Buscar

HISTORIA E ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de revisão para AV1
Qual o objeto de estudo da antropologia cultural? Qual a diferença entre alimentação e nutrição? Preocupa-se em entender a relação entre o modo de comportamento instintivo (hereditário) e o adquirido (por aprendizagem), bem como as bases biológicas que estruturam as capacidades culturais do homem. 
Alimentação nutre também o imaginário. Nutrição se alimenta para sanar sua fome.
Como você definiria o conceito de identidade cultural? Como ele se relaciona com a alimentação? Se constitui num espaço que mostra os processos através dos quais os grupos sociais marcam sua distinção, se reconhecem e se vem reconhecidos. São criadas “cozinhas” diferenciadas, maneiras culturalmente estabelecidas, codificadas e reconhecidas de se alimentar.
O que é comensalidade? Qual a função social da refeição? Significa “conviver a mesa”, o que envolve o padrão alimentar, ou seja, “o que” se come e, principalmente, “como” se come. Envolve a partilha e comensalidade, está ligada ao prazer.
Qual o objetivo do estudo da Antropologia da Alimentação? Entender sobre a produção e o consumo alimentar entre setores sociais. Valores da dimensão cultural da alimentação.
Qual a importância do estudo da Historia e Antropologia da nutrição para o profissional da nutrição? Contribui com o conhecimento sobre os limites e inadequações das abordagens que marcam a cultura, os tabus e crenças alimentares; aprofundar a relação família e consumo e compreender as praticas que se consolidam nas ideologias.
O que é processo de socialização? É o processo através do qual o individuo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. 
O que são ato alimentar e ato culinário? No ato alimentar o homem não se distingue das outras espécies animais em relação a nutrição, pois, se alimenta para sanar sua fome. O ato culinário é próprio à espécie humana, pois o homem é o único a saber cozinhar e a combinar ingredientes. 
Explique a frase: Nem tudo que é biologicamente ingerível é culturalmente comestível. O que é “comida” em uma cultura, pode não ser em outra.
O que é ritural? Como ele se relaciona com a alimentação? Conjunto de práticas consagradas por tradições, costumes ou normas, que devem ser observadas de forma invariável em determinadas cerimônias. Dão significados a certos pratos que vão caracterizar determinada região/povo. 
O que são tabus? Que tipos de tabus existem? Representam regras sociais não escritas que regulam o comportamento humano. São proibições. Certos tipos de alimentos serão sempre considerados tabus simplesmente por estarem fora do que é aceito como gênero alimentício, por exemplo, manga com leite. 
O que são crenas e mitos? Crenças: aquilo que não pode ser provado, ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa. Mitos: Narrativa que explica a realidade. Especificas de cada cultura.
Qual a diferença entre o sagrado e o profano? Sagrado: atitudes diárias valiosas, algo que não poder ser apreendido. Sem poder e não precisa de comprovação. Profano: algo normal, que não causa medo, que pode ser explicado. 
O que é reima? Alimentos perigosos estão relacionados a comidas pesadas ou gordurosas e a animais estranhos. 
ARTIGO SOBRE MEMÓRIAS GUSTATIVAS
O que é homogeneização do gosto? Tendência global a massificação de gosto alimentar (tudo com o mesmo sabor), que gera um empobrecimento da cultura, notada por meio da preferência dos consumidores por produtos industrializados no lugar dos produtos in natura.
CAPÍTULO 2
 1 – Como você definiria o conceito de cultura? Significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade do qual é membro. 
O que é diversidade cultural? Há vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, etc. 
Qual a diferença entre alimento e comida segundo DaMatta? Alimento: algo unniversal, geral. Comida: define um domínio, algo costumeiro e sadio, ajuda a estabelecer uma identidade e a definir um grupo. 
Como se forma o gosto? Que categorias de classificação elaboradas pelas diferentes culturas estão associadas a eles? Através das experiências das culturas. Gosto, olfato, propriedades visuais e textura influenciam na aceitação de novos alimentos. 
O que é etnografia? Estudo descritivo das diversas etnias. 
O que PE determinismo biológico? Se refere à atribuição de capacidades inatas (desde o nascimento) especificas a determinadas raças ou a outros grupos humanos. 
Quais as diferentes abordagens da alimentação humana? Por que elas devem se integrar? Abordagem econômica, nutricional, social e cultural. Através dessas abordagens percebe-se que a existência de tantas formas de se olhar e pensar o alimento e o ato alimentar reforça que comer não é apenas um ato biológico. 
O que é segurança alimentar e nutricional? Refere-se à realização dos direitos de todas as pessoas ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como bate praticas alimentares promotoras de saúde que respeitam a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. 
O que é etnocentrismo e relativismo cultural? Etnocentrismo: visão que torna a cultura da outra como algo menor, sem sabor, primitivos.
Como podemos relacionar alimentação e gênero? Quando se trata de dinâmicas alimentares o homem aparece como protagonista apenas em celebrações, para ajudar a mulher ou quando sente vontade de cozinhar algo diferente. Ver a parte da mulher que não participa das políticas alimentares/chefe de cozinha.
Que exemplos de transformações sofridas pela cultura alimentar podemos enumerar aqui? Redução dos carboidratos complexos e das fibras, aumento da gorduras saturadas, açúcar e alimentos refinados.
Quais as principais consequências econômicas, sociais e culturais das plantações de açúcar no Brasil durante a Idade Moderna? Econômica: representou uma conexão entra as transformações na alimentação e a economia capitalista contemporânea. Social: a escravização de milhares de africanos aliadas à forte influencia gastronômica do açúcar que passou a ser uma necessidade básica a quase toda a população mundial. Cultural: As Américas consomem muito açúcar. 
CAPITULO 3
Quais as principais influências da renda e escolaridade nas escolhas alimentares? Menor consumo de verduras, legumes e frutas e maior consumo de pães, massas, etc, quando há menor renda e escolaridade. 
Quais os principais aspectos socioeconômicos- culturais a serem considerados na conduta do profissional da saúde? As condições demográficas e econômicas da região em que os indivíduos residem, pois influencia a disponibilidade e a diversidade de alimentos para a população local. Consequências da industrialização renda dos indivíduos. O nível de educação, cultura, hábitos alimentares e valores simbólicos. 
Quais os principais aspectos em relação às religiões e a algumas filosofias a serem consideradas pelos profissionais de saúde? A adoção de alimentação alternativa ou de dieta deve ser sempre respeitada, informar e discutir com a família os benefícios., as limitações e os malefícios da pratica alimentar adotada.
Quais os principais determinantes sociais nas escolas alimentares? As pessoas comem mais na presença de amigos ou familiares do que quando estão sozinhas. A quantidade de alimentos aumenta proporcionalmente ao número de companheiros de refeição. 
ARTIGO SOBRE DETERMINANTES DAS ESCOLAS ALIMENTARES
O que são determinantes biológicos? Características sensoriais dos alimentos, principalmente o sabor. 
O que são os determinantes relativos a disponibilidade e oferta? Abrangem as influências do meio ambiente na aquisição dos alimentos. 
O que são os determinantes socioeconômicos?Renda familiar, o preço dos alimentos e a escolaridade.
 O que são os determinantes sociais? Relacionados à estrutura, dinâmica e influência da família.

Outros materiais