Buscar

Contrato de Franquia Empresarial: Aspectos Jurídicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FRANQUIA EMPRESARIAL - ENTREVISTA CONCEDIDA PELO DESEMBARGADOR DO TJSP, MANOEL PEREIRA CALÇAS
		O ciclo de debates da 6ª edição do Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial da ABF, teve a participação do Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente da Turma de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Desembargadora Teresa Castro Neves, 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Moderados por Natan Baril, da Baril Advogados Associados, os palestrantes falaram sobre a especialização do judiciário e o que ele pensa sobre a relação de franquia, além de abordar fatores sobre o contrato de franquia empresarial, o que é um contrato de franquia e lembrando sobre o ‘princípio da boa fé contratual’. Pontos importantes foram abordados, como regras e percepções de elementos estruturais do franchising quando se refere a sistema, cessão, distribuição, uso de tecnologia, remuneração e inexistência de vínculo empregatício. 
		É um contrato típico, uma vez que está regulado pela Lei 8.955/94; formal, pois deve ser sempre escrito e assinado na presença de duas testemunhas, conforme estabelece o art. 6º da Lei de Franquia; bilateral ou sinalagmático, pois gera obrigações recíprocas, oneroso por essência, uma vez que se trata de contrato empresarial; aleatório, pois o resultado não pode ser previsto com certeza; de execução continuada, pois se prolonga no tempo; Intiuitu personae, uma vez que é celebrado em função da pessoa contratada- embora haja divergência doutrinária; Individual, já que vincula apenas as partes contratantes, franqueador e franqueado; Em tese, negociável, podendo as partes dirimirem sobre as cláusulas contratuais.
		De natureza jurídica mista ou híbrida, pois resulta da combinação de diversos contratos empresariais, como “compra e venda empresarial”, “licença para exploração de marcas e patentes”, “mandato mercantil”, “concessão mercantil”, dentre outros. O contrato de franquia compõe um sistema, ou seja, uma estrutura integrada por diversos elementos relacionados entre si. São eles: i) produção e/ou distribuição de bens e prestação de serviços; ii) colaboração recíproca; iii) preço; iv) cessão de direito de uso de marca ou patente; v) independência entre franqueado e franqueador; vi) métodos e assistências técnico administrativas permanentes; vii) território; viii) exclusividade e ix) semi-exclusividade quanto aos produtos e à comercialização.

Outros materiais