Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Olá, querido(a) aluno(a), tudo bem?
Chegou o momento de você participar da nossa atividade contextualizada.
Desde a mudança no comando do governo federal em 2016, reformas significantes estão sendo colocadas em prática pelo governo Temer. Dentre tais reformas, uma das mais impactantes e controversas é a mudança no modelo do ensino médio, que dentre outras ações, lança a Base Nacional Comum Curricular – BNCC que será o novo conjunto de orientações para nortear os currículos adotados nas escolas, públicas e privadas, de todo o país. No entanto, muitas vozes contrarias a esta mudança tem apontado diversas incongruências não apenas na forma de implementação (por Medida Provisória - MP sem discussão com às bases) bem como em seu conteúdo, que, segundo seus críticos, por exemplo, aprofunda os estudos profissionalizantes/técnicos em detrimento de disciplinas com viés mais crítico, humanístico, como sociologia e filosofia. Abaixo temos dois depoimentos antagônicos sobre esta mudança, a partir deles, dos seus conhecimentos e de pesquisas exponha, em no mínimo 30 linhas, a sua opinião acerca do novo ensino médio.
“...a reforma faz com que os estudantes sejam divididos entre aqueles que vão ter acesso a um ensino propedêutico e aqueles que vão ter acesso a um ensino técnico de baixa qualidade...” declaração do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara à revista Carta Capital em 09/02/2017.
“...É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho... a MP é uma tentativa importante de melhorar o ensino médio. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular...” posicionamento de Cleverson Lino Batista, professor de filosofia, ética e sociologia, em entrevista à revista Exame em 15/outubro/2016.
A educação no Brasil tem passado por várias mudanças, muitas delas tem surtido efeitos maravilhosos, uma delas são as formas de ingresso nas instituições de Ensino Superior que alargaram suas portas permitindo que alunos ingressem através de bolsas. Esse alargamento é muito importante para o aprimoramento e aperfeiçoamento do ser humano crítico. Mas para chegar a uma universidade o cidadão passa pelas fases iniciais da educação, e como ter uma mente aberta para a escolha da profissão da vida se não conhecer antes as tecnologias de cada módulo ou disciplina no Ensino Médio?
Em relação a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se define como “um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, vem tratar exatamente sobre a questão de que o estudante deve ser formado basicamente por conhecimentos, competências e habilidades para estar preparado para o mercado de trabalho. Logo, o ensino não será desvalorizado ou diminuído, temos exemplos de que o estudante, que tem ou não recursos para estudar, pode por conta própria avançar em seus estudos, ele não se priva do conhecimento.
A BNCC tem como finalidade orientar os currículos de todas as unidades federativas do país, auxiliando na elaboração de propostas pedagógicas, formação de professores e em um item que também é muito importante que é a construção do material didático, com o auxílio de educadores e da sociedade. Analisando os comentários feitos por Cleverson Batista e Daniel Cara, percebe-se que há discursos que estão na contramão da finalidade da BNCC, e se for analisar o dinamismo que existe na sociedade brasileira, pode-se deduzir que de fato o material didático utilizado no sul não serviria tanto para os estudantes do norte, ou seja, para que aconteça a formação integral do cidadão, a BNCC deve buscar recursos diferenciados para preparar o cidadão de cada região para atuar principalmente em sua região. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular.Documento Homologado pela Portaria n. 1.570, publicada no D.O.U de 21 de Dezembro de 2017, Seção 1, Pág. 146. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>

Continue navegando