Buscar

Plano de Aula Intervenção I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA NÚMERO I
 Observação Co participação X Intervenção
	Data: 16/03/2018
	Horário:07:00 às 08:30(manhã)
	Ano: 03º Turma: A
	Nº de alunos: 28
	Tema da aula: Conceito fundamental: Aspectos Brincadeira de Bets 
	Conteúdo: Roda Inicial 45
Vivencia 45 minutos 
	Objetivo: Ensinar a história e regras do jogo e por sua vez vivenciar colocando em pratica.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 
02 Tacos 01 bolinha de tênis 02 garrafas pets enchidas com pedrinhas Giz Quadra Coberta 
	Procedimentos didáticos:
Roda Inicial:
Iniciamos colocando os alunos em roda para explicar como surgiu, significado, regras básicas, equipamentos usados.
Primeiramente explicamos sobre como surgiu o bete-ombro, também conhecido como bete, bets, tacobol, bets-lombo, taco ou jogo de taco, é um esporte que descende do críquete. O objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os tacos no meio do campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária, assim se trocando de posição com a equipe lançadora. Existem várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o jogo foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam críquete nos porões do navio durante a viagem de trava dos oceanos. Uma possível origem do nome betes seria quando a expressão "at bat". Para "bente-altas", como é chamado em partes de Minas Gerais, a expressão seria derivada de "bat's out".
Em seguida passamos a mostrar os equipamentos usados no jogo são necessários dois tacos, dois alvos e uma bola pequena. Os tacos, também chamados de bets, são geralmente feitos de madeira e são planos, seu tamanho varia, tendo aproximadamente entre 70 e 80 cm de comprimento. Os alvos são constituídos de um tripé de madeira que é facilmente derrubado com o impacto da bola. Popularmente os alvos de madeira são substituídas por garrafas ou latas em caso de perda ou desgaste do material. A bola é feita de borracha e tem o tamanho próximo ao da bola de tênis. Assim como os alvos pode ser substituídos por objetos do cotidiano, a bola pode ser trocada por uma bola de tênis ou uma "bola de meia". Não existe equipamento de proteção próprio para este esporte.
E finalizamos a nossa explicação como jogar o betes, cada casinha é sepada por uma distancia de 20m. Uma circunferência de 60cm de diâmetro é desenhada em volta de cada casinha. Cada jogador da dupla que está com o “betes” fica posicionado em uma casinha, e devem rebater a bola, sendo que durante o tempo que a dupla adversaria corre atrás da bola a que rebateu pode ficar trocando de lado do campo, sempre batendo os tacos no meio da quadra encostando o taco na circunferência da casinha, fazendo assim um ponto para cada vez que encostar os tacos. O ponto só é válido se os jogadores após baterem os tacos alcançarem a circunferência da casinha, Se a dupla que correu atrás da bolinha derrubar a “casinha” ou “queimar” os que estão com os “betes”, ou seja, acertar a bolinha nos rebatedores antes de voltarem a suas respectivas casinhas esta dupla ganha os “betes”. O jogo se encerra quando a equipe que tem o “betes” somar 24 pontos. 
Vivência: Passamos então para prática, ajeitamos o local, pegamos os equipamentos, dividimos em duplas e começamos a brincar.
	Avaliação: Objetivo atingido nessa aula explicar corretamente e vivenciar a brincadeira do betes uma vez que todos os alunos participaram dessa brincadeira se divertindo muito e criando uma coordenação motora excelente e também aprendendo uma brincadeira diferente para passar para seus amiguinhos e desenvolver também em casa com seus pais e avós.

Outros materiais