Buscar

GD1 Farmacocinética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GD1- Farmacocinética
Quais os mecanismos pelos quais uma droga hidrossolúvel é absorvida?
Transporte passivo por canais hidrossolúveis.
2- Faça os cálculos da distribuição das formas ionizada e não-ionizada do ácido fraco Fenilbutazona (pka = 4,4) entre os seguintes compartimentos: Fórmula: pKa= pH + log [HA]/[A]
a) conteúdo estomacal (pH= 1,4) e plasma (pH= 7,4). Não ionizada
b) conteúdo intestinal (pH= 5,4) e plasma (pH= 7,4). ionizada
c) Considerando os achados acima qual será a direção da movimentação do fármaco entre os compartimentos? 
No caso da letra A o Fenilbutazona tenderá a ir para o plasma, já que está em maior quantidade não ionizada e é um ácido fraco. No caso da letra B, o Fenilbutazona permanecerá no conteúdo intestinal, pois está em maior quantidade na forma ionizada não sendo possível passar para o plasma.
3- Discuta os vários fatores que podem alterar o Vd de uma droga. 
O fatores que podem influenciar o Vd são: o pH e o pKa do fármaco e do local onde será administrado, do plasma e do tecido-alvo; afinidade pelo tecido, pode ficar acumulada nos tecidos que tem maior afinidade; fluxo sanguíneo no local administrado; ligação com proteínas plasmáticas que farão com que seja necessário maior quantidade de fármaco para alcançar o tecido-alvo; local administrado; presença de outros fármacos podendo ocorrer inibição e até competição. 
4- Discuta como e quando a modificação do pH urinário poderia ser de utilidade terapêutica no tratamento de intoxicação por uma droga de natureza ácida.
 A reabsorção de fármacos no túbulo pode ser inibida ou intensificada pelo ajuste do pH urinário de acordo com a necessidade juntamente com a mudança do fluxo urinário. No caso de uma intoxicação por uma droga de natureza ácida é necessário saber a natureza da substância, se é ácido fraco ou forte, para então utilizar uma substância que fará com que ela seja excretada na urina, sendo filtrada e sem ser reabsorvida. Se for um ácido fraco, é necessário uma substância que torne a urina alcalina para que a droga seja filtrada e não seja reabsorvida e aumente o fluxo urinário para diluir a droga. 
5- Considerando um fármaco com ampla faixa terapêutica, cinética de 1 ordem e dose única, Discuta: "Dobrando-se a dose de uma droga a duração do seu efeito não será necessariamente dobrada".
 Correto, pois a velocidade de metabolização do fármaco é diretamente proporcional a concentração do fármaco livre. 
6- Discuta como os valores do Vd e do clearence corpóreo total interferem com o valor da meia vida plasmática de uma droga.
 O valor de meia vida é o tempo em que a concentração de um fármaco chega a metade no plasma, sofrendo influencia dos valores de Vd que podem aumentar o tempo de meia vida nos casos de obesidade e liquido patológico e diminuir em casos de envelhecimento, pois há diminuição da massa muscular. 
No caso da depuração ela diminui a meia vida quando a biotransformação está aumentada, devido a maior ação de enzimas e aumenta a meia vida em casos de diminuição da biotransformação e doenças do paciente, como insufiência renal, hepática e cardíaca.
 
7- Faça uma lista de fatores fisiopatológicos que podem alterar o valor do t 1/2( de uma droga.
 Insuficiência renal, hepática e cardíaca, todas diminuem a taxa de depuração. 
8- Discuta a influência do “tamanho” da dose e do intervalo posológico sobre a concentração plasmática média e sobre a flutuação dos níveis plasmáticos de uma droga.
 Para se manter um fármaco em nível terapêutico é necessário manter uma dose de forma que sua concentração plasmática esteja entre o tóxica e subterapeutica, para isso é preciso dar uma dosagem correta em um intervalo de tempo continuo para que o fármaco mantenha seu efeito, levando em consideração a via administrada, a biotransformação e eliminação e, ainda o uso de outro fármaco podendo ser inibidor ou competidor pelos sítios ligantes. 
9- Determinado fármaco Y (capaz de produzir analgesia) foi administrado a dois diferentes indivíduos (1, 2), na mesma concentração (dose capaz de inibir completamente a dor). Os indivíduos, no entanto, haviam sofrido os processos de indução e inibição enzimática, respectivamente, anterior à administração do fármaco Y. Discuta as afirmativas abaixo dizendo se são verdadeiras ou falsas e justifique a sua resposta.
O indivíduo 1 apresentará analgesia satisfatória Falsa, estando as enzimas induzidas elas iriam “atacar” mais o fármaco Y, sendo necessário uma dosagem maior para passar pelas enzimas e chegar ao sítio alvo e realizar seu efeito.
O indivíduo 2 apresentará diminuição da analgesia Verdadeira, as enzimas inibiram o fármaco de exercer sua função, podendo terem ligado ao fármaco Y impedindo que ele estivesse livre para chegar até o tecido-alvo e combater a dor.
10- Marque a alternativa INCORRETA:
a) A via oral requer a cooperação do paciente V
b) A via retal apresenta absorção variável V (usado para produzir efeito local ou sistêmico, mas a absorção após a administração não é confiável )
c) A via sublingual não apresenta metabolismo de primeira passagem V
d) A via endovenosa apresenta absorção variável F
e) A via endovenosa apresenta maior biodisponibilidade do que a via oral V
11- Quais fatores podem influenciar a absorção de fármacos?
 Via de administração, fluxo sanguíneo no local administrado, concentração do fármaco, solubilidade, pH, interação com os alimentos, etc.
12- Em relação ao metabolismo dos fármacos, comente: O fármaco inativo pode ser transformado em um metabólito ativo.
 Sim, alguns fármacos se tornam farmacologicamente ativos após passar pelo processo de biotransformação, nesses casos estão inativos até serem metabolizados para que não haja dano em sua composição, podendo fazer seu efeito após metabolizado. 
13- É INCORRETO afirmar sobre a excreção renal: (1,0 pt) ?
a) A maior parte dos fármacos é excretada por via renal V
b) Quanto maior a ligação á proteínas plasmáticas, menor a filtração glomerular V
c) Pode haver competição entre fármacos no processo de secreção tubular ativa V
d) As substâncias hidrossolúveis sofrem grande reabsorção tubular F
e) A alcalinização da urina aumenta a excreção de substâncias ácidas V
14- Diga se esta certo e justifique:
a) Quanto maior o coeficiente de partição óleo/água maior o volume de distribuição.
b) Quanto mais curta a meia-vida, mais rapidamente se alcança a concentração máxima constante. 
c) Quando um fármaco é administrado em um intervalo menor do que a sua meia-vida ocorre acúmulo de fármaco no organismo. Verdadeiro, podendo ocorrer intoxicação, mas leva-se em consideração a quantidade de fármaco que está sendo absorvido e eliminado.
d) A administração de uma dose de ataque aumenta a concentração plasmática máxima constante. 
e) Na cinética de primeira ordem a taxa de metabolismo da substância independe da sua concentração. Errado, na cinética de primeira ordem o metabolismo é proporcional a concentração de fármaco livre.
f) Na cinética de ordem zero, a taxa de metabolismo de uma substância é constante e diretamente proporcional à concentração da substância. Certo, a velocidade do metabolismo permanece constante com o tempo e uma quantidade constante do fármaco é metabolizada por unidade de tempo. 
g) Quanto maior o Vd de um fármaco, maior a sua meia-vida. Verdadeiro, pois o fármaco precisará de mais tempo para ser absorvido
h) O ciclo êntero-hepático aumenta a biodisponibilidade de alguns fármacos. Certo, no ciclo o fármaco é metabolizado e depois volta a sua composição ativa, criando um “reservatório” do fármaco presente no organismo, prolongando sua ação.

Outros materiais