Buscar

Curso Licenciatura em Pedagogia avaliação 4ª semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso Licenciatura em Pedagogia
 Pólo de Caçapava
ALUNO: ANA LÚCIA RODRIGUES CÂNDIDO
RA: 1806568 TEORIAS DO CURRÍCULO 4ª semana
 Atividade Avaliativa – Currículo e culturas
Comente a afirmação: “Todas as culturas são dignas de fazer parte do currículo”.
Concordo com a afirmação acima. A sociedade, assim como tudo, tem que se desenvolver e evoluir no sentido educacional. Vemos que no decorrer dos anos, o currículo veio sendo mudado e adaptado conforme as ideais e necessidades sociais, religiosas, étnicas, etc.
Hoje vemos que a separação que ocorria entre os sexos, por exemplo, como algo negativo. Mas naquela época, para aquele determinado grupo de pessoas, eles viam que era o certo a fazer. Conforme o tempo foi passando, mudaram-se as ideias e pensamentos e questões que eram tão importantes naquela época, foram se moldando ao desenvolvimento que a sociedade teve e continua tendo até hoje.
E hoje vivemos numa época democrática (pelo menos, a melhor que podemos ter) aonde os espaços se tornaram públicos e com livre acesso a todos. Grupos que antes tinham seus direitos cerceados pela sociedade, com as mulheres, negros, indígenas, o proletariado, agora tem seu livre acesso à educação. Respeitando sua diversidade e diferenças culturais, como no meu ponto de ponto de vista, deve ser.
Partindo da premissa que todos somos iguais perante a lei, tendo os mesmos deveres e claro, direitos também. Respeitando nossa pluralidade e diversidade, como vemos na Lei 9.394 de 20/12/1996, título II, artigo 2º em diante, sendo mais tarde aprimorada na lei nº 12796 de 2013 e nº13. 632 de 2018.Com um país tão grande , de proporções continentais como o nosso, não há como ignorar a riqueza e as identidades culturais de nosso povo.
Mas, infelizmente, a lei citada acima e a frase que é o título de dessa avaliação, não é respeitada e cumprida no sua totalidade em nossas escolas e por assim dizer, no currículo. Ainda temos muito a mudar e desenvolver nesse sentido.

Outros materiais