Buscar

portifolio 3 periodo

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÌSICA ESCOLAR .........................................5
2.1 Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado................................................5
2.2 Disciplinas na Licenciatura e no Bacharelado...............................................6 
3. ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA......................8 
4. CONCLUSÃO.........................................................................................................9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10
1. INTRODUÇÃO
	Abordaremos nesse trabalho o resultado de uma pesquisa pelo grupo através de pesquisas na internet do que foi estudado nas disciplinas do 3º semestre do curso de Educação Física da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. 
Permeado varias duvidas sobre o bacharelado e a licenciatura no curso de Educação Física, e as diversas diferenças entre ambas as formações, tivemos por base os locais de atuação do profissional licenciado e do bacharel.
O profissional licenciado pode atuar como professor no ensino fundamental e no ensino médio ou realizando pesquisas na área cientifica. E o profissional em bacharelado tem uma atuação bem mais extensa podendo atuar em diversas áreas como nas academias, nas áreas de natação, musculação, etc. 
		
	
2. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÌSICA ESCOLAR
A Licenciatura e o Bacharelado em Educação Física, são diferenciados pelas áreas de atuação. Os dois cursos são em nível superior de graduação plena. Ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas, intervenções profissionais distintas e específicas, e habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra.
	
2.1. Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado 
Entendemos que Educação física é uma das áreas do conhecimento humano que está ligada as práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade, sendo assim o processo pedagógico visa à formação do homem capaz de se conduzir plenamente em suas atividades, trabalhando num sentido amplo com prevenção de determinadas doenças. 
Existia até 2004 a Licenciatura Plena em Educação Física, assim ela possibilitava atuar em todas as áreas do mercado de trabalho, mas a partir de 2005 todas as instituições de ensino superior tiveram que se adequar às novas resoluções que passaram a ter dois tipos de formação: Licenciatura e Bacharelado, cada uma para um campo específico de atuação, os termos são usados para designar tanto o conjunto de atividades físicas e exercícios físicos não competitivos, também esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades.
O aluno que cursa Licenciatura poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica, destinando se a formação de professores capazes de identificar o conhecimento presente na área de Educação Física, e 
saber planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social. O aluno de Licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar, cumprindo co-regência e regência de turmas ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência entre conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino. Licenciatura, o curso habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002, com a duração de 3 anos e carga horária de 2.800 horas.
O aluno de bacharelado tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O profissional de bacharel tem que ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. O curso autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004, se destina à formação de profissionais de Educação Física, habilitando-o para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico. Diferente da licenciatura, o bacharelado tem duração de 4 anos e carga horária de 3.200 horas. O Bacharel deverá estar comprometido com o conhecimento produzido na área de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes, quanto para atletas individualmente. “Contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da ciência do esporte”.
2.2. Disciplinas na Licenciatura e no Bacharelado 
	
	Disciplina que só existem na Licenciatura
	Disciplinas que só existem no Bacharelado
	Didática 
	Atividades aquáticas 
	Metodologia de ensino
	 Handebol 
	Estrutura do ensino 
	Atletismo e lutas
	Filosofia do ensino 
	Voleibol 
	Sociologia do ensino 
	Futebol
	Primeiros socorros 
	Musculação 
	Crescimento, desenvolvimento humano e habilidades motoras 
	Educação física para crianças, adultos e idosos
	Disciplinas que só existem na Licenciatura
	Disciplinas que só existem no Bacharelado 
	Saber Escolar
	Metodologia do Treinamento Esportivo 
	Experiências e Projetos Educativos Contemporâneos
	Saúde e Qualidade de Vida
	Estado, Sociedade e Educação 
	Treinamento e Organização Desportiva
	Prática Escolar
	Iniciação às Artes Marciais e Lutas
	Processos de Ensino Aprendizagem
	Gestão e organização Desportiva
	Educação Física Inclusiva
	Qualidade de Vida e Atividade Física 
	Políticas Públicas e Gestão do Espaço Escolar 
	Ginástica em Academia
3. ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
	O entrevistado foi o professor e profissional Carlos Dornelas Barbara, e de acordo com sua formação e conhecimentos segue as seguintes respostas: 
	
Nessa escola tem aula de educação física? 
SIM 
Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física? 
	SIM
O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior?
SIM, LICENCIATURA/ BACHARELADO
Quantas vezes por semana acontecem às aulas de educação física? 
2 VEZES 
A estrutura e as matérias disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?
NÃO, FALTA MUITA COISA 
Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo? 
	ESPORTES, JOGOS E BRINCADEIRAS, GINASTICAS, DANÇA E ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS 
Quais são as principais dificuldades encontradas para realização das aulas de educação física na sua escola?
ESPAÇO ADEQUADRO E FALTA DE MATERIAS 
Qual é o papel do professor de educação física na escola?
	TRABALHAR O ALUNO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS: FISICOS, SOCIAL, MENTAL, ETC.
4. CONCLUSÃO
Diante do que foi estudado para elaboração do presente trabalho, através do quadro de disciplina pesquisado que contemplam ambos os cursos, pudemos observar uma porcentagem de dimensão didática - pedagógica maior para o curso de licenciatura, que é explicada por se exigir deste, de acordo com a resolução CNE/CP nº 01 de 2002, disciplinas que discutam a atuação na área escolar, o que não é cobrado para o bacharelado. 
Assim, pode-se concluir que aqueles alunos que desejarem atuar como Professores de Educação Física Curricular na Educação Básica devem procurar freqüentar o curso de LICENCIATURA, e aqueles outros que desejarem atuar em demais nichos do mercado de trabalho específico da Educação Física, 
Devem procurar cursos superiores de BACHARELADO, estando claro que um formado em curso de licenciatura não poderá atuar na área do formado em curso de bachareladoe vice versa. 
E através dos questionamentos feitos ao professor de Educação Física de uma escola da nossa região pôde estar compreendendo como é a situação escolar vivenciada pelo profissional licenciado em educação física , bem como o papel do professor de educação física na escola, como as dificuldades encontradas para realização das aulas de educação física, tais como material para ministrar seus projetos de aula e também da falta de um espaço que melhor atenda a sua demanda e de seus alunos. Confirmado que a Educação Física vem se constituindo, ao longo de sua inserção no contexto escolar, em um campo de conhecimento permeado de desafios para aqueles que a escolhem como profissão. 
Sem mais, consideramos o estudo da temática explícita, como um trabalho proveitoso para o nosso desenvolvimento acadêmico.
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/diferencas-entre-licenciatura-e-bacharelado-em-educacao-fisica/51272
http://www.virtualguia.com.br/n/entenda-a-diferenca-entre-licenciatura-e-bacharelado-em-ed-fisica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_f%C3%ADsica
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA 
EDUCAÇÃO FÍSICA - lICENCIATURA 
cynthia haiane lopes maia
joão paulo cardoso pollastrelli radael
juliana martins vieira
laiz nazareth radael pollastrelli
leonardo de oliveira lovatine
renato ângelo da Costa
sarah ingrid amado silva
fUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Manhuaçu
2017
cynthia haiane lopes maia
joão paulo cardoso pollastrelli radael
juliana martins vieira
laiz nazareth radael pollastrelli
leonardo de oliveira lovatine
renato ângelo da Costa
sarah ingrid amado silva
fUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução à Educação Física, Jogos Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais.
Orientador: Anísio Calciolari Junior, Alexandre Schubert, Raphael Gustavo Testa, Thiago Camata, João Paulo Manfre
Manhuaçu
2017

Continue navegando