Buscar

Gestão Integrada de RH 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que a ARH está divida em:
		
	
	multifunções que realizam a provisão de recursos tangíveis e intangíveis para a organização;
	
	inúmeros sistemas que cuidam das pessoas e de seu trabalho nas organizações;
	 
	subsistemas que se responsabilizam pelos recursos humanos das organizações;
	
	subsistemas que realizam tarefas específicas de seleção de pessoas;
	
	diversas funções que garantem a manutenção das pessoas no trabalho.
	
Explicação:
Os Subsistemas da ARH, também conhecidos como políticas de recursos humanos, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais.
São estas as Políticas de RH existentes nas organizações.
Políticas de Provisão de Recursos Humanos; Políticas de Aplicação de Recursos Humanos; Políticas de Manutenção de Recursos Humanos; Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos; Políticas de Controle de Recursos Humanos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando os estudos dos subsistemas de Recursos Humanos e seus principais objetivos, identifique entre as opções abaixo a atividade que corresponde ao processo de desenvolvimento de pessoas
		
	
	Seleção.
	
	Colocação e recolocação interna de pessoas.
	 
	Educação continuada.
	
	Salários e pesquisa de salários.
	
	Integração inicial de recém-admitidos.
	
Explicação:
A Administração de Recursos Humanos compõe-se de seis processos, que se relacionam e influenciam-se e nos quais estão envolvidos os especialistas de RH e os gerentes ( linha),são eles:
1- Processo de agregar pessoas.
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
2- Processo de aplicar pessoas.
São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas (colocação e recolocação) e avaliação do desempenho.
3- Processo de recompensar pessoas
.São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração (salários) e benefícios e serviços sociais.
4- Processo de desenvolver pessoas.
São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância. Ex: Educação continuada
5- Processos de manter pessoas.
São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
6- Processo de monitorar pessoas.
São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Todos esses processos são desenhados de acordo com exigências das influências ambientais externas e das influências organizacionais internas para obter a melhor compatibilização entre si.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual das opções abaixo NÃO representa uma das características da área de Administração de Recursos Humanos?
		
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos e atividades
	
	Contingencial
	
	Interdisciplinar
	
	Atividade meio
	 
	Possui pouca exposição e contatos intensos, tanto internos quanto externos
	
Explicação:
Por ser uma área que atende a todos os funcionarios da empresa, ela deve ter uma relação próxima todos e precisa estar envolvida em tudo que diz respeito aos funcionários.
A área de ARH possui muita exposição e os contatos são intensos
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um dos desafios da Moderna Administração de Pessoal e de Recursos Humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	A qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	Elementos comportamentais não precisam ser considerados em projetos de cargo que busquem a alta qualidade de vida no trabalho.
	
	Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título ¿qualidade de vida no trabalho¿, nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	 
	Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.
	
Explicação:
As políticas voltadas à qualidade de vida no trabalho, garantem um ambiente mais saudável ao trabalhador, não somente o espaço físico, como também iniciativas que preservem as condições psicológicas adequadas a um trabalho eficiente. Um ambiente adequado propicia condições para uma boa produtividade das equipes, orientando-as para os objetivos a serem alcançados.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
		
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
Explicação:
Na gestão de pessoas, deve-se estimular comportamentos e atitudes compatíveis com a cultura e valores organizacionais. Uma gestão respeitosa, colaborativa e integrada dever ser o foco principal. Procurar vigiar e punir pessoas não faz parte do contexto de uma gestão eficiente e adequada de pessoas, sendo fator de assédio moral.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Cada organização desenvolve a política de recursos humanos (RH) mais adequada à sua filosofia e às suas necessidades. Uma política de RH deve abranger o que a organização se propõe. Assinale a alternativa que corresponde a uma política de provisão de RH.
		
	 
	( ) Critérios de seleção e padrões de qualidade para admissão.
	
	( ) Relacionamento de bom nível com sindicatos e representações do pessoal.
	
	( ) Critérios de avaliação da qualidade e da adequação dos recursos humanos por meio da avaliação de desempenho.
	
	( ) Criação e desenvolvimento de condições capazes de garantir a saúde e a excelência organizacional por meio da mudança de com¬portamento dos participantes.( ) Critérios de planejamento, alocação e movimentação interna de RH.
	
Explicação:
A provisão envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho).
Onde recrutar, em que condições e como recrutar os recursos humanos necessários à organização.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Jairo Magalhães é diretor de Recursos Humanos de uma empresa multinacional e percebe que muitos funcionários que acabam de ser contratados não têm um desempenho eficaz porque não estão integrados na organização. Para tentar resolver esse problema, Jairo introduz na empresa programas de orientação/integração. Este tipo de programa traz o benefício de:
		
	 
	Ajudar os empregados a compreender os aspectos sociais, técnicos e culturais do local de trabalho.
	
	Treinar os empregados nas obrigações que devem cumprir.
	
	Reduzir os custos de consultoria externa por utilizar consultoria interna competente.
	
	Melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização
	
	Melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	
Explicação:
Os Programas de Ambientação e Integração são uma prática de Gestão de Pessoas com a finalidade de disseminar de forma rápida, clara e segura a cultura organizacional para aqueles que iniciam carreira na organização. Dessa forma, os colaboradores têm claro os aspectos culturais, sociais e técnicos que permeiam a organização.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O sistema de Administração e Recursos Humanos é composto de um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do ARH. Em relação aos subsistemas, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Recrutamento e Seleção; Administração de Benefícios e Treinamento e Desenvolvimento são subsistemas;
	
	Administração de Clima Organizacional Externo; Treinamento e Desenvolvimento e segundo fator são subsistemas
	
	Administração de Benefícios; Treinamento e Desenvolvimento e acidente de trabalho são subsistemas;
	
	Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desligamento; Motivação e Marketing são subsistemas;
	
	Administração de Benefícios, Treinamento e Desenvolvimento e turnover são subsistemas .
	
Explicação:
Dentro da área de RH destacamos como principais subsistemas: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Higiene e Segurança do Trabalho, Administração de Pessoal, Planejamento de RH, Remuneração e Benefícios.

Outros materiais