Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta Políticas Educacionais uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta - Políticas Educacionais 
QUESTÃO:
1. A educação em sua base possui influência direta da Lei de Diretrizes e Bases e da Constituição Brasileira. Desta forma, podemos salientar que é necessário o envolvimento de vários elementos para que a educação seja desenvolvida. Assim, disserte sobre os elementos que compõem o sistema educacional e sua função.
RESPOSTA ESPERADA:
A educação brasileira possui esta estrutura pois tem como sua base a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – interligada com a Constituição Brasileira. Na Constituição Brasileira, está previsto que a educação é dever do Estado, sendo apresentado no Artigo 205 da Constituição. Já na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o dever da educação é em primeira instância da família, conforme está detalhado na LDB 9.394/96, em seu artigo segundo. Os elementos que compõem o sistema educacional são: a esfera Federal, Estadual, Distrito Federal e Municipal, cabendo a cada um desenvolver programas ou projetos que, a partir da esfera federal, possam ser aplicados para a melhoria e a garantia de qualidade do nível educacional. Além da qualidade de ensino, estão envolvidos aspectos como a valorização do profissional da educação, aos alunos é dado o direito/liberdade de aprender, buscar a pesquisa e divulgação da cultura, entre outros.
QUESTÃO:
2. A Educação Básica está organizada a partir da Constituição Federal e possui suas finalidades. Sua estrutura está assim definida conforme a Carta Magna. A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desta forma, disserte sobre as três modalidades apresentadas.
RESPOSTA ESPERADA:
A Educação Infantil ocorre até os quatro anos de idade, um direito que a criança possui. Ela não é ainda obrigatória, no sentido de efetivar a matrícula, ficando aos pais a opção de realizá-la ou não. A competência é do município dentro desta modalidade.
O Ensino Fundamental ocorre do primeiro ao nono ano e é de competência do Estado e do município. Nesta modalidade de ensino, a criança passa a desenvolver de maneira mais ampla suas habilidades. E ao professor cabe ser o mediador e auxiliar na construção do conhecimento.
No Ensino Médio, a responsabilidade é do Estado. Nesta modalidade, o estudante recebe uma formação em que ele possa dar continuidade a seus estudos no Ensino Superior e desenvolver também habilidades relacionadas ao trabalho.
QUESTÃO:
3. Toda escola necessita de uma organização. Esta organização denota uma forma diferenciada de gestão.  Para existir uma organização, é necessário existir uma gestão adequada. A instituição escola também necessita de gestão. Assim, disserte sobre como a instituição escola deve ser organizada.
RESPOSTA ESPERADA:
A instituição escola, para ser organizada, necessita de gestores e demais profissionais que estejam preparados para assumir suas funções e trabalhar coletivamente. Na atualidade, os trabalhos não podem ser mais vistos de maneira individualizada. Não que tudo seja no coletivo, mas a maior parte das ações deverá ser compartilhada com os demais colegas. Mesmo que se tenham profissionais dos mais diversos escalões, todos devem participar ativamente do desenvolvimento dos programas e projetos que envolvam a instituição. A educação é um mecanismo que necessita de organização. São grupos, instituições que buscam, de forma conjunta, objetivos predeterminados. Quando falamos em escola, estamos nos referindo não somente ao diálogo entre os pares, mas também ao conjunto de normas e diretrizes que auxiliam na estruturação organizacional da instituição. Estas leis, normas, diretrizes são importantes, pois nos dão condições de realizar trabalhos com objetivos definidos e nos orientam nos demais setores e necessidades educacionais, seja em nível profissional ou de desenvolvimento pedagógico na escola. É importante ressaltar que, além desta estrutura organizacional, os profissionais que compõem esta instituição precisam de uma equipe voltada à ética, à autonomia e à participação.

Outros materiais