Buscar

TCC Introdução e Conclusão Nicolle da S. Souza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna – Nicolle da Silva Souza 
Matrícula: 201402060092
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘’ A PRISÃO CIVIL DO DEVEDOR DE ALIMENTOS.’’
O objetivo dessa pesquisa é esclarecer os aspectos mais relevantes acerca do instituto da prisão civil do devedor de alimentos, o método de abordagem utilizado foi o indutivo, onde foram analisadas legislação aplicável, jurisprudências e pesquisa bibliográfica.
O motivo de escolha do tema, foi por estar dentro do ramo de Direito de Família, matéria a qual me identifiquei muito, além de ser um assunto que levanta tantos questionamentos quanto a sua eficácia no ordenamento jurídico brasileiro.
No primeiro capitulo tratará especialmente dos alimentos, seu conceito, natureza jurídica, destacando os seus pressupostos essenciais, suas características e sua classificação quanto à finalidade.
O segundo capítulo destina-se a demonstrar a obrigação alimentar como um todo, no âmbito de direito material e direito processual, bem como os requisitos formais para a execução de alimentos. Analisa-se ainda as modalidades existente de execução.
Finalmente, o terceiro capítulo abordará sobre a prisão civil do alimentante, suas peculiaridades, aspectos constitucionais e pontos contraditórios como os prazos fixados na legislação, o juízo competente para a decretação da prisão civil, os remédios jurídicos apropriados para a defesa do devedor, além de analisar o instituto do princípio da dignidade da pessoa humana.
CONCLUSÃO:
Esta monografia teve como finalidade a verificação das parcelas que ensejam a execução sob pena de prisão. Primeiramente, buscou-se, destacar a obrigação alimentar, com o intuito de verificar suas classificações e características.
Posteriormente, procurou-se estabelecer o advento da obrigação alimentar e relacioná-la aos seus meios executórios. Após análise doutrinária acerca da obrigação alimentar, observou-se a prisão civil em seu aspecto histórico com o objetivo de verificar o surgimento do instituto e a sua introdução no ordenamento jurídico brasileiro, bem como as parcelas que ensejam sua decretação.
Verificou-se que o alimentado pode se fazer valer da legislação vigente para ver adimplido seu crédito, que prevê o desconto em folha, o desconto em aluguéis e outros rendimentos, e a execução que pode seguir o rito da execução por quantia certa ou execução sob pena de prisão.
Através da pesquisa realizada, retoma-se a hipótese elencada: 1) A pensão alimentícia constitui um dever do alimentante e um direito do alimentando quando comprovado os pressupostos essenciais da obrigação alimentar; 2)Existem meios nos quais se executam as obrigações alimentares sendo eles: execução mediante desconto em folha de pagamento; execução mediante prestações cobradas de alugueres e outros rendimentos do devedor; a execução por expropriação e a execução por coerção pessoal, e 3) constatou-se que a prisão civil pode ser decretada diante da obrigação não adimplida estabelecida judicialmente, sem que haja uma justificativa plausível.
Após análise doutrinária e jurisprudencial acerca da prisão civil, confirmou-se a hipótese levantada de que as parcelas que ensejam a prisão civil as últimas do ajuizamento da ação, mais as que se vencerem no curso do processo, até o efetivo pagamento.
Por fim, a prisão civil por dívida alimentar somente é adequada como forma de compelir o adimplemento da obrigação, quando o devedor recalcitra voluntária e imotivadamente a sua satisfação, quando inexiste justificação, e quando os argumentos levados nos autos não podem ser discutidos em sede de execução.

Outros materiais