: repete exata// o que você falou. Ocorre no Alzheimer, retardo mental e S. catatônica. Barbosa.
Bloqueio: está falando, d repente pára, e depois volta a falar. Cças com ausência (peq mal). Pode-se induzir pedindo para que hiperventile. Muitas vezes, nem percebe o que aconteceu.
Circunstancialidade: pessoa prolixa, fala mto, detalhes que ñ precisam ser ditos. Lesão do lobo temporal.
Estupor: acinesia e mutismo. Mutismo acinético. Pc com encefalopatia, meningite herpética.
Torpor: coma alcoólico, sedação profunda.

Continue navegando