Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CULTURA DAS MIDIAS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em relação aos velhos meio de comunicação, Henry Jenkins, no texto Venere no Altar da Convergência, defende, baseado na ideia de outros estudiosos, o quê?
	
	Eles irão sucumbir frente às novas tecnologias.
	
	Os meios morrem; o que não morre são as ferramentas que usamos para acessar seu conteúdo.
	
	Eles se manteram como são, sem alteração alguma.
	 
	Os meios nunca morrem; o que morre são as ferramentas que usamos para acessar seu conteúdo.
	
	Somente a imprensa escrita está fadada aos desaparecimento.
	Segundo Gilles Lipovetsky, existe um processo de interrelação entre a mídia e a construção do indivíduo. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta:
	 
	A mídia é uma das forças subentendidas na dinâmica de individualização dos modos de vida e dos comportamentos da nossa época.
	 
	O império da comunicação e do consumo gerou um indivíduo cujas características principais seriam a ausência de medos (através da autonomia) e o desenvolvimento de fortes relações sociais (através dos vínculos institucionais).
	
	Comunicação e consumo juntos geraram o que o autor classifica como uma ¿segunda revolução individualista¿.
	
	A responsabilidade da mídia é limitada, pois os valores que permeiam a sociedade são presentes na civilização ocidental contemporânea, caracterizada como tecnocientífica, utilitária, consumista e individualista.
	
	Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes dos indivíduos, dando a conhecer diferentes pontos de vida e oferecendo diversos esclarecimentos.
	O nome da disciplina Cultura das Mídias representa:
	
	Que cultura é formada por todos os hábitos e práticas criados em uma comunidade e/ou sociedade, como: sua língua, sua religião, suas tradições, seus mitos e ritos, seus valores e normas morais, assim como sua produção artística, que se relacionam com elementos culturais externos.
	
	Que a cultura é híbrida. Isto é, que a cultura não é pura e heterogênea. As diferentes culturas se mesclam e adquirem novas configurações com homogeneidade.
	
	Que a mídia representa a cultura de um povo da forma como esta de fato é. A mídia aborda a realidade da forma como os processos e fenômenos acontecem nas sociedades urbanas sem espetacularização das informações relevantes ao público.
	 
	Que a mídia e seu poder simbólico de sedução criam e recriam novos produtos, hábitos e valores, gerando assim uma cultura midiática que estabelece uma relação entre os grandes meios de comunicação e os sujeitos, com base no consumo e na adoção de ideologias e discursos sem a necessidade do poder coercitivo.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	A moda está relacionada com uma exigência estética que não poderia ser reduzida apenas à ordem da superfluidade aberrante para a cotação social. A moda se define pela mira do refinamento, da elegância, da beleza, mesmo que, ao longo dos séculos, tenha havido extravagâncias, excessos e mesmo mau gosto eventuais (¿Os Tempos Hipermodernos¿, por Gilles Lipovetsky e Sébastien Charles, Edições 70, 2011). Considerando o excerto acima do capítulo estudado em sala sobre o ¿individualismo paradoxal¿, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - a moda não é uma consequência do consumo visível e das estratégias de distinção de classes PORQUE II - a decorrência de uma nova relação de si com os outros, do desejo de afirmar uma personalidade própria que se estruturou nas classes superiores ao final da Idade Média. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
		
	
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	De acordo com o filósofo Gilles Lipovetsky, há a diabolização da mídia, acusada de ser responsável por todos os males da sociedade. A esse respeito, podemos afirmar:
A mídia é uma das forças de individualização dos modos de vida e dos comportamentos da atualidade.
Normas de felicidade e do consumos privados são disseminados na sociedade pela mídia, que também enfatiza a liberdade individual e a realização íntima.
Trata-se também de um agente que acaba por contribuir com a dissolução da força das tradições, das grandes ideologias, entre outros aspectos.
Assinale:
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.

Continue navegando