Buscar

FISIO DO IDOSO 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201303786678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os idosos têm propensão a quedas quando realizam higiene pessoal, vestem-se, sobem escadas, transferem-se de uma cadeira para a cama ou vice-versa. Com relação ao ambiente, deve o cuidador:
		
	
	não deixar o idoso alimentar-se sozinho.
	 
	estar constantemente de braço com o idoso.
	
	manter o idoso na sua cadeira ou cama.
	
	organizar a casa e treinar o uso de equipamentos auxiliares à marcha.
	
	escolher sempre o que o idoso vai vestir.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201303786578)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de paciente com história de síncope, é importante a pesquisa de hipotensão ortostática. Recomenda-se medir a pressão arterial após 5 minutos na posição supina e 1 a 3 minutos após assumir a posição ortostática. Caracteriza hipotensão ortostática:
		
	
	Redução de 20 mmHg na pressão sistólica e diastólica iniciais, na presença de sintomas.
	
	Redução de 30 mmHg na pressão sistólica inicial e 10 mmHg na pressão diastólica inicial.
	
	Presença de sintomas de tontura, independentemente de queda da pressão arterial.
	 
	Redução superior a 20 mmHg na pressão sistólica inicial, independentemente de sintomas.
	
	Redução da pressão sistólica abaixo de 80 mmHg.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201303786610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	
	hemiplegia por AVE.
	 
	parkinson
	
	amiotrofia espinal
	
	corea
	
	espondilite anquilosante
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201303786659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. José, 60 anos, sedentário, se aposentou e parou de trabalhar. No inicio da sua nova vida tudo era muito interessante. Passeava na orla, reunia os amigos e já não tinha mais tempo para nada. 6 meses depois começou a perceber dores nas coluna vertebral e procurou um médico que diagnósticou de imediato problemas posturais e solicitou exames complementares. Após densitometria óssea diagnósticou osteoporose. Percebe-se neste caso alterações de envelhecimento:
		
	
	natural
	
	diferenciado
	
	ortopédico
	 
	patológico
	
	gerontológico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201303786667)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alterações anatômicas e fisiológicas próprias do envelhecimento natural. Caracterizado por perda progressiva da capacidade de homeostase, onde o idoso responde mais lentamente e menos eficazmente às alterações ambientais, devido a uma deterioração dos mecanismos fisiológicos, tornando-se mais vulnerável. Estamos falando do envelhecimento em relação a:
		
	
	Transição epidemiológica
	
	Envelhecimento quaternário
	
	Cronologia
	
	Senilidade
	 
	Senencência

Continue navegando