Exercicios de administração - Administração e Gerenciamento do
Exercicios de administração
7 pág.

Exercicios de administração

Disciplina:Administração e Gerenciamento do Processo de Enfermagem38 materiais140 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM 
3a aula
		

	 
	Lupa
	 

	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 

	
	 

	Exercício: SDE0040_EX_A3_201407140191_V1 
	05/04/2018 15:52:53 (Finalizada)

	Aluno(a): MARIO FRANCISCO MARIANO
	2018.1

	Disciplina: SDE0040 - ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM  
	201407140191

	 

	Ref.: 201407772591
		

	

	 1a Questão
	

	

	
	

	Complete as lacunas. Podemos dizer que competência é um conjunto de __________ e a habilidade é um ____________ relacionado à __________ do trabalho, mais do que mera ação motora.

		

	 
	Saberes, saber-fazer, prática

	
	Saberes, conhecimento, teorias

	
	Processos de trabalho, saber-fazer, prática

	
	Teorias, conhecimento, pratica

	
	Fundamentos técnicos, entendimento pratico, teorias

	

Explicação:
Competência é um conjunto de SABERES e a habilidade é um SABER-FAZER relacionado à PRÁTICA do trabalho, mais do que mera ação motora.

	

	 

	Ref.: 201407873237
		

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	A Teoria que representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e também uma aproximação da Teoria das Relações Humanas:

		

	 
	Teoria Estruturalista.

	
	Teoria de Sistemas.

	
	Teoria Funcional.

	
	Teoria Contingencial.

	
	Teoria de Tomada de Decisão.

	

Explicação:
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

	

	 

	Ref.: 201407772218
		

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	O homem organizacional é aquele que participa simultaneamente de várias organizações. Para ser bem-sucedido em todas elas precisa ter algumas características que vão ajudar nas atividades do dia a dia, tais como?

		

	
	Permanente desejo de realização, flexibilidade, agilidade, destreza, tolerância às frustrações, paciência, interesse

	
	Flexibilidade, agilidade, destreza, tolerância as frustrações

	 
	Capacidade de adiar recompensas, flexibilidade, permanente desejo de realização, tolerância às frustrações

	
	Tolerância às frustrações, agilidade, destreza, tolerância

	
	Permanente desejo de realização, flexibilidade, agilidade, destreza, tolerância às frustrações, paciência, interesse, habilidade manual e inteligência emocional

	

Explicação:
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
• Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
• Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
• Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.

	

	 

	Ref.: 201407873245
		

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	Toda a base científica, para Teoria da Organização do Trabalho, foi dada através dos estudos de tempo e movimento que visavam:

		

	
	O ambiente físico não interfere no trabalho.

	
	As tarefas deveriam ser realizadas de acordo com a vontade do funcionário.

	 
	Estipulação do tempo necessário para desenvolver essas tarefas.

	
	O funcionário decide onde e quando começar a trabalhar.

	 
	A padronização das tarefas impede que o funcionário seja criativo.

	

Explicação:
O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. 

	

	 

	Ref.: 201407337683
		

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	Qual das assertivas abaixo representa uma característica da ¿homem organizacional¿ segundo a teoria estruturalista?

		

	
	Zeloso no trato com as pessoas

	
	Eficiência matemática

	
	Rapidez de raciocínio

	 
	Tolerância às frustrações

	
	Competência em planejamento

	

Explicação:
São características do homem organizacional: 
¿ Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
¿ Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
¿ Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
¿ Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.

	

	 

	Ref.: 201407827279
		

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	A ideia defendida por Frederick Taylor de que o trabalhador só trabalha por dinheiro, mediante cobrança e tende a vadiagem sistemática é conhecida como

		

	 
	Homo economicus

	
	Homem administrativo

	
	Homem organizacional

	
	Homem social

	 
	Homem funcional

	

Explicação:
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Por isso, o homem procura o trabalho, não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. Assim as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior.

	

	 

	Ref.: 201407772224
		

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	O Homem _________ é o indivíduo que se comporta como executante de um determinado papel, inter-relacionando¿se com os demais indivíduos, como um sistema _________, gerindo suas expectativas e ajustando-se a novos papéis que lhe são atribuídos.

		

	
	Funcional e semi fechado

	
	Organizacional e aberto

	 
	Funcional e aberto

	
	Organizacional e fechado

	 
	Funcional e fechado

	

Explicação:
A Teoria geral de sistemas baseia-se no conceito de que a organização é um sistema de papéis nos quais o homem funcional é o indivíduo que se comporta como executante de um determinado papel, inter-relacionando–se com os demais indivíduos, como um sistema aberto, gerindo suas expectativas e ajustando-se a novos papéis que lhe são atribuídos.

	

	 

	Ref.: 201407337689
		

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	Qual das visões do homem abaixo foi descrita pela teoria dos sistemas?

		

	 
	Homem organizacional

	 
	Homem funcional

	
	Homem administrativo

	
	Homem social

	
	Homo economicus

	

Explicação:
A teoria dos