Buscar

volumes e capacidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Monitoria Fisioterapia Respiratória
Monitoras: Fabiana Jéssica e Tayenne Rocha
Assunto: Volumes e Capacidades pulmonares
A ventilação pulmonar é dividida em quatro volumes e quatro capacidades.
Os volumes são:
-O volume de reserva inspiratório (VRI): a diferença entre a inspiração normal e a máxima
-O volume corrente (VC): a quantidade de ar que se move durante uma respiração normal e tranquila.
-O volume de reserva expiratório (VRE): a diferença entre a expiração normal e a máxima.
-O volume residual (VR): a quantidade de ar remanescente nos pulmões depois de uma expiração máxima.
As capacidades são a soma de dois ou mais volumes respiratórios.
As capacidades são:
-Capacidade Residual Funcional (CRF) = VRE+VR
-Capacidade Inspiratória (CI) = VC+ VRI
-Capacidade Vital (CV) = VRI+VC+VRE
-Capacidade Total (CT) = CV+VR
*A espirometria--(é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. Trata-se de um exame não invasivo e indolor. O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado)—mede todos os volumes e capacidades, exceto o volume residual e as duas capacidades que o incluem; capacidade pulmonar total e capacidade residal funcional.
*A avaliação clínica da função pulmonar normalmente usa ciclos de fluxo-volume para registrar, no mesmo gráfico e ao mesmo tempo, os dados do paciente obtidos por espirometria e por volume expiratório forçado(FEV).
As provas de função pulmonar ajudam a distinguir as duas principais classes de doença pulmonar: Restritiva e Obstrutiva.
*As doenças restritivas limitam a expansão dos pulmões, seja devido à lesão pulmonar(fibrose) ou pela limitação da expansão torácica(músculo-esquelética). Obs: Pacientes portadores de doença restritiva apresentam menor capacidade pulmonar total e capacidade vital. Em geral, respiram com volumes correntes menores, mas com frequências mais altas.
*As doenças obstrutivas limitam o fluxo de ar, seja devido ao estreitamento das próprias vias aéreas(asma) ou à obstrução por tumor ou corpo estranho. Obs: Pacientes com doença obstrutiva apresentam uma capacidade pulmonar total aumentada, porém uma baixa capacidade vital. A inspiração pode ser normal, mas a expiração está comprometida. O que faz com que o ar fique retido nos pulmões aumentando o volume residual. Em geral, respiram com volumes correntes maiores e frequências menores.
Complacência Pulmonar
Complacência é a variação do volume dividida pela variação da pressão. Para os pulmões, a complacência medida inclui as complacências pulmonar e a da caixa torácica. É a capacidade de expansão do pulmão.
Algumas doenças podem alterar a complacência. Em estados patológicos, como fibrose e deficiência de surfactante, a complacência está reduzida.
No outro extremo, a complacência está aumentada nos estados patológicos, como o enfisema.
Alvéolos
A ventilação por minuto(VE) é o volume corrente(VC) x Frequência respiratória(f). Geralmente, 500ml x 12 rpm = 6.000 ml/min
O aumento da frequência ou do volume corrente aumentará a volume minuto (VE ou VM).
O espaço morto(VD) refere-se aos volumes das vias aéreas que não participam das trocas gasosas. O espaço morto anatômico inclui o ar na boca, na traquéia e em brônquios e bronquíolos, exceto os bronquíolos menores. O espaço morto fisiológico inclui, ainda, os alvéolos que são ventilados mas que não trocam gases, devido ao baixo fluxo de ar. *O volume corrente precisa ser maior do que o espaço morto ou os alvéolos funcionais não serão ventilados com ar fresco.
A ventilação alveolar por minuto(VA) é menor que a ventilação por minuto e é calculada como:
VA= (VC - VD) x f ou VA= (500ml – 150 ml) x 12 rpm
O ar expirado é a mistura do ar do espaço morto e do ar alveolar.
Difusão
Balanço: Ventilação/ Perfusão
O ponto central da função pulmonar é a troca, através da barreira que separa o ar alveolar e o sangue dos capilares pulmonares. O processo ocorre por difusão e, consequentemente, é definido pelos componentes da lei de Fick: o coeficiente de difusão refletindo a solubilidade, a área superficial disponível para a troca, o gradiente de concentração e a distância que a substância precisa percorrer.
A vasoconstrição hipóxica pulmonar é o principal mecanismo de balanceamento da perfusão pulmonar e da ventilação alveolar. A relação ventilação- perfusão (relação V/Q) indica a eficiência das trocas gasosas de uma região do pulmão. O ápice do pulmão apresenta alta relação V/Q, e a base apresenta relação V/Q baixa.
*A figura abaixo ilustra ventilação-perfusão normais e anormais:
*Um shunt pulmonar é uma condição fisiológica que resulta quando os alvéolos do pulmão são perfundidos normalmente com sangue, mas a ventilação (o fornecimento de ar) falha em suprir a região perfundida. Um shunt pulmonar geralmente ocorre quando os alvéolos se enchem de líquido, fazendo com que partes do pulmão não sejam ventiladas embora ainda sejam perfundidas. Shunt intrapulmonar é a principal causa de hipoxemia (oxigênio sanguíneo inadequado) em edema pulmonar e condições como a pneumonia.

Outros materiais