Buscar

Microbiologia Ruminal - Exercícios fixação livro Telma Berchielli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação sobre Microbiota
Quais os componentes mais importantes da população microbiana ruminal? 
 R: Bactérias, protozoários, Fungos anaeróbios, bacteriófagos. 
Qual o papel dos microrganismos na produção animal? 
R: os microrganismos presente na microbiota ruminal e também no intestino dos animais possui função de disponibilizar para seu hospedeiro nutrientes advindo da ingesta de matéria vegetal, esses microrganismos realizam a hidrólise da celulose e derivados vegetais função esta que os animais não produzem enzimas capazes de realizar a hidrólise desses vegetais em porções absorvíveis, desta maneira, o animal usufrui de AGVS e massa microbiana além de monômeros de carboidratos liberados que podem ser absorvidos pelo hospedeiro, contribuindo com seu metabolismo. 
Quais as características do rumem como câmara fermentativa? 
 Temperatura entre 38 e 42°c em média 39°c, anaerobiose, tampão pH entre 5,5 e 7.0, media 6,8, presença de bactérias, protozoários e fungos, presença de nutrientes e contínua remoção de digesta e dos produtos de fermentação, matéria seca entre 10 e 15%, gravidade especifica entre 1022 e 1055, tensão superficial do líquido de 50 dinas/cm e pressão osmótica constantes.
Explique a relação simbiótica entre animal hospedeiro e microrganismos: 
O animal fornece um ambiente, que neste caso é o rumem, e fornece ainda o alimento provindo da sua alimentação de pastagens, para os microrganismos que por sua vez útil zama estes compostos para sua alimentação e consequentemente disponibilizam AGV’s e proteína microbiana para o animal.
Que se entende por ecossistema estável e ao mesmo tempo dinâmico?
É estável porque o ruminante convive em seu rumem com uma grande quantidade de bactérias e agentes já instalados em seu rumem e advindos da alimentação, ar, etc. e que em bom estado de saúde não provocam nenhum tipo de malefício ao hospedeiro é dinâmico por ocorrer mudanças nesse ecossistema de acordo com sua alimentação.
 
Qual a importância da anaerobiose do rumem? 
Pois somente microrganismos capazes de tolerar a anaerobiose sobrevive neste ambiente e também conserva a energia que ser á utilizada pelo animal, assim somente os microrganismos capazes de suportar o baixo potencial redox ( -350Mv) são capazes de sobreviver no rumem.
Qual a relação entre gases e anaerobiose? 
Os gases produzidos pelas bactérias por fermentação são metano, CO2 e traços de hidrogênio, e o oxigênio que por ventura entra no rumem são utilizadas por bactérias aeróbias facultativas que mantém o meio anaeróbico. 
Quais as características das bactérias encontradas no rumem de animais que ingerem dietas ricas em forragens? 
A maioria dessas bactérias são gram-negativas, as gram-positivas aumentam com aumento de energia, maioria anaeróbias obrigatórias, algumas facultativas, pH para crescimento (6,0 a 6,9), temperatura ótima: 39ºC, toleram altos níveis de ácidos orgânicos.
Quais os critérios para classificar as bactérias? 
São classificadas de acordo com a utilização dos substratos ou características fermentativas comuns entre si.
Quais as características das bactérias fermentadoras de CE? Exemplos. 
Apresentam taxa de crescimento relativamente lento e dependem de amônia e de ácidos graxos de cadeia ramificada como o isovalerato, isobutirato, metilbutirato. Temos como exemplo: Bactérias que degradam a celulose, Fibrobacter succinogenes, bacteroides succinogenes, ruminococcus flavefaciens, Bactérias que degradam a hemicelulose, butyrivibrio fibrisolvens, bacteroides ruminicola, prevotela ruminicola. 
Como se classificam os protozoários ciliados? 
 Utilizadores de açucares, que degradam amido, hidrolisam lignina e celulose 
Quais as características dos protozoários entodinomorfos e holotriquias? 
Entodinomorfos: que ingerem particularmente partículas insolúveis suspensas no fluido ruminal e estão presentes em maior número quando a dieta é a Base de forragem e os holotriquios que tem maior capacidade de ingerir materiais solúveis e grânulos de amido e estão presentes em maior número quando a dieta é rica em cereais e em grãos. Podem ainda ser divididos em protozoários que utilizam açúcar pela hidrolise do amido e os que hidrolisam a lignina e celulose. 
Quais as características dos protozoários?
 São microrganismos eucarióticos geralmente unicelulares e heterotróficos. 
Porque o benefício dos protozoários para os ruminantes é controverso? 
 Porque eles também consomem matéria prima que seria utilizada pelo hospedeiro, no entanto a sua presença no rumem ajuda a manter o equilíbrio do pH e ajuda ainda na degradação de alguns substratos 
Cite alguns efeitos da defumação dos protozoários:
 não estabiliza ação do pH no rúmen na ausência de protozoários ciliados (baixo pH), aumento no nível do ácido láctico e ácido propionato no líquido ruminal. Amônia decresce significantemente na defumação. Metano gênese reduz consideravelmente na ausência de protozoários ciliados. Significante aumento no número de bactérias e fungos no líquido ruminal, Aumento na eficiência de conversão do alimento em algumas dietas (ricas em forragens). 
O que ocorre com a remoção dos fungos do conteúdo ruminal? 
Ocorre significante redução na produção de gás e degradação da fibra in vitro em dietas ricas em fibras. 
Qual a principal função dos bacteriófagos?
 Por ser um vírus de bactérias, este promove a sua lise no rumem e consequente morte celular e disponibilização de massa bacteriana rica em aminoácidos para o animal. 
Qual a finalidade da fixação bacteriana? 
Através da fixação da bactéria no substrato ou alimento, ocorre a aderência de uma pequena parte desta célula com o alimento que por sua vez o torna próximo das enzimas produzidas pelas bactérias que estão situadas na superfície bacteriana, assim quanto mais bactérias se fixam ao substrato maior é a taxa de degradação deste alimento em monômeros e partículas absorvíveis pelo microrganismo.
 
Defina os principais transportes de nutrientes utilizados pelas bactérias: 
Difusão passiva se caracteriza pela passagem de moléculas através das membranas sem a utilização de ATP e sem proteínas carreadoras. Difusão facilitada: esse sistema de transporte ocorre sem o gasto de energia somente por gradiente de concentração, porém ocorre a utilização de uma proteína carreadora de membrana e permite a passagem de moléculas polares ou eletricamente carregadas, utilizado para transporte de aminoácidos, (glutamato e glutamina) glicerol e glicose. 
Transporte ativo: nesse sistema ocorre gasto de energia e também por utilização de proteínas carreadoras geralmente ocorre contra gradientes de concentração. A passagem de açúcares, peptídeos, aminoácidos e ácidos orgânicos ocorrem por este sistema.
Quais os tipos de moléculas que utilizam a difusão passiva, facilitada e transporte ativo? 
Difusão passiva: Ácidos graxos de cadeia longa, parte amônia e AGV, Difusão facilitada: utilizado para transporte de aminoácidos, (glutamato e glutamina) glicerol e glicose. 
Transporte ativo: A passagem de açúcares, peptídeos, aminoácidos e ácidos orgânicos ocorrem por este sistema

Outros materiais