Buscar

QUESTINARIO DIREITO AMBIENTAL UNIDADE I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMBIENTAL D754_50103_A_R_20181 
UNIDADE I
PERGUNTA 1
Com relação à proteção constitucional ao meio ambiente, é incorreto afirmar:
	
	a.
	Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
	
	b.
	As condutas e as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
	
	c.
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, as cidades históricas da Chapada Diamantina e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
	
	d.
	São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
	
	e.
	As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
ESSA OPÇÃO (B) ESTA INCORRETA
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
A humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que passou a ver a natureza como algo separado dela mesma. A crescente intervenção humana nos ciclos naturais está alterando o sistema terrestre. As atividades humanas retiram ou acrescentam depósitos de sedimentos no ambiente, interferindo nos fluxos de energia. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente industrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Com o passar do tempo, devido à crescente expansão do processo de industrialização e urbanização, os impactos foram aumentando, até que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passaram a ter consequências globais. Muitos dos recursos utilizados na produção são extraídos diretamente da natureza. (Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 458). Com relação à temática do texto, é correto afirmar que:
	
	a.
	A preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, pois os recursos naturais jamais se esgotarão.
	
	b.
	Não existem problemas com relação aos recursos naturais, pois os estudos garantem que há disponibilidade e reservas suficientes para os próximos 500 anos.
	
	c.
	A preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada e somente os grupos ecológicos é que se interessam em discutir esse tema.
	
	d.
	A preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.
	
	e.
	A preocupação com a temática da degradação ambiental é oportuna, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
Quando a questão a considerar trata dos impactos ambientais provocados pela intervenção do homem na natureza, sendo esta entendida apenas como fonte de lucros, é correto afirmar que:
	
	a.
	O "ecocapitalismo" ou "capitalismo verde", proposta de modelo de desenvolvimento dos anos 1980, garantia o aproveitamento mais intensivo de matérias-primas não renováveis.
	
	b.
	O período técnico-científico do capitalismo favoreceu a busca de soluções para os impactos ambientais, no desenvolvimento das sociedades de consumo.
	
	c.
	A exploração dos recursos naturais não renováveis e a orientação dos investimentos em regiões como a da Amazônia atendem a um modelo ecologicamente sustentável.
	
	d.
	A concepção de desenvolvimento sustentável surgiu em Estocolmo, em 1972, para conciliar posições a favor do "desenvolvimento a qualquer custo".
	
	e.
	As sociedades sustentáveis baseiam-se em igualdade econômica, justiça social, preservação da integridade ecológica e da diversidade cultural.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
"Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado" ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
	
	a.
	O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
	
	b.
	As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
	
	c.
	Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
	
	d.
	O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
	
	e.
	O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
Com relação ao direito ao meio ambiente, é correto afirmar:
	
	a.
	Caracteriza-se como um direito disponível de qualquer cidadão.
	
	b.
	Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza transindividual.
	
	c.
	Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza individual.
	
	d.
	Caracteriza-se como um interesse privado, de natureza disponível.
	
	e.
	Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza privada.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Poluição não pode ser definida como sendo a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
	
	a.
	Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
	
	b.
	Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	c.
	Afetem desfavoravelmente a biota.
	
	d.
	Afetem as condições estéticas do ser humano.
	
	e.
	Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
Com relação ao dano ambiental, não é correto afirmar:
	
	a.
	É uma lesão a um bem ambiental.
	
	b.
	É fator indispensável para que surja a responsabilidade ambiental.
	
	c.
	Não haverá obrigação de indenizar se não houver dano.
	
	d.
	Ele decorre de uma atividade humana que causa uma degradação da qualidade ambiental, acima do limite do tolerável.
	
	e.
	Ele não decorre necessariamente de uma atividade humana que cause uma degradação da qualidade ambiental, acima do limite do tolerável.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
O sistema jurídico de proteção ao meio ambiente, disciplinado em normas constitucionais (CF/1988, artigo 225, § 3º) e infraconstitucionais (Lei n. 6.938/1981, arts. 2º e 4º), está fundado nos princípios estruturantes do Direito Ambiental. Deles decorrem, para o Estado e a comunidade, deveres e obrigações de variada natureza. Acerca desse assunto, assinale a alternativaincorreta.
	
	a.
	A lei brasileira não apena criminalmente quem obstar a ação fiscalizadora do poder público no trato de questões ambientais.
	
	b.
	Pelo princípio da responsabilização, tem-se em mira, na esfera privada, possibilitar que indivíduo e associações exijam a reparação dos bens ambientais lesados ou ameaçados, fortalecendo o exercício da cidadania.
	
	c.
	O princípio da precaução e da prevenção são elementos centrais para a gestão ambiental adequada.
	
	d.
	Em matéria de proteção ao meio ambiente, o princípio usuário-pagador enseja que o utilizador do recurso deva suportar o conjunto dos custos destinados a tornar possível a utilização do recurso e os custos advindos de sua utilização.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
(OAB/CESPE UNIF. 2007.2) Relativamente aos princípios gerais do Direito Ambiental e a suas
formas de materialização, assinale a opção correta.
	
	a.
	Em decorrência do princípio da prevenção, o empreendedor deve apresentar ao poder público estudo prévio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilização ou transformação de recursos naturais.
	
	b.
	O princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites apenas ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que respeita à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito à propriedade urbana.
	
	c.
	De acordo com o princípio da precaução, diante de ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta de certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública, com base no poder de polícia, embargar obras ou atividades.
	
	d.
	Consoante o princípio do poluidor-pagador, a definição dos custos de produção de determinada empresa poluidora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrentes de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
A degradação da qualidade ambiental pode ser definida como:
	
	a.
	A alteração dos parâmetros legais para medida dos níveis de poluição existentes.
	
	b.
	Alteração adversa das características dos recursos ambientais (ar atmosférico, águas superficiais e subterrâneas, estuários, mar, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora), independentemente da atuação humana.
	
	c.
	Alteração das regras de controle da qualidade do meio ambiente natural.
	
	d.
	Alteração adversa das características dos recursos ambientais (ar atmosférico, águas superficiais e subterrâneas, estuários, mar, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora), a partir da atuação humana.
	
	e.
	A alteração das leis aplicáveis ao meio ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais