Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS trabalho

Prévia do material em texto

Administração de Novos Negócios
Aula 1
Globalização e mudanças
O padrão de vida e qualidade de vida dependem dos esforços conjuntos das empresas, do governo e das organizações sem fins lucrativos. Essas organizações devem sua existência a espíritos empreendedores, que pensaram no bem-estar da comunidade.
Toda empresa é uma organização, mas que nem toda organização é uma empresa. As organizações podem ser com fins lucrativos (Empresas) ou sem fins lucrativos.
Organizações
Formalmente constituída, possui normas e regulamentos, hierarquia, cultura organizacional, recursos, pessoas ocupando cargos e etc.
As organizações não possuem, necessariamente objetivo de lucro.
Empresas
As empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo é lucro.
Ambiente das organizações
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes;
Ambiente é o universo que envolve a organização;
Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, elas precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas (sistemas abertos);
Ambiente externo das organizações
Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influência. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
Ambiente interno
Acionistas, alta administração, colaboradores
Ambiente específico
Comunidade, clientes, produtos substitutos, concorrentes, fornecedores
Macro ambiente
Cenário legal, cenário ecológico, cenário cultural, cenário mercadológico, cenário social, cenário político, cenário demográfico, cenário sindical, cenário tecnológico, cenário econômico.
Fatores provocadores ou facilitadores de mudança
Economia, Legislação, Tecnologia, Inovações e Comportamento dos usuários.
Globalização
-Rompimento das barreiras entre países;
-Mercados mais exigentes;
-Margens de lucros mais apertadas;
-Busca de diferencial competitivo;
-A globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças.
Avaliando o aprendizado
I-As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com a macro ambiente e com microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do micro ambiente:
Concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras
II-Um dos tópicos mais abordados nos dias atuais é a Globalização, que significa o aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando um cliente cada vez mais exigente. Assinale a alternativa que apresenta uma caraterística deste novo consumidor:
O cliente quer encontrar o que deseja a ser bem atendido
III – Pedro e Antonio, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e sua recuperação, mais impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
Exploração de hobbies
Aula 2
Escolha do negócio
Negócios são iniciados quando empreendedores desenvolvem ideias para novos produtos ou serviços. Não são apenas os produtos de alto conteúdo tecnológicoque têm potencial para o sucesso.
Se um empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças.
Fatores críticos para o sucesso de novos produtos
Pesquisa adequada de marketing
Atendimento de uma necessidade
Grande vantagem do produto
Qualidade e preço adequado no lançamento
Escolha dos canais corretos de distribuição
As vantagens competitivas são atributos do produto ou serviço, oudas empresas que os fornecem, que motivam a preferência do mercado ou do cliente, criando diferenciais que proporcionam ganho físico ou psicológico para o consumidor, permitindo à empresa superar os competidores estabelecer sua marca e fortalecer sua identidade.
O empreendedor também deverá entender se o segmento ou ramos de atividades que escolheu é controlado por organizações dominadoras e que têm capacidade de definir as regras do mercado através de monopólios e cartéis.
Quando se considera a possibilidade de adquirir um negócio já existente, deve-se dar atenção a três aspectos essenciais: histórico da empresa e perspectivas; patrimônio e operações em andamento e preço da compra.
Menos inovador, mas não menos empreendedor, é aquele que compra um negócio existente sem plano de mudar as operações correntes. Para tomar a decisão mais acertada, o empreendedor deve analisar as vantagens e desvantagens desse tipo de operação.
Empresa tradicional
É uma entidade econômico-administrativa que tem finalidade econômica.
Empresa familiar
É uma iniciativa que tem objetivo de melhorar a condição socioeconômica de uma família, dividindo entre os seus componentes as tarefas e os benefícios, e gerando com o passar do tempo uma série de questões mais complexas do que a simples administração de uma atividade comercial ou industrial.
Franqui ou franchising
O franqueador é o detentor da marca e do método de trabalho licenciado de terceiros.
Escritório doméstico ou home Office
É o trabalho profissional realizado em casa.
Cooperativa
É a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência é constituída para prestar serviços às pessoas que se associam a ela, precisando de um número mínimo de 20 pessoas.
Avaliando o Aprendizado
I-São exemplos de organizações: templos religiosos, fundações, cooperativas, condomínios, organizações não governamentais, associações, etc. As ONGs, organizações sem fins lucrativas, são conhecidas como organizações pertencentes a que setor?
Terceiro setor
II-Qualquer negócio está sujeito a riscos, nenhuma ideia ou oportunidade é garantia de sucesso comercial, mas, na avaliação de novos negócios, devem-se considerar, segundo Maximiano (2006), os seguintes aspectos: viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno. Quando se questiona os seguintes pontos: I-qual o preço que seria aceito pelos clientes?II-qual o alcance dos seus canais de distribuição?III-existem máquinas, instalações e equipamentos para produção? Esses questionamentos estão relacionadosaos seguintes aspectos:
Viabilidade de mercado; viabilidade de produção e concorrência
III-Aponte a opção que expõe os pontos importantes que deverão ser considerados em todas as etapas do projeto (Plano de Negócios)
Pesquisa e atualização
Aula 3
Conjuntura Econômica
Ambiente econômico saudável
O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado, Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo.
Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro.
Carga tributária justa
O governo podediminuir os riscos dos novos negócios por meio da redução da carga tributária, gerando impostos mais compatíveis com o mercado. O excesso de tributos estrangula e afugenta os empreendedores, que procuram as condições mais favoráveis para o retorno do investimento.
Estabilidade legal
As constantes mudanças na legislação e o funcionamento da Justiça tornam o ambiente ameaçador para o empreendedorismo. Uma legislação clara, estável e que contemple os empreendimentos nascentes é componente essencial de um ambiente econômico favorável aos investimentos nos negócios.
Facilidade de obtenção de crédito e juros baixos
Não só é necessário que haja linhas de crédito para novos empreendimentos com juros mais baixos, com a burocracia não pode causar impedimentos na sua obtenção.
Condições do ambiente econômico
O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura de mercado e conjuntura global.
Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio: crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
Crescimento econômico: um dos principais fatores econômicos que influenciam o desempenho das empresas é o crescimento econômico ou a mudança no nível geral da atividade econômica. A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o PIB, que é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo.
Inflação ou deflação: a inflação representa um aumento geral do nível de preços de produtos e serviços em certo período de tempo, diminuindo o poder aquisitivo dos compradores. A deflação, por outro lado, é um declínio substancial no nível geral de preços de bens e seriços, significando que o poder aquisitivo da moeda aumentou.
Taxas de juros: os empreendedores devem estar sempre atentos às tacas de juros, pois elas determinarão o quanto se pagará por um empréstimo e os rendimentos do empreendimento, sendo um fator determinante na viabilização dos negócios.
Avaliando o aprendizado
I-Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo Governo. Assinale uma condição negativa criada pelo Governo:
Carga tributária injusta
II-existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser dotado.
Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo
III- é a ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento, sendo este o primeiro estágio de planejamento. Assinale a opção que completa a assertiva apresentada.
A análise swot
Aula 4
Planejamento e estratégia
O planejamento determina antecipadamente quais objetivos devem ser alcançados e como proceder para a atingi-los. Ele busca basicamente um método para sistematizar o processo de decisões e projetar ações enfrentar situações futuras.
Faz-se necessário, na nova economia, o uso e aplicação de estratégiasdinâmicas, que tenham o conhecimento advindo da informação como elemento principal do processo de formulação e implementação de estratégias. O sucesso da estratégia está na sua aplicabilidade.
Planejamento estratégico – processo contínuo de determinação da missão e objetivos da empresa no contexto de seu ambiente externo e de seu pontos fortes e fracos internos, formulação das estratégicas apropriadas.
Estratégia – estratégia significa fazer escolhas claras sobre como competir. Não se pode ser tudo para todos, não importa o tamanho do negócio ou a profundidade do seu bolso.
Uma organização é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Dessa forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, é preciso que monitore constantemente e se antecipe aos conhecimentos.
Visão
Estado ou situação altamente desejável de uma realidade futura, considerada possível, descrita de forma simples e objetiva e compartilhada possível, descrita de forma simples e objetiva e compartilhada por todos os usuários da instituição.
Objetivos estratégicos
Os objetivos são resultados desejados ou estados futuros que a empresa pretende alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos. Os objetivos estratégicos detalham as estratégias, definindo os resultados mais importantes desejados pelo empreendedor, e fornecem o roteiro para as pessoas agirem.
Depois de implementar e executar as estratégias, o empreendedor deverá monitorar e controlar se tudo funcionou conforme o planejado.
O monitoramento e o controle devem ser feitos com base nos indicadores de desempenho usados para definir os objetivos estratégicos da empresa (KPIs, ou seja, key performance indicators).
Avaliando o Aprendizado
I-Estado ou situação altamente desejável de uma realidade futura, considerada possível, descrita de forma simples e objetiva e compartilhada por todos os usuários da instituição, sendo baseada nas aspirações e valores fundamentais para uma organização, visualizando o que será e como estará a empresa no futuro e orientando seus colaboradores na tomada de decisão reflete o conceito de:
Visão
II-Planejar consiste em tomar os seguintes tipos de decisões:
Definir o objetivo (ou objetivos); definir um ou mais cursos de ação e definir meios de execução.
III-De acordo com conhecimento sobre Análise SWOT assinale a opção correta:
I-ameaças e fraquezas estão localizadas no ambiente externo.
II-oportunidades e ameaças estão localizadas no ambiente externo.
III-forças e oportunidades estão no ambiente externo.
IV-forças e fraquezas estão localizadas no ambiente interno
2 e 4 são verdadeiras
Aula 5
Organização da empresa
Considera-se que, para executar os planos e atingir os objetivos, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas de maneira lógica. A função de organizar consiste em: dividir o trabalho, determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados; agrupar as atividades em uma estrutura lógica; nomear as pessoas para sua execução; distribuir e alocar os recursos necessários; e coordenar e integrar todos os esforços.
São as tarefas principais necessárias para realizar os objetivos da empresa, divididas em Suprimentos, Operações, Marketing e Vendas, Finanças e Recursos Humanos. A coordenação dessas funções especializadas é o papel do administrador ou gestor geral.
Marketing e vendas
O objetivo desta função é estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes e abrange atividades como:
Desenvolvimento de produtos – criação de produtos e serviços;
Distribuição – desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda;
Recursos humanos (Gestão de Pessoas)
O objetivo desta função é encontrar, atrair ereter as pessoas de que a empresa precisa. Seus componentes são os seguintes:
Planejamento de mão de obra: definição da quantidade de pessoas necessárias para a empresa e competências que elas devem ter;
Capacitação: aprimoramento do potencial e das competências das pessoas;
Administração de pessoal: registro de pessoal, manutenção de arquivos e prontuários, contagem de tempo de serviço, folhas de pagamento e administração de carreiras.
Departamentalização – criação de departamentos
Definidos os objetivos, e identificadas as funções, o trabalho a ser realizado é dividido em departamentos. Departamento designa uma área, setor ou divisão eu concentra atividades e recursos para o desempenho de tarefas, cuja autoridade está delimitada aos seus domínios. É uma forma de agrupar as atividades em áreas delimitadas com atributos, recursos, responsabilidades e objetivos específicos.
Uma unidade de negócio é um departamento responsável por uma área geográfica, mercado ou produto. Possui total autonomia sobre o negócio e compreende todas as funções da empresa com autonomia para cuidar do mercado no qual atua. Oferece a grande vantagem de concentrar recursos especializados para possibilitar o aproveitamento de muitas oportunidadesdiferentes.
Administração de processos
A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes com elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros, gerando uma cadeia de processos.
No modelo de administração de processos, as equipes trabalham com um propósito claro e senso de responsabilidade em relação aos objetivos mensuráveis de desempenho, sendo donos de um processo.

Continue navegando