Buscar

DIDATICA.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702772340) O nascedouro do Curso de pedagogia é a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" concebida por Francisco Campos, na qual figurava um Instituto de Educação como unidade especial para formação pedagógica. O Curso organizado por Francisco Campos tinha como objetivos:
I - Preparar trabalhadores e intelectuais para o exercício das altas finalidades culturais de ordem desinteressada ou técnica.
II - Preparar candidatos para o magistério do ensino secundário, normal e superior.
III - Realizar pesquisas nos vários domínios de cultura que constituiam objeto de ensino.
IV - Realizar atividades de extensão visando a transformação econômica do país.
Estão CORRETAS as alternativas:
 Certo	I, II e III
2a Questão (Ref.:201702869140) A pesquisa deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, sendo um componente constitutivo tanto da teoria quanto da prática pedagógica. A prática da investigação sistemática no Curso de Pedagogia da UNESA favorece a formação discente para a atuação do professor com atitude de pesquisador, o que significa formar um profissional que busca: I. a autonomia II. a reprodução de conhecimentos III. o aprofundamento da relação teoria/prática IV. a discussão coletiva sobre suas experiências V. a reflexão crítica sobre a sua própria prática Assinale a opção correta:
 Certo	somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras;
	3a Questão (Ref.:201702389490) A disciplina de pesquisa e prática em educação defende que o discente de pedagogia necessita durante sua formação construir uma prática investigativa, estimulando assim, o processo de leitura e análise constante dos conhecimentos existentes. Neste sentido, o que se espera é que o discente durante sua formação construa uma atitude de professor e pesquisador. Diante do exposto podemos elencar algumas ações que caracterizam o uso da pesquisa como base para formação e atuação profissional de um educador.
	 Certo	Problematizar a prática educativa visando fomentar a discussão sobre a realidade em que está inserido.
	4a Questão (Ref.:201702965994) O trabalho como princípio pedagógico deve estar alicerçado:
	 Certo	a) Na preservação e sustentabilidade do planeta, assim como na construção de relações solidárias e humanas;
 5a Questão (Ref.:201702319200) ¿É na Alemanha, com efeito, que se opera a grande transformação da universidade, voltando a ser o centro de busca da verdade, da investigação e da pesquisa: não o comentário sobre a verdade existente, não o comentário sobre o conhecimento existente, não a exegese, a interpretação e a consolidação desse conhecimento, mas a criação de um conhecimento novo, que iria inspirar as culturas nacionais. A sociedade estava se transformando, a pesquisa ia voltar a essa universidade até então toda debruçada sobre o passado, para projetá-la para o futuro¿. (Anísio Teixeira,1989; 81,82). A prática docente envolve dentre muitas ações o ato de pesquisar, o fazer científico. Neste sentido podemos afirmar que fazer ciência significa:
 Certo	produzir conhecimento
	6a Questão (Ref.:201702727327) Analise as assertivas:
A diferença determinante da filosofia de Agostinho da filosofia que já havia sido estruturada pelos gregos era exatamente a conciliação de fé e razão.
Porque Agostinho não aboliu o uso da razão: a fé não substitui nem elimina a inteligência, mas por outro viés, essa última é estimulada e promovida pela fé.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
 Certo	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
7a Questão (Ref.:201702866058) As considerações destacadas pelo pesquisador Libâneo (1999) sobre a história da educação colonial brasileira, afirmam que: "(...) quando atingirmos a percepção da sociedade como um todo na participação ativa da construção de uma sociedade para todos, a inclusão não será apenas um direito Constitucional, mas uma realidade motivada pela efetiva transformação social(...)", estão coadunadas com a teoria
 Certo	Educação como transformação da sociedade.
	8a Questão (Ref.:201702319196) A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX decorreu da introdução de novas máquinas, como também, de novas relações de trabalho (sistema fabril) com a introdução da divisão social do trabalho, da introdução de novas técnicas agrícolas, do desenvolvimento dos transportes (navio a vapor, rodovias e ferrovias), do desenvolvimento de novas fontes de energia (carvão, petróleo e eletricidade) e um deslocamento da população do campo para a cidade para servirem de mão de obra barata para o desenvolvimento da indústria capitalista. Os novos tempos também influenciaram na forma de pensar e organizar a educação superior no Brasil e no mundo, gerando uma formação acadêmica que pressupunha o acesso à cultura:
	 Certo	Científica
	9a Questão (Ref.:201702829548) A lei nº 5540/68, a Reforma Universitária trouxe grandes mudanças para o cenário universitário no país. A estrutura da universidade, que passou a ser uma exigência para o funcionamento dos cursos superiores, assentou-se no tripé ensino-pesquisa ¿ extensão. Entre as medidas mais relevantes da lei podemos apontar: I-	Sistema de Créditos; II- Sistema Documental III-	Vestibular Unificado; IV-	A cátedra foi extinta e criou-se a carreira docente. Está correta a alternativa
 Certo	I,III,IV;
10a Questão (Ref.:201702907900) O mundo pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) acabou levando à polarização de duas forças antagônicas em termos de uma estrutura política, econômica e social: de um lado, o capitalismo liderado pelos Estados Unidos e, por outro lado, o comunismo liderado pela União Soviética. Este período ficou conhecido também como:
	 Certo	Período da Guerra Fria

Continue navegando