Buscar

AD1 DE PORTUGUES 3º

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a Distância 1 – FEVEREIRO/2018
Disciplina: Língua Portuguesa 2
Coordenadora: Cláudia Andrade
Nome: Vânia Santos de Oliveira Dutra
Matrícula: 17112080415
Polo: Angra dos Reis
	
	
	
	Retângulo: Cantos Arredondados: Caro(a) aluno(a),Antes de responder as questões, observe as seguintes instruções:• discuta suas dúvidas com os tutores;• preste atenção ao que é solicitado no enunciado das questões;• procure não deixar nenhuma questão em branco;• apresente respostas com consistência teórica, busque apoio no seu material didático e nas obras citadas nele;• utilize a modalidade padrão da língua, reconhecidamente a mais adequada a textos científicos, em textos claros, coerentes e coesos.Embora discutidas no grupo de estudo e na tutoria, as respostas devem ser individuais e de autoria do aluno que assina a prova.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A unidade 1 do nosso curso contempla os seguintes conceitos: linguagem, língua, língua como estrutura, usos da língua: a produção de sentidos e as funções da linguagem. Muitos desses conceitos já foram discutidos em LP1. Aqui buscaremos utilizá-los em situações de ensino, de forma que consigamos verificar a sua compreensão no fazer pedagógico. Usaremos como base para a avaliação o texto “ O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL” , disponível na aula extra 1. As dicas de como fazer o plano de aula encontram-se no texto “Como aprendi a fazer planos de aula”, da revista Nova Escola
 
Questão única (10 pts)
 
“O trabalho na área de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental do CAp-UERJ tem como objetivo central a formação de alunos leitores e bons usuários da língua escrita e da língua oral. Entretanto, o alcance desse objetivo não é tarefa simples, requer um trabalho sério e sistemático, haja vista que o desenvolvimento da compreensão leitora e da competência textual constitui um processo complexo. Para tanto, organizamos uma rotina de trabalho que privilegia as situações de leitura, produção de texto, análise linguística, bem como situações de uso formal da língua oral em situações públicas, aquelas a que os alunos têm menos acesso espontaneamente.” (ANDRADE e BODÊ, 2009)
 
Considerando os conceitos que já trabalhamos, crie uma aula para trabalhar com um dos gêneros sugeridos: conto de fadas, fábula ou crônica. Seu plano de aula deve privilegiar a perspectiva de formação do aluno-leitor, com base nos princípios do dialogismo propostos por Bakhtin. Siga o modelo proposto abaixo.
 
Plano de aula de Língua Portuguesa          
Série: 2º ano do ensino fundamental
Tema: A fábula do Patinho Feio
Gênero escolhido: Fábula
Textos escolhidos: https://www.metaforas.com.br/infantis/2004-07-04/o-patinho-feio.htm
Justificativa da atividade(teórica):
Essa é uma atividade muito importante para que a criança possa assimilar o processo leitura – escrita, através do vídeo que será exibido na sala de aula, vai atrair aos alunos, aproximar a sala de aula do seu dia a dia, das linguagens de aprendizagem. O vídeo tem como objetivo mudar a postura dos alunos em geral, mostra a história de um patinho que foi excluído do ninho por ser feio, que ao final da história mostra que não é um patinho feio mas um lindo cisne.
Descrição da atividade:
Trabalhar o processo leitura – escrita usando o lúdico, fazendo com que ele reflita e interprete a fábula observando a relação dos valores morais da história.
Num primeiro momento os alunos assistirão o dvd com a história do Patinho Feio;
Após assistirem todo o vídeo, o professor os levará a pensar na moral da história, comentando um pouco sobre a aparência que nem sempre é o que importa, mas sim o interior das pessoas e que temos que respeitar as diferenças de cada um.
Mesmo após os alunos assistirem o vídeo, será dada distribuída aos alunos uma folha com o texto da fábula do Patinho Feio que será lida pelo professor e acompanhada pelos alunos.
Logo após a leitura o professor ira fazer questionamentos orais com os alunos e serão feitas as seguintes perguntas:
*Como era o último patinho que saiu do ovo?
*O que a mãe dele achou?
*Como as outras aves tratavam o patinho?
*Como o patinho se sentia?
*Diante de tudo o que o patinho resolveu fazer?
*Vocês acham que todas as pessoas são iguais
Objetivos;
Trabalhar através do lúdico a leitura, escrita, compreensão e interpretação de textos
Duração;
4 horas
Desenvolvimento;
Será feita uma dinâmica com os alunos com o objetivo no final de uma reflexão sobre valores morais.
Serão distribuídas fitas com algumas palavras para serem colocadas na cabeça dos alunos as quais deverão ser seguidas pelos colegas que lerem, exemplo: aperte minha mão, abraça – me, beije – me, deixe - me, e somente um aluno ficará com a faixa a qual está escrito deixe -me, esse não será procurado, será o patinho feio, o professor dará o sinal de que pode começar a brincadeira e essa criança será a única que não será procurada, e ao final dessa dinâmica a criança deverá contar como se sentiu sendo discriminado e deixado de lado.
Recursos e materiais necessários;
Avaliação;
Os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho durante as atividades propostas, produções individuais e coletiva e envolvimento nas tarefas.
Fontes: (coloque aqui os links para os textos selecionados)
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15015
http://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/planos-de-aula/o-patinho-feio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais