Buscar

Conhecimento, Habilidade e Atitude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O conceito do C.H.A.
Os pilares mais conhecidos da competência são:
Conhecimento: é o saber adquirido, ou seja, para o indivíduo é a compreensão de conceitos e técnicas que são necessários para atingir seus objetivos e que são adquiridos através de diferentes recursos, desde a simples observação, leituras, um treinamento realizado e sua própria formação acadêmica.
Habilidade: é o saber fazer ou poder fazer, ou seja, para o indivíduo representa a sua aptidão em atividade prática para o desempenho de sua missão e está associada à capacidade de produzir a partir do conhecimento adquirido, a experiência prática e o aprimoramento progressivo das aptidões desenvolvidas com o tempo e a experiência.
Atitude: é o ser ou querer fazer, ou seja, para o indivíduo é a decisão consciente e emocional de seu modo de agir e reagir no dia-a-dia em relação a fatos e outras pessoas de seu ambiente.
Exemplos:
Desafios para empresas e funcionários
Cada etapa do CHA precisa ser analisada com atenção por empresas e funcionários. Os três pilares precisam andar juntos e o potencial de cada um deles necessita do empenho da empresa e do próprio funcionário.
O conhecimento, por exemplo, é adquirido por cada funcionário, mas ele só cresce se for compartilhado. Neste caso, cabe à empresa encontrar formas de difundir todo o conteúdo, instigando mais e mais colaboradores a buscarem informação.
A habilidade é outro grande desafio, uma vez que nem sempre o planejamento e a execução são desenvolvidos pela mesma pessoa. Para minimizar ruídos a comunicação entre os funcionários envolvidos em um projeto precisa ser clara e contínua. Dessa forma, quem planeja acompanha de perto a execução e quem executa consegue ter o respaldo direto de quem elaborou o conteúdo das tarefas.
Por fim, temos a atitude. Há muitos casos de profissionais que dominam o trabalho de maneira exemplar, mas não conseguem dar o primeiro passo para tornar tudo isso palpável. Ou seja, falta atitude. Esse ponto precisa ser observado pelas empresas, pois muitas vezes a atitude pode estar ligada à motivação.
Como podemos perceber, o conceito de CHA não é um conceito novo, mas sua forma de aplicação precisa ser planejada com atenção. Dessa forma, empresa e funcionários estarão satisfeitos e alinhados na busca por resultados verdadeiramente efetivos.
Aplicação na gestão de projetos
Do que adiantaria a equipe de um projeto complexo contar com um profissional graduado em Engenharia se ele nunca exerceu ou praticou, de fato, os conhecimentos assimilados durante o tempo de universidade? Provavelmente, haverá sim um conhecimento expressivo, mas sem habilidade prática!
O fato é que só o C sem o HA não se traduz em competência. Da mesma forma, se esse mesmo engenheiro estiver engajado em um projeto de pesquisa de uma empresa, mas não demonstra características imprescindíveis, como dedicação, vontade, criatividade e tantos outros atributos para trazer inovações ou descobrir novos processos, ele também não será considerado competente, pois o CH sem o A também não é completo.
O gerente de projetos deve estruturar seus processos de avaliação e desempenho da equipe levando em consideração todo o conjunto: conhecimento, habilidade e atitude. Quando se deixa de lado algum desses critérios, chega-se à inadequada avaliação e ao desenvolvimento deficiente de profissionais, uma vez que o resultado inevitavelmente apresentará lacunas.
Implementação do CHA
Implementar o CHA é um trabalho árduo, pois estrutura competências de forma consistente, envolvendo esforços de muitos profissionais. Aí entra não só o gerente de projetos, mas também toda a equipe de recursos humanos!
O melhor método para captar e organizar as bases de aprendizagem, o processo metodológico e as necessidades de treinamento é recrutar, capacitar e desenvolver talentos, garantindo assim a obtenção dos resultados esperados. Quer visualizar melhor essa aplicação do CHA e sua correlação na escolha da metodologia de treinamento de uma equipe de projetos? Então veja como obter resultados efetivos em três passos simples:
• Conhecer/conscientizar (ministrar treinamentos) = conhecimento = saber
• Arriscar/experimentar (desenvolver ações de coaching) = habilidade = saber fazer
• Praticar/utilizar (estruturar processos de motivação) = atitude = querer fazer
Desenvolver adequadamente essas três diretrizes nos colaboradores da empresa cria uma cultura de relevância para todas as vertentes, tornando a equipe muito mais eficiente e proporcionando não só resultados individuais, como também o sucesso coletivo.

Continue navegando