Buscar

revisão av2 tsp2

Prévia do material em texto

O que é um sonho, segundo Freud?
É uma tentativa de realização de desejo de forma alucinatória, segundo Freud, o sonho é a via régia para o inconsciente.
Quais os mecanismos de elaboração onírica ou formação dos sonhos?
A condensação, o deslocamento, a figurabilidade e a elaboração secundária. Os mecanismos de condensação e deslocamento são também conteúdo manifesto dos sonhos.
 Qual a função de censura? 
A censura divide o conteúdo inconsciente do conteúdo consciente. O conteúdo inconsciente se chama também conteúdo latente dos sonhos. O conteúdo consciente se chama também conteúdo manifesto dos sonhos. 
O que o processo primário? O processo primário é a forma de funcionamento do inconsciente. O inconsciente quer ou visa encontrar a satisfação para o desejo de forma imediata (mais rápido possível). O processo primário ou o inconsciente é guiado ou regido pelo principio do prazer que quer o prazer imediatamente. Ex: Estou com fome e sonho que estou comendo um bife com fritas, acordo e continuo com fome. 
O que é o processo secundário? 
O processo secundário é a forma de funcionamento do consciente. O consciente visa ou quer encontrar a satisfação para o desejo de forma a mais duradoura possível. O processo secundário é guiado pelo principio de realidade que é capaz de adiar o prazer até encontrar um objeto adequado no mundo externo para obter a satisfação. Ex: Estou com fome, saio para comprar carne e batatas, volto para casa, cozinho e daí como meu file com fritas. Encontro uma satisfação mais duradoura para satisfazer o desejo
O que os mecanismos de elaboração onírica visam? 
Esses mecanismos visam disfarçar o desejo inconsciente para ele passar pela censura. A censura fica mais fraca enquanto eu durmo e assim o desejo tenta entrar na consciência como sonho. 
Como os mecanismos de elaboração onírica funcionam?
Condensação: (3 maneiras: omitindo determinado elemento; permitindo; combinando) O conteúdo manifesto é menor do quer o conteúdo latente. O contrário nunca acontece. Pode ocorrer de diferentes formas. Com o ocultamento de alguns acontecimentos do sonho latente, permitindo alguns fragmentos do conteúdo latente no sonho manifesto ou combinando vários elementos do conteúdo latente num único elemento do conteúdo manifesto.
Deslocamento: (Obra da censura dos sonhos) Também é obra da censura dos sonhos. Substitui elementos do conteúdo latente por outros mais remotos que funcione em relação ao primeiro com uma simples alusão e acentua um acontecimento de menos importância, como forma de descentralizar o de importância.
Figuração: (Transformação dos pensamentos dos sonhos em imagens)  Seleção e transformação dos pensamentos do sonho em imagens, ou pensamentos.
Elaboração Secundária: (Faz com que venha como uma historinha boba) Modificação do sonho, a fim de que ele seja mais coerente e compreensível, perdendo sua aparência de absurdidade.
Por que esqueço os sonhos quando acordo?
Por que quando acordo a censura fica mais ativa e me faz esquecer o sonho mandando de volta o desejo para o inconsciente. 
Qual a tese de Freud sobre a sexualidade humana? 
Que a sexualidade humana não visa a reprodução em primeiro lugar, mas visa em primeiro lugar o prazer. Que a sexualidade humana não é determinada pela maturação biológica e inicia na adolescência ou vida adulta, mas ela é um desvio da necessidade biológica e inicia desde a infância buscando o prazer . Que a sexualidade humana não tem u m roteiro fixo como o instinto sexual animal, mas ela pode ter vários caminhos e objetos. Freud a denomina essa variedade de formas de obter prazer da sexualidade humana de perversa polimorfa. A primeira forma de satisfação da sexualidade humana é o autoerotismo. 
 O que é autoerotismo? 
Primeira forma de satisfação da pulsão sexual é obtida no próprio corpo. Através da boca e da função de chuchar o peito ou a chupeta. O objeto do autoerotismo é uma zona erógena (a boca, por exemplo) e porque fica numa parte do corpo e é um objeto parcial. 
 Quais as formas de autoerotismo? 
Oral, anal, fálico. 
 Qual a zona erógena da fase oral? 
A boca. A fase oral inicia com o prazer de chuchar mas se desdobra para várias formas de prazer. O beijar, o prazer comer, degustar alimentos, o prazer de fumar, roer unhas etc... 
Quais os objetos da fase anal e fálica? Cite uma forma de satisfação anal e fálica. 
Fase Anal (zona erógena o ânus) forma de satisfação defecar ou reter as fezes. Fase Fálica (zona erógena os órgãos genitais) forma de satisfação se masturbar. 
Autoerotismo é superado durante o desenvolvimento? 
O autoerotismo não deve ser a única forma de obtenção de satisfação, pois é um desperdício, não cria vínculos com objetos fora do corpo da própria pessoa e não cria uma historia. Ela pode ser um tempero, mas não o prato principal da sexualidade adulta, pois seria uma forma de sexualidade muito pobre e sem emoção.
Qual a montagem da pulsão? 
A fonte (organismo), a meta (satisfação), a pressão (constante) e o objeto (variável).
 Qual a definição da pulsão? 
Conceito limite entre o somático e o psíquico, é o representante psíquico que nasce no interior do organismo e chega ao psiquismo. 
 Quais os destinos da pulsão? 
1º - Recalque (funda o psiquismo dividido entre consciente e inconsciente). 
2º - Sublimação (transforma a meta e o objeto da pulsão dando um novo destino mais nobre à pulsão). 
3º - Transformação no contrario; 
4 º - Retorno para a própria pessoa (transforma alvo ativo em alvo passivo - sadismo em masoquismo).
O que é pulsão sexual?
É o desvio do instinto.
Defina conteúdo manifesto e conteúdo latente:
Manifesto: é o objeto literal real do sonho
Latente: Esconde verdades do nosso desejo inconsciente, pode ser interpretado pelo paciente, pelo conteúdo manifesto. É suprimido e escondido pela mente subconsciente, a fim de proteger o indivíduo de pensamentos e sentimentos que são difíceis de lidar.
Quais são os 3 ensaios?
1° Ensaio: Os perversos (aberrações sexuais)
2° Ensaio: A sexualidade infantil
3° Ensaio: A puberdade(fase genital)
O que a psicanálise estuda? E qual seu método?
O funcionamento da vida psíquica, o inconsciente. Método interpretativo.
Função da hipnose era de:
Por sugestões, remeter o paciente ao seu passado, de modo que ele encontre o fato traumático e produza a ab-reação
Diferencie ID, EGO E SUPERGO:
Id: impulsivo, reservatório das pulsões, já nascemos com o id, princípio do prazer. Ex.: ñ vá à aula
Ego: “eu”, consciente e inconsciente, regido pelo princípio da realidade. Ex.: quem vai fazer av2 sou eu
Superego: “super eu”, vem de dentro pra fora, bússola do sujeito, serve para controlar pulsões do id. 
Formação reativa afirma o contrário do que sente.
Por que Freud e Charcot romperam?
Porque Freud fez associação direta entre histeria e sexualidade.
O que é histeria?
Uma doença que escapa as mais penetrantes investigações anatômicas; uma doença feminina e masculina
O que é recalque?
Um mecanismo de defesa do eu como qualquer outro em Psicanálise
Defina pulsão de vida e pulsão de morte?
A pulsão de vida seria representada pelas ligações amorosas que estabelecemos com o mundo, com as outras pessoas e com nós mesmos, enquanto a pulsão de morte seria manifestada pela agressividade que poderá estar voltada para si mesmo e para o outro. 
Freud descreve como estados catárticos o que seu mestre, Breuer, induzia nos pacientes através da hipnose, um meio de contornar as censuras estabelecidas pelo superego, e propiciar aos enfermos da mente a possibilidade de reviver seus traumas e, assim, superá-los. Com o tempo, porém, Freud substituiu este método pelo da associação livre de idéias, a ‘cura pela palavra’.

Continue navegando