avaliaçao virtual 1
5 pág.

avaliaçao virtual 1


DisciplinaEnsino de Matemática na Educação Infantil125 materiais2.379 seguidores
Pré-visualização1 página
Av1 - PED - Lic - Ensino de Matemática na Educação Infantil
1)
Um dos principais teóricos que investigou o desenvolvimento infantil e suas particularidades foi Jean Piaget. Biólogo de formação, Piaget teve interesse no estudo sobre como os indivíduos se desenvolvem, o que proporcionou a construção de sua teoria chamada de Epistemologia Genética.
Com base nos principais conceitos que fundamentam a teoria de Piaget, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(  ) Na teoria proposta por Piaget, existe uma relação direta e uma interdependência entre o processo de construção do conhecimento com a inteligência e a aprendizagem.
(  ) A aprendizagem é caracterizada como a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, o que o conduz a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.
(  ) A assimilação corresponde ao processo pelo qual o indivíduo elabora novos esquemas, ou modifica os esquemas já existentes, visando a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.
(  ) A acomodação refere-se ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, fato este que não ocasiona em mudança nos esquemas.
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:
Alternativas:
a)
V \u2013 F \u2013 V \u2013 F.
b)
V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
c)
V \u2013 V \u2013 F \u2013 F.
Alternativa assinalada
d)
F \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
e)
F \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
2)
De acordo com a teoria proposta por Jean Piaget, dois processos são essenciais para que ocorra o desenvolvimento cognitivo do indivíduo: a assimilação e a acomodação, os quais estão diretamente associados aos esquemas presentes na estrutura cognitiva de cada indivíduo.
Com base na Epistemologia Genética de Piaget, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. Os esquemas são estruturas que sofrem modificações em função do desenvolvimento cognitivo, os quais se tornam cada vez mais refinados à medida que o sujeito torna-se mais apto a generalizar os estímulos.
II. O desenvolvimento cognitivo ocorre quando o indivíduo é colocado diante de estímulos provenientes do meio, possibilitando que o mesmo realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.
III. Jean Piaget desenvolveu sua teoria com o objetivo de compreender os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.
IV. As atividades biológicas e intelectuais podem ser consideradas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
3)
Devido à faixa etária e nível de desenvolvimento, podemos dizer que as crianças que estão frequentando a Educação Infantil, em sua maioria, podem ser classificadas na categoria correspondente ao estágio pré-operatório, segundo a teoria proposta por Piaget.
Com base nas características desse estágio, na concepção de Jean Piaget, analise as seguintes afirmações:
I. A reversibilidade é um processo associado à capacidade de perceber que uma ação pode ser avaliada a partir de dois aspectos simultaneamente: o processo em seu sentido usual e o mesmo processo realizado em sentido oposto ao usual.
II. O egocentrismo é considerado como a capacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro sujeito, considerando e valorizando apenas seus pontos de vista.
III. A característica denominada antitransformadora refere-se à dificuldade de compreensão do estado e do significado das transformações de um para outro estado.
IV. As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular ao geral, sem considerar as outras particularidades, apesar de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.
Em relação às afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
e)
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
4)
O estudo da teoria proposta por Piaget, dentre outros, possibilita a realização de reflexões que podem auxiliar na compreensão do papel do professor, proporcionando uma fundamentação que permita a organização do trabalho docente em sala de aula visando contribuir com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.
Considerando as particularidades do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(  ) A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, desvinculada da prática social, possibilitando a compreensão das relações existentes entre os conceitos teóricos que a fundamentam.
(  ) O ensino de Matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.
(  ) Na Educação Infantil, a criança deve ser alfabetizada matematicamente de modo a construir gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base na construção de conhecimentos matemáticos referente às etapas posteriores.
Com base nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:
Alternativas:
a)
V \u2013 F \u2013 V.
b)
V \u2013 F \u2013 F.
c)
V \u2013 V \u2013 F.
d)
F \u2013 V \u2013 V.
e)
F \u2013 F \u2013 V.
Alternativa assinalada
5)
Um dos elementos mais importantes da teoria proposta por Piaget é a identificação de períodos de desenvolvimento cognitivo, a partir dos quais é possível identificar características comuns aos sujeitos que os integram. Piaget propõe a construção de quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes pode ainda ser subdividido em subestágios.
Em relação ao estágio pré-operacional e seus subestágios, complete as lacunas das seguintes afirmações para que se tornem descrições corretas a respeito das diferentes faixas etárias que compõem o estágio em questão:
I. A faixa etária __________ corresponde ao período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.
II. Na faixa etária __________ a criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.
III. Na etapa correspondente à faixa etária __________ percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.
Assinale a alternativa que apresenta as expressões que completam corretamente as lacunas das afirmações apresentadas:
Alternativas:
a)
I \u2013 de 2 a 4 anos; II \u2013 de 5 anos e meio a 7 anos; III \u2013 de 4 a 5 anos e meio.
b)
I \u2013 de 4 a 5 anos e meio; II \u2013 de 5 anos e meio a 7 anos; III \u2013 de 2 a 4 anos.
c)
I \u2013 de 5 anos e meio a 7 anos; II \u2013 de 4 a 5 anos e meio; III \u2013 de 2 a 4 anos.
Alternativa assinalada
d)
I \u2013 de 2 a 4 anos; II \u2013 de 4 a 5 anos e meio; III \u2013 de 5 anos e meio a 7 anos.
e)
I \u2013 de 4 a 5 anos e meio; II \u2013 de 2 a 4 anos; III \u2013 de 5 anos e meio a 7 anos.